Dúvida sobre o funcionamento do Prius PHEV

Léo Grova

Active member
Olá a todos,
Gostava que me esclarecessem umas dúvidas, por favor. Já pesquisei no youtube, mas confesso que fiquei mais confuso.
Até poque vi muitos Phev americanos e não sei se terão diferenças para os nacionais.
O PHEV funciona como híbrido e eléctrico. Há um botão que permite alternar as duas formas.
As minhas dúvidas são "a seguir" :
1) O botão ev city, serve para quê?
2)O PHEV tem um modo em que é o carro que decide qual o trem motor? Alternando entre os modos Phev e Ev?
3)Em modo Ev o ar condicionado depende do mci? Ou é possível aquecer a cabine sem ligar o MCi?
Tentei também consultar o site antigo, mas não consigo aceder - esqueci o user/ password.
Algum dos admnistradores me pode ajudar com isto?

João Prates

Moderator
CKL
1) O botão ev city, serve para quê?
Tal como no modelo anterior serve para permitir uma muito maior amplitude de funcionamento do pedal do acelerador sem o MCI entrar em funcionamento.
O carro usa apenas um dos motores eléctricos para se movimentar, excepto em situações de emergência (pedal ao fundo) ou acima da velocidade limite do modo EV.

2)O PHEV tem um modo em que é o carro que decide qual o trem motor? Alternando entre os modos Phev e Ev?
Se não estiver em modo EV City é sempre o carro que decide.
Em modo EV o carro pode decidir chamar o MCI a entrar se a potência solicitada for demasiado alta para o que a bateria pode dar, ou se o sistema de climatização assim o solicitar por exemplo, ou se o consumo EV à velocidade pretendida for demasiado alto por comparação com o consumo em HV (tipicamente sucede na casa dos 100 a 110 km/h).
Em modo HV o carro comporta-se como se tivesse sem carga suplementar para EV, sendo que como qualquer híbrido Toyota ao rolar em baixas velocidades usa sempre a bateria, o que significa que em última análise pode-se perfeitamente esgotar na mesma a carga EV, embora a ritmo mais reduzido, uma vez que o MCI vai entrar muitas vezes.

3)Em modo Ev o ar condicionado depende do mci? Ou é possível aquecer a cabine sem ligar o MCi?
O Prius PHV tem bomba de calor super eficiente, em circunstâncias normais consegue sozinha dar conta do recado para fazer calor sem ajuda do MCI.
No entanto se o delta de temperatura interior-exterior for demasiado acentuado, o sistema pode concluir que é mais rápido e confortável pedir ajuda temporária do MCI, e logo que a "inércia" inicial de climatização tiver sido vencida a bomba de calor mantém sozinha.

Tentei também consultar o site antigo, mas não consigo aceder - esqueci o user/ password.
O user e pwd estão na área privada, tens um post só para dar essa informação, é fácil dar com ele.

Algum dos admnistradores me pode ajudar com isto?
Os admins não são super criaturas que tudo sabem, são gente igual, até sabemos menos que os outros membros em muitos temas.
Não acho correcto pedir ajuda aos admins/mods, até parece que não se consideraria as ajudas de outros... não faças isso pfv.

Léo Grova

Active member
Em primeiro lugar, obrigado João - fiquei esclarecido.

Em segundo lugar, parece-me que não percebeste o que escrevi - a ajuda era relativamente ao facto de não conseguir entrar no fórum antigo.

Joao Ferreira

Moderator
Humm, proponho antes outro exercício ao @Fernando Moreira .
Havendo um carro na versão PHEV e HEV qual a diferença entre ambos? Significa que o PHEV duas baterias em separado, ou seja +1 que a versão HEV?
Ou apenas significa que existe uma bateria de maior capacidade com possibilidade de carga externa?

Léo Grova

Active member
Fernando, o Phev regenera energia para uma única bateria. Mas também tive essa dúvida. Estive a reler o DB do Luis Neves, e deu para fazer um refresh. A propósito obrigado pelo teu DB Luís - é verdadeiramente delicioso - quase que conseguimos viver as tuas experiências.

João Prates

Moderator
CKL
o Phev regenera energia para uma única bateria
Exactamente,
Nunca existiram 2 baterias [de tração] em nenhum Prius PHV de produção, seja na 1ª geração seja na actual (2ª), sempre houve apenas uma.
Apenas nos primeiros protótipos existiam 2 unidades separadas, mas essa ideia foi logo abandonada cedo, como resultado dos testes iniciais.

O que sucede é que até determinado nível de SoC o PHV permite a utilização como um BEV, e desse nível para baixo apenas permite utilização como HV.

Última edição:

Léo Grova

Active member
Mudando de assunto, mas não de tópico - é possível reiniciar o contador ev? O contador do drive monitor 2?

João Prates

Moderator
CKL
Leopoldo, os carros vêm todos com manual, e até em Português, o teu não trouxe?
Faz-me alguma confusão a facilidade com que hoje em dia se delega nos outros o trabalho "chato" que não queremos ter, como pesquisar instruções básicas nos manuais...

Mesmo não tendo o Dare Devil em casa, bastou-me fazer download do manual do site da Toyota (my.toyota.pt) e pesquisar por "Drive Monitor 2" para encontrar a resposta exata.
Não me parece que fosse algo que não conseguisses fazer Leopoldo, sinceramente, estou certo que era fácil, mas claro não tão fácil como perguntar a outros...

Acredito que as plataformas sociais como a Ecomove devem promover a partilha de informação e espírito de entreajuda, mas não devem nunca substituir o esforço mínimo que cada um de nós pode e deve empreender para resolver as nossas questões. Chamo a isso "fazer o trabalho de casa", é o esforço mínimo que cabe a cada um de nós.

Podia escrever isto em privado, mas optei conscientemente por o fazer em público porque não vejo isto como um problema teu, ou de A ou de B, mas como um problema generalizado.

Dirijo-me portanto a TODOS os que aqui participam, e não ao Leopoldo em particular, para que façam a vossa parte, não transformem esta casa num FB para gente preguiçosa.

Nem o Leopoldo nem nenhum dos outros membros certamente encaixa nessa categoria, mas quem não quer ser lobo não lhe veste a pele... resistam à tentação.

Pag.233:

1581773916774.png

Pag. 246:

1581773787942.png

P.S. - Leopoldo não leves isto como um "ataque pessoal", é algo que já andava para dizer há muito tempo, o teu post apenas me recordou que tinha de o fazer, e pronto cá está. (y)

Última edição:

Léo Grova

Active member
João,
O meu primeiro Prius 4g, de facto não trouxe manual - fiz download da internet.

O Prius 4G PGHEV ao qual estou a fazer teste drive este fds, também não traz.

Estou a tentar absorver o máximo de informação, e tinha sido interessante naquela altura, na rua, e sem wifi para descarregar manuais,colocar a zeros o consumo eléctrico

Foi exactamente o espírito de entre ajuda que procurei ao colocar uma questão simples que os proprietários soubessem "na ponta da língua " e com rapidez me esclarecessem para obter os dados daquela viagem em concreto.

Realmente depois da tua primeira resposta , e chegado a casa, e com wifi disponível, fiz download do manual, desta vez do Prius PHEV, pois parti do princípio que não iria contar com essa entre ajuda.

Pois é - a tua segunda resposta é a prova que devemos ser todos cautelosos nas presunções e julgamentos que fazemos, pois de facto respondeste, e eu erradamente parti do princípio que não ias responder - muito obrigado João, pela ajuda prestada no esclarecimento da minha dúvida.

João Prates

Moderator
CKL
Se estás a fazer um test drive, e ainda por cima sem manual (reclama pois o manual DEVE sempre andar na viatura, muito mais em test drive!), está explicada a questão.
Da primeira vez não respondi logo porque estava muito ocupado, e assim que tive de parar para esperar por um processamento aproveitei para responder de forma completa.

Mas mantenho (sou teimoso!) a permissa principal: Vejo demasiadas vezes malta que conduz o carro todos os dias a fazer perguntas básicas que não era suposto fazer.
Se calhar quando compram torradeiras preocupam-se em ler o manual, mas quando compram carros acham que não é preciso... enfim.

Goza esse test drive, estarás a bordo de uma máquina verdadeiramente exemplar em tudo, ainda não lhe encontrei defeitos, pasme-se!
E sendo test drive conta comigo para esclarecer o que for preciso à medida que te forem surgindo dúvidas.

Última edição:

Léo Grova

Active member
Olá a todos,
Com quantos litros / margem de segurança podemos contar, após o cb indicar 0 de autonomia de combustível?

Já reli o DB do Guilherme, mas confesso que não percebi - acho que já não estão lá umas fotos ilustrativas que ajudavam a perceber.

No meu caso concreto, hoje tinha indicação de 36kms de autonomia de combustível . Fui e vim a Sintra, mas como não queria esgotar a bateria, liguei o modo HV por alguns kilometros Ao estacionar o carro, este indicava autonomia de 19kms.

Amanhã é dia de ir a Dois portos, e, se para cá, sei que consigo regressar em EV - logo a autonomia de combustível é irrelevante - para lá, nunca tentei, e pode ser preciso ajuda do mci. Qual a margem de segurança?

Gostava de chegar aos 1500kms com este primeiro depósito, mas não quero arriscar às cegas.

João Prates

Moderator
CKL
O Guilherme já meteu mais de 44 litros no depósito dele, eu acho que ainda nunca cheguei aos 43 litros, portanto calcula por segurança 42 litros de capacidade para jogar pelo seguro.

É fazer as contas ao consumo anunciado pelo CB, que sendo tão baixo tem uma margem de erro quase inexistente, e calcular quantos litros tens de gasolina remanescente.

Com esta conta feita mete um trip a zeros (eu uso o B para esse efeito) e vai controlando.

Sei que o PHV tal como todos os outros Toyota é muito pessimista, o range vai a zeros ainda com muitos litros no depósito, por isso não ligues ao range e faz as tuas contas.

Top Inferior