Diário de Bordo - Hélder Gonçalves

Helder Goncalves

New member
13.Ago-2014:
Ora bem, já fui fazer o test-drive ao Prius... primeira impressão é que a direção é muito direta, e que como aqui o Telmo já tinha referido em tempos, as jantes de 17" não ajudam muito ao conforto. Pensei que fosse, ainda assim , mais confortável. Também se nota que os plásticos não são de primeira, assim como alguns ruidos parasitas interiores , mas que , num carro com 100.000km é normal que existam. O motor deu para ver que move bem o carro e responde rápido ; a insonorização é boa, mas pode ser fruto de alguma atenção a outros detalhes. O espaço interior é bom e a mala , apesar de ter percepção que era maior, é suficiente para as minhas necessidades.

Resumindo, o carro está em ótimo estado, vi o histórico da oficina completo, feito na Caetano de Leiria; nunca teve sinistros, e depois de negociado , irá ser entregue depois da revisão feita e com troca de 2 pneus. Uma coisa que me chamou a atenção no computador de bordo foi não haver indicação do próximo serviço, no menu de manutenção ; não sei se é normal ou se a oficina não programou. Outra pergunta , não sei se será normal, mas quando engrenamos a marcha à ré, aparece no visor a câmara traseira, mas não tem avisos sonoros. É mesmo assim ?

Já à frente tem sensores, mas não vi como funcionam, isto é, é preciso ativa-los de alguma forma, penso eu.

Assim, depois de lavagem interior e exterior , em principio será entregue para a semana, um 3G preto Premium + GPS . Para já uma foto do meu ponto de vista.

20.Ago.2014
Ora então já rola mais um 3G na estrada. Fui buscá-lo ontem e ainda fiz poucos km ; agora estou na fase de aprendizagem das "trips" e dos écrans de consumos :D Estranho foi que consegui colocar o écran que diz a autonomia mas veio sempre a indicar 0 :S Será que tenho alguma coisa avariada ? Também só tinha colocado 10 euros de gasolina (98 à homem ) , mas sempre ficaram 3 traços no indicador...

Ainda não percebi isso. De resto, agora vou explorar um bocadinho o carro; ainda me faz um pouco de confusão estacionar sem o som sonoro, mas com o hábito vai lá.

Quanto à alavanca da foto, parece-me estar tudo bem ; a foto engana um bocado, não noto que esteja deslocado ou rodado. Vou tirar outra foto.

01.Set.2014
Ora cá estou com a minha primeira grande viagem com o Prius... As médias não são tão boas como a de alguns colegas foritas ,mas são fruto de ainda me estar a habituar ao carro e à condução.

Na viagem para o Algarve, só tirei a foto alguns km depois de andar em cidade, pelo que a média de km/h que era de 100, baixou para os 71. Em ambas as viagens o cruise control ia regulado para 120 Km/h . e com o A/C ligado em automático.

Porta-se muito bem ; ainda há situações que me estou a ambientar, por exemplo nas subidas basta ter 1 ou 2 km/h abaixo no CC para o gasto ser menor. A questão da marcha-atrás é que ainda não tenho as medidas corretas ; com o sinal sonoro sabia onde estava, neste ainda estou a experimentar. Mas o pior até é mesmo nas medidas à frente :) Quanto ao acréscimo de 0,2 acho que é normal a vir para norte ; sempre notei isso. O modo ECO foi só para testar.

02.Set.2014
Só ontem é que testei também o modo "Power" e realmente fiquei surpreendido com o carro, parece outro. Certo que os consumos também, mas queria experimentar.
Estas longas viagens dá para ajudar a dominar o GPS , o auto-rádio e as funções de telefone. Acho que ainda não vi tudo , mas o essencial já está. Também já descobri para que serve o HDD e como passar música para lá, mas anida não testei. Também ainda não testei o modo de ajuda ao estacionamento, fica para esta semana.

Há duas funções que estava habituado no Renault e neste acho que faz falta : a função do "coming home" , deixando os médios ligados por alguns segundos depois de sair do carro, e a função de fechar os vidros todos quando se fecha o carro. Ou na abertura do carro , abrir os vidros. Nestes dias de calor é útil.

Outra coisa que notei é que o depósito não é muito grande. Atestei das duas vezes (faltava um traço no display) com 54€.

Esqueci-me de mencionar uma coisa que me aconteceu na viagem : quando fiz uma paragem para descansar um pouco notei que uma proteção do para-choques da frente, por baixo, estava presa só por um parafuso e que estava a raspar no chão... ainda tive que tentar encontrar uma ferramente e desapertar o outro parafuso, pois o outro parafuso tinha-se perdido. Aqui no Norte alguma Caetano que recomendariam ? A revisão penso que foi feita em Matosinhos , perto do Norte-shopping, mas ainda não tive contacto direto com eles.

6.Dec.2018

Bem, pequeno grande update no DB.
Fora a manutenção regular efetuada sempre na Caetano, com exceção dos 150.000 que foi quase 300€ tem sido relativamente dentro de valores aceitáveis.

Fora da manutenção programada , troca por 4 pneus continental aos 170.000 e troca das escovas dianteiras e traseiras.

No mês de Setembro o comportamento do sistema hibrido começou a ter problemas, notava principalmente que a gestão do MCI não era a melhor, os consumos aumentaram um pouco e além disso houve vezes que sentia um pequeno solavanco no arranque do mesmo. Notava que o indicador da bateria ia muitas vezes ao último traço, coisa que não acontecia antes.

Pouco tempo depois , na estrada em andamento, acenderam alguma luzes no dashboard mais a mensagem "Check Hybrid System", o que me assustou um pouco e liguei para a Caetano. Aconselharam a não andar com o carro e a chamar o reboque.

Resultado : alteração das baterias do sistema hibrido , felizmente ainda na garantia.Intervenção de 4 dias.

Escusado será dizer que o carro parece outro agora ; os consumos baixaram quase 0,5L em relação ao que sempre tive no carro e de modo geral todo o sistema ficou melhor. Mesmo com mais frio fazia média de 5,4L, agora ando a fazer 4.7L nos mesmo percursos claro está. A diferença é tão notória que acho que o carro sempre teve um pequeno problema, apesar dos check up so sistema hibrido estar sempre ok.

Ouvi dizer também que no próximo ano a garantia do sistema no carros novos poderá aumentar para os 15 anos, depois a confirmar.

P.S. Ando a namorar adquirir uma Auris HSD Touring Sport para trocar o dci que ainda existe cá em casa. Nâo é nova, mas parece :) Depois abro novo DB ou mantenho os 2 ?

Helder Goncalves

New member
Tópico aberto com algum atraso, mas está :)

Quanto à Auris já foi vendida , ficando só com o Prius..

Agora está com quase 200.000km, esteve na Caetano a mudar óleo e filtros em Fevereiro e indicaram-me que necessita de trocar as pastilhas (e talvez discos) , coisas que foram mudadas a primeira vez aos 90.000km, por isso está na hora.

Agora foi a bateria dos 12V... já devia estar fraca e agora com a pouca utilização neste último mês , apagou de vez.
Em vossa opinião, tento trocar já e colocar o carro a trabalhar periodicamente ou posso mais um pouco de tempo ? Danifica algo no carro ?
Já agora, têm uma dica para abrir a mala de um 3G sem bateria ? ;)

Telmo Salgado

Moderator
Eish, tanta informação em atraso, catadupa mesmo! :cool:

Antes do mais, sim, deves trocar já a bateria. Marca com uma concessão para que a tenham disponível e ta montem. Ou então, voilá...faça-você-mesmo, a partir do vídeo do 2G (no 3G deve ser igual)...montas tu a bateria (existem de diversas marcas, ligeiramente mais baratas que as OEM, atenção aos diâmetros dos bornes, podes ter de aplicar um casquilho)...
https://www.youtube.com/watch?v=UVAMTkxIn1Q

edit: eis do 3G

Não deve estar bem na hora de mudar essas pastilhas, o limite é de 1mm...convém rever se de facto o calo do disco não estará a esconder o piso restante, e já agora se de facto os discos não estarão no fim (eu não acredito...)...
Gosto de ser do contra, mas é possível espremer sempre um bocadinho de alguns materiais de desgaste...

Última edição:

Helder Goncalves

New member
Muito obrigado pelo video, pelo manual acho que não chegava lá.

Agora com esta situação o carro está mesmo parado, vou tentar por o carro a trabalhar com uns cabos e trocar a bateria.

EDIT : seguindo o link acima também encontrei um video para ligar os cabos :

Top Inferior