Diário de Bordo Outlander PHEV (Ironhide) - João F.

Ola viva!!

Obrigado João pelo update!!

Sim, apesar dos números o carro é fantástico, cómodo e permite uma poupança mensal em combustível. Isto é que importa.

Sempre tens a garantia a teu favor.

Por isso, como alguém me disse ;), o que importa é desfrutar do carro e tirar o partido dele.

Gostei bastante do diário de bordo, por isso motivo-te a continuar a expressar as tuas opiniões sobre o Ironhide!!

Se adquirir este veiculo, o manual vai passar a permanecer na minha mesa de cabeceira para o ler diariamente.
Espero encontrar muitas dicas para tirar o máximo partido da maquina!

Ora bem.

Hoje tive a oportunidade de estar uns minutinhos sentado na poltrona do Ironhide e deu.me para isto.
Criei uma seção de vídeos no meu canal de YouTube chamada Escolinha do Serrano

A ideia é ter pequenos vídeos específicos com how to ou meras curiosidades sobre os nossos carros.

Sei que videos como estes há muitos mas este é especial pois é Meu :)

O primeiro video é sobre o menu de custo de carregamento do Outlander

Se tiverem dúvidas ou sugestões de vídeos futuros. comentem

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
A ideia é ter pequenos vídeos específicos com how to ou meras curiosidades sobre os nossos carros.
Excelente ideia, se cada um de nós fizer isso com o seu boguinhas ficamos com muita info de muitas marcas/modelos, parabéns pela iniciativa!

Uma correção técnica importante ao primeiro vídeo: Falas por três vezes em custo por kilowatt... ai... ai... falhas técnicas dessas não podem suceder... o custo é por kWh!!!
E no segundo vídeo também fazes o mesmo. Eu creio ser muito importante habituarmos as pessoas às unidades de medida corretas e mostrar que percebemos do que falamos.

Outra sugestão: evita dizer "por defeito", eu tenho o mesmo hábito da informática, mas para quem não sabe o significado pode ser mal interpretado, usa antes "por omissão". ;)

O tom de voz e clareza de explicação estão óptimos, parabéns!

Última edição:

João Crisóstomo Afonso

Well-known member
Tenho apreciado ( e partilhado) os vídeos que vais fazendo. Entretanto, no que diz respeito a este último, a captação da imagem pareceu-me pobre (graficamente) não contribuindo para dar suporte à tua explicação.
Sei que filmar enquanto se conduz não é fácil, sobretudo porque a luz exterior corta a possibilidade de uma imagem nítida e clara.
Talvez em vídeos posteriores possas juntar imagens com o carro parado.

Crisóstomo

Entrada para relatar visita anual do Outlander à oficina.
A revisão equivale aos 5 anos / 100.000km no entanto com isto do Covid o carro estava perto dos 90.000km.
Tudo correu as mil maravilhas e lá ficaram 300 e poucos euros na oficina, isto pq a marca à semelhança da Toyota recomenda "força" a troca das velas de iridium a cada 100.00km
Reclamei por escrito referindo que as velas não possuem nem de perto nem de longe uma utilização equivalente a 100.000km, no entanto a resposta foi direta o plano de manutenção contempla a sua substituição e a garantia do fabricante implica que o plano de manutenção seja cumprido...

Outra nota, o BMU andava em modo pânico "again" e reportava um SOH de 69,5%, referi isso na oficia e foi feito a recalibração da capacidade tendo a mesma subido para os 86.3% e por ai se mantido nos últimos dias.
É uma pena um carro destes ter um software BMU tão incompetente, felizmente é relativamente simples proceder à sua calibração.

Entretanto aproveito para fazer um resumo do ano.
2020 foi como todos sabem um ano atipico... passeios estiveram fora da equação durante praticamente todo o ano pelo que os km rolados caíram a pique.

Ainda assim o ano terminou com 12.237km rolados dos quais
8.050 km foram percorridos em EV (apenas com a primeira carga), sendo que no total foram percorridos 9.800 km

As médias refletiram o andamento despreocupado e o impacto do inverno rigoroso que se fez sentir

Eletricidade 19.9 kWh /100km
Gasolina 2.2 Lt/100

A velocidade máxima registada durante o ano foi 147km/h (este ano portei-me bem :giggle: ) tendo a média ficado pelos 44km/h

Portanto os acumulados dos últimos 3 anos mostram que o Ironhide é relativamente consistente nas métricas…

1610966475669.png

Bora lá sacudir o pó a este diário de bordo.

O Outlander não tem andado muito, tem apenas 2200km rolados desde 20/12/2021 em resultado do confinamento e tele trabalho de um dos elementos do agregado familiar.

Recebi ontem umas fichas com conexão remota para poder gerir horários de carga e consumos para cada EVSE/carro à distancia.

No caso do Outllander permitiu extrair algumas informações interessantes. Notem que podem existem discrepâncias decorrentes dos equipamentos em si.

Assim sendo ontem o Outlander rolou 30km em EV e consegui registar dois consumos de origens diferentes.

Assim sendo o carro diz que consumiu 5.72kWh o que equivale a um consumo médio de 19kWh/100km
A ficha reportou um consumo de 6.17kWh o que equivale a um consumo médio de 20.05kWh/100km

Primeiras conclusões, parece-me que o carro declara o consumo "real" que foi de facto injetado na bateria.
Assumindo que o carro reporta o injetado no pack podemos assumir que carregando a 8a temos uma eficiência de carregamento de 92,7%

Irei em breve tentar compilar 4 medições de fontes diferentes numa carga, Carro, EVSE (prime permite ter esta info), um metter "normal na ficha" e a ficha Wifi.

Última edição:
Com a chegada da garota maravilha (Kona) o Outlander este DB tem ficado um pouco esquecido.

Mas o pobre coitado do Outlander não esta abandonado. Anda todos os dias no máximo 30km, ou seja passa a vida em EV e ainda bem pois a gasolina está cara!!!
Ainda me lembro do dia 20/12 quando abasteci pela ultima vez a um custo de 1.05€ por litro... Mas pronto nada temam, o deposito ainda está a 3/4 apesar dos quase 2700km já rolados.

Entretanto como relatei no DB do Kona aproveitei para trocar as lâmpadas interiores do Outlander para LED, recomendo pois o aspecto final é fantástico ...

ACtC-3e_1tWQ3n_oqIIGPNvQVNJ379eKHuwJGnlrpykz57KaWYSg-j9Ex1Rs55IcOWqa36cyhDzwOfAB8YJlkg3Na8G-DHrZn3TxWB50rxAXwcYHluzNZsU4ZLW0zUe_P1hOjIzNrWtnQcGOhVqMTgDsXcD4CA=w876-h657-no

Top Inferior