Dúvida - Substituir Citröen C4 Grand Picasso

Boa tarde.

Tenho um C4 Grand Picasso a diesel que tem 15 anos e está na altura de o vender e comprar outro. As minhas primeiras opções foram para o Kia Niro e o Toyota CHR. já testei os 2. Preciso de um carro que seja alto, pois se vez em quando ando em estradas de terra batida com alguns buracos. O problema qie vejo no chr são a falta de bagageira e aquelas janelas atrás que são demasiado altas e pequenas. Por isso descartei o Chr. Vi o Toyota yaris cross que gostei bastante e experimentei quer o Niro quer o yaris cross. Concordo com o que tem sido dito do Niro. É um carro com uma excelente habitabilidade, com espaço e tem alguma genica para a potência e peso que tem. O Toyota yaris cross tem menos espaço pois é mais pequeno, embora para o tamanho seja muito bom. Mas agora estou com questões existenciais. Eu faço fundamentalmente estrada, estradas nacionais e menos autoestrada e muito pouca cidade. Será que um híbrido e especificamente o kia, hibrido será adequado para mim? O Niro em viagem é confortável e não gasta excessivamente em estrada e autoestrada a velocidades dentro da legalidade? A kia tem 7 anos de garantia nas baterias, estranhamente menos que a casa mãe, a hyundai que tem 8 e a Toyota 10 anos. Não sei bem o que pensar. Obrigado pelo post de seguimento.

Telmo Salgado

Moderator
Um híbrido é sempre adequado, especialmente neste dois fabricantes, que têm motores térmicos eficientes.
Isto porque em teoria na estrada a bateria não ajuda ao desempenho do híbrido...mas essa eficiência joga a favor e de forma eloquente.
O Yaris Cross é mais pequeno que o CHR, e talvez faça ligeiramente melhores consumos.
O Niro é maior e apesar do excelente consumo que o António Mateus mostrou no seu DB, as médias no spritmonitor referem 5-5,5, isto é, nivelado com o CHR.

Faz uma apresentação nos Genéricos/Área privada!

Um híbrido é sempre adequado, especialmente neste dois fabricantes, que têm motores térmicos eficientes.
Isto porque em teoria na estrada a bateria não ajuda ao desempenho do híbrido...mas essa eficiência joga a favor e de forma eloquente.
O Yaris Cross é mais pequeno que o CHR, e talvez faça ligeiramente melhores consumos.
O Niro é maior e apesar do excelente consumo que o António Mateus mostrou no seu DB, as médias no spritmonitor referem 5-5,5, isto é, nivelado com o CHR.

Obrigado Telmo.

Pois de facto aqueles consumos são em condições muito específicas como ele próprio refere. Os consumos que as marcas que referem, pelas minhas experiências anteriores, são pouco realistas pois são feitas em condições ideais e não é isso que temos na estrada. O meu receio é que esteja a comprar um híbrido para gastar menos e depois com a minha utilização de pouco sirva e nem sequer compense o custo adicional da viatura. Ainda há a considerar o custo de substituição das baterias que poderá ser uma realidade após os períodos de garantia.

Preciso de um carro que seja alto, pois se vez em quando ando em estradas de terra batida com alguns buracos
Muito embora o chr já tenha sido descartado alerto na mesma para um facto curioso.
Em tempos medi a altura ao solo do parachoques da frente de um CHR em comparação com um Auris, e constatei que o Auris era na verdade mais alto...
Por isso ter carcaça grande não significa obrigatoriamente que possua uma altura ao solo maior

João Prates

Archie Bunker
Um MUST!

Ainda há a considerar o custo de substituição das baterias que poderá ser uma realidade após os períodos de garantia.
Muito pouco provável e racional.
Mesmo no caso raro de haver um problema com a bateria e esta ter de ser substituída fora de garantia, a verdade é que o que se poupou nesses 7/8/10 anos em combustível e manutenções face a um diesel dá para pagar 3 ou 4 baterias. Ficas sempre a ganhar.

No entanto a pergunta mais importante para mim é esta: Não tens onde carregar com electricidade, seja em casa, emprego ou destino das viagens mais frequentes???

Última edição:
Fernando Delgado,

Antes de mais explicações, o Telmo tem bastante razão no NIRO em relação aos consumos. 5 - 6 L parece ser razoável, mas a velocidades máximas na casa dos 110 Km/h.

Os meus percursos foram sempre favoráveis, temperaturas não muito baixas e velocidades reduzidas.

Em relação ao Yaris Cross.

A Toyota convidou-me e só fiz ainda um pequeno test-drive.

O carro era o mais equipado, muito caro (mais de EURO 33500) e com jantes de 18" muito duro e desconfortável. Os bancos de pele rija não ajudaram nada.

O espaço é acanhado e parca visibilidade.

O motor responde bem e é silencioso.

Atenção que é uma desilusão nunca poder ter sensores de estacionamento frente ou trás e nunca tambem sensor de ângulo morto. Uma vantagem é que tem pneu sobresselente.

Em relação ao Jazz HEV que tenho agora. o Honda é muito mais suave a rolar, o motor é mais audível em aceleração pura ( o Cross é mais silencioso e parece responder com mais energia / força) e em relação ao espaço interior e visibilidade o Jazz dá quase não digo 10 a 0 mas aí uns 7.5 em relação ao Cross.

É completamente imbatível, apesar da mala do Cross ser ligeiramente maior, mas o interior, visibilidade e os bancos mágicos do Jazz são outro planeta.

Por alguma razão lhe chamam canivete suiço.

Quanto ao NIRO.

Gostei muito, na altura por razões particulares ou ficava com ele ou trocava.

Troquei apenas por uma razão.

Jantes de 18" com perfil baixo. E em caso de furo numa casa de pneus disseram-me qua aqueles pneus são muito difíceis de arranjar e caros.

Insonorização e barulho de rolamento, um pouco duro alem de mais creio 13 Grama de CO2 a mais em relação a jantes de 16" que tambem pode ter e consumo maior pelo menos 0.5L.

Era a versão topo de gama muito bem equipada.

Agora incursões em estradas muito esburacadas ou pequenas saídas de estrada esquece os 2.

Ambos o Cross quer o Niro com aqueles pneus / perfil não dá. O Hyundai Tucson ainda pior com jantes de 19"

Tenta ver um RAV4 mesmo o modelo anterior se o tamanho não fôr um óbice pois parece-me a melhor e unica alternativa. Conseguem-se já por bons preços, são fiáveis e é um HSD Toyota. Para o que queres dá bem.

Não é preciso dizer mais nada da Toyota.

Um MUST!

Muito pouco provável e racional.
Mesmo no caso raro de haver um problema com a bateria e esta ter de ser substituída fora de garantia, a verdade é que o que se poupou nesses 7/8/10 anos em combustível e manutenções face a um diesel dá para pagar 3 ou 4 baterias. Ficas sempre a ganhar.

No entanto a pergunta mais importante para mim é esta: Não tens onde carregar com electricidade, seja em casa, emprego ou destino das viagens mais frequentes???
Tenho se instalar uma wall box na garagem mas o preço dos Elétricos é muito mais elevado. Depois, em viagem ter de esperar para fazer carregamentos não está neste momento nas minhas opções. Foi por isto que não o considerei.
Obrigado

Última edição:
Em relação ao Yaris Cross.

A Toyota convidou-me e só fiz ainda um pequeno test-drive.

O carro era o mais equipado, muito caro (mais de EURO 33500) e com jantes de 18" muito duro e desconfortável. Os bancos de pele rija não ajudaram nada.

O espaço é acanhado e parca visibilidade.

O motor responde bem e é silencioso.
Também fiz um test-drive e concordo que é um pouco acanhado mas achei que o espaço não era mau para o tamanho do carro. Tenho medo de facto do conforto em viagem que não há test-drive que me consiga descansar, mas também o achei para o duro.
Atenção que é uma desilusão nunca poder ter sensores de estacionamento frente ou trás e nunca tambem sensor de ângulo morto. Uma vantagem é que tem pneu sobresselente.

Em relação ao Jazz HEV que tenho agora. o Honda é muito mais suave a rolar, o motor é mais audível em aceleração pura ( o Cross é mais silencioso e parece responder com mais energia / força) e em relação ao espaço interior e visibilidade o Jazz dá quase não digo 10 a 0 mas aí uns 7.5 em relação ao Cross.

É completamente imbatível, apesar da mala do Cross ser ligeiramente maior, mas o interior, visibilidade e os bancos mágicos do Jazz são outro planeta.

Por alguma razão lhe chamam canivete suiço.

Quanto ao NIRO.

Gostei muito, na altura por razões particulares ou ficava com ele ou trocava.

Troquei apenas por uma razão.

Jantes de 18" com perfil baixo. E em caso de furo numa casa de pneus disseram-me qua aqueles pneus são muito difíceis de arranjar e caros.

Insonorização e barulho de rolamento, um pouco duro alem de mais creio 13 Grama de CO2 a mais em relação a jantes de 16" que tambem pode ter e consumo maior pelo menos 0.5L.

Era a versão topo de gama muito bem equipada.

Agora incursões em estradas muito esburacadas ou pequenas saídas de estrada esquece os 2.

Ambos o Cross quer o Niro com aqueles pneus / perfil não dá. O Hyundai Tucson ainda pior com jantes de 19"

Tenta ver um RAV4 mesmo o modelo anterior se o tamanho não fôr um óbice pois parece-me a melhor e unica alternativa. Conseguem-se já por bons preços, são fiáveis e é um HSD Toyota. Para o que queres dá bem.
Eu por vezes ando com o meu C4 Grand Picasso em caminho desse género mas também não me meto em grandes aventuras. o RAV4 já me parece mais uma coisa como um jeep mas está para além do que estou disposto a pagar. O meu limite está à volta dos 30 K.
Não é preciso dizer mais nada da Toyota.

Obrigado pelo contributo :)

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Para quem tem garagem acho inadmissível não considerar pelo menos um bom plug-in.
Não discuto a viabilidade e razonabilidade de um BEV, que seria o ideal, e se calhar até para as viagens que faz não seria complicado, mas sem mais info não vou discutir.

Agora não considerar um PHV, que podia reduzir brutalmente os custos de operação, e poluir significativamente menos, não consigo perceber, lamento.
E não é preciso wallbox nenhuma, qualquer plug-in carrega bem a totalidade da autonomia de uma tomada schuko de 16A durante a noite com o EVSE de fábrica.

Há muito bom PHV no mercado em segunda mão que fazia todo o sentido quanto a mim.
Poder deixar de gastar gasolina, pelo menos nos trajectos pendulares, gastando uma fração do que se gasta com fuel, e optar por não o fazer é uma coisa inexplicável IMHO.

Procure bons PHVs que tenham motores de ciclo Atkinson e capacidades de bateria para uns 50 km que já chega para o dia a dia.
E esqueça praticamente o que é ir a uma bomba de gasolina e ser roubado em quase 2 eur por cada litro, é o meu melhor conselho.

Última edição:
Muito acima dos 30 k. Gosto de carros com posições de condução mais elevada, monovolume ou SUV. Mas obrigado pela sugestão.
Existem ofertas no stand virtual por pouco mais de 20k euros

Telmo Salgado

Moderator
Muito embora o chr já tenha sido descartado alerto na mesma para um facto curioso.
Em tempos medi a altura ao solo do parachoques da frente de um CHR em comparação com um Auris, e constatei que o Auris era na verdade mais alto...

C-HR dista 5,9 polegadas, 149mm

O Corolla pode ir de 4,7 a 6,7 polegadas dependendo da versão...
Traduzindo em medidas "normais", 119 a 170mm.

O Niro é de 6,1 a 6,3 polegadas:

Convém sempre verificar na ficha técnica de cada veículo.

Top Inferior