Diário de Bordo: Gandalf, The Grey

João Prates

Archie Bunker
É só o @Joao Ferreira a ser o @Joao Ferreira ... e assim em vez de esclarecer acaba por propagar o eterno erro... :(
Com tanto ano a conduzir carros eletrificados já é tempo de abrir essa cabeça ao meio e meter lá para dentro de uma vez que kWh não é o mesmo de kW ou ainda não?

Ainda por cima kW/100km, asneira dupla... sinceramente sr. moderador... valha-nos São @Telmo Salgado para salvar a pátria.

@Marcos Felipe o kW é unidade de potência, tanto pode ser utilizada em veículos com MCI como em EVs, embora em veículos com MCI normalmente se usem CV (bhp).
Já o kWh é quantidade de energia, da mesma forma que L é quantidade de gasolina, e como tal o consumo à semelhança dos L/100km nos MCIs é referido como kWh/100km nos EVs.

Para teres um consumo médio acima dos 50 kWh/100km terias de rolar por exemplo à potência máxima de 100 kW durante meia hora ininterrupta.

Ora como rapidamente constatarás não é possível sequer manter os 100 kW por mais que breves instantes, porque vencida a inércia inicial a potência utilizada mesmo com o pé a fundo sem aliviar o acelerador começa a descer rápidamente à medida que a velocidade aumenta.

Portanto em conclusão tu nunca na vida deves conseguir chegar aos 50 kWh/100km de consumo por mais que breves momentos após reset, é um valor limite mais que suficiente.
 

Marcos Felipe

New member
No computador de bordo, o máximo de kW/h por 100km que marca no modo instantâneo é 50. Mas marca isso tanto a "meia carga" no modo Eco como de pé em baixo no modo Sport.

Para teres um consumo médio acima dos 50 kWh/100km terias de rolar por exemplo à potência máxima de 100 kW durante meia hora ininterrupta.

Pois, mas estava a falar justamente do instantâneo e não do médio, por isso acho estranho.
 

João Prates

Archie Bunker
Não existe (não devia existir) medida de potência instantânea em kWh/100km, e muito menos o erro que introduziste ao escrever "kW/h", isso então é uma tremenda asneira.

Por isso das duas uma: Ou a Opel meteu a pata na poça forte e feio ao escrever as unidades no CB, ou não viste bem o que lá está escrito e escreveste com erro aqui sem querer.
 

Marcos Felipe

New member
:(

IMG_20211212_173702.jpg
 

João Prates

Archie Bunker
Falta os "km" a seguir ao 100, mas não é grave por aí além, subentende-se.

Agora no manual o que é que te diz sobre aquele contador? Não refere que é a média de consumo do trip activo por exemplo?

Aquilo não pode ser instantâneo.
 

Marcos Felipe

New member
Depois confirmo no manual, mas os números sobem e descem rápido, conforme ando com o carro, não ficam numa média. Obviamente, se eu trocar o ecrã de "Informações instantâneas" pela Trip 1 ou 2, aí já tenho uma média.

Vou fazer um vídeo quando sair com o carro outra vez, acho que fica mais claro.
 

João Prates

Archie Bunker
Se acabaste de fazer reset, ou se aquilo faz reset desde que ligas o carro, é normal que de início mude muito depressa, mas com a distância percorrida tem de ir "acalmando" de ritmo.

EDIT:

Eu nem acredito que estamos com estas conversas, de tão estupidamente fácil que é de validar se é instantâneo ou não... há tanta forma de ver...

Por exemplo, faz o valor subir bastante com arranques fortes, e mantém em cima por um ou dois kms percorridos.
Depois disso acelera até ganhares velocidade, e tira o pé totalmente do acelerador.

Se for instantâneo o valor tem de ir imediatamente a zero quando tiras o pé.
Se for média, o valor vai descendo devagar mas não vai a zero.

Simples.
 
Última edição:

William Esteves

Not Shakespeare
Portanto, volto na dúvida inicial: porque fico com máximo de 50kWh/100km tanto a "meio-pé" como de pé em baixo?
Porque o contador não lê acima disso, é uma limitação técnica.

De grosso modo, o Corsa E equipa com motor de 100kW, logo o consumo máximo instantâneo teria de surgir 100kWh/100km.

Todos os carros têm esta limitação, e são parte do erro que surge quando fazemos as contas à mão do consumo médio (litros na bomba de combustível e kms realizados) e do consumo médio do CB.
 
Portanto, volto na dúvida inicial: porque fico com máximo de 50kWh/100km tanto a "meio-pé" como de pé em baixo

Ficas tu e fica toda a gente. Isso deve ter dedo de programador azeiteiro. Sugestão, muda o ecra e esconde esse menu, pois nao te ajuda em nada
 

Marcos Felipe

New member
Porque o contador não lê acima disso, é uma limitação técnica.

De grosso modo, o Corsa E equipa com motor de 100kW, logo o consumo máximo instantâneo teria de surgir 100kWh/100km.

Todos os carros têm esta limitação, e são parte do erro que surge quando fazemos as contas à mão do consumo médio (litros na bomba de combustível e kms realizados) e do consumo médio do CB.
Entendi, que tristeza.
Ficas tu e fica toda a gente. Isso deve ter dedo de programador azeiteiro. Sugestão, muda o ecra e esconde esse menu, pois nao te ajuda em nada
Como programador, isso me incomoda muito! Há outras duas unidades de medida, vou trocar.
 
Top Inferior