Diário de Bordo do Rei Zoom

Bruno R. Almeida

Active member
Boa noite,

Esqueci-me de contar que por Maio o Rei Zoom teve de trocar as Baterias!!!!!!

Sim é verdade, apesar de ser de 2013 as baterias do comando já estavam esgotadas!

Custo final cerca de 7€ numa casa da especialidade em comandos de automóveis e cópias de chaves
 

Luis Neves

Moderator
Staff
Os Toyotas também costumam ter esse defeito. Afetou o meu 3G, o 3G PHV e há dias o 4G PHV disse que não detetava a chave por instantes, apesar de estar dentro do bolso no interior do carro. Deve estar quase a precisar...de resto, mais nenhuma reclamação em mais de 200.000 km totais dos 3 carros, que vida monótona e sem sal....:)
 

Bruno R. Almeida

Active member
Boa tarde,

Apenas um pequeno update, que na realidade não tem propriamente que ver com o Rei Zoom, mas que parece interessante.

Desde há cerca de 1 semana que o Rei Zoom foi "inundado" de irmãos mais novos (leia-se Leaf's2.0) e outros tantos PHV.

Após verificar como departamento de imagem, fiquei a saber que a empresa onde ao dia de hoje trabalho, quer se tornar a 1ª empresa nacional onde toda a frota do Grupo é eletrificada, nomeadamente com BEV para os comerciais e directores, e PHV's para direcção de topo e directores gerais.

Na realidade a troca está a ocorrer conforme o fim de contrato de Renting dos antigos Clios DCI mas a direcção de topo já está toda remodelada com BMW serie 5 PHV e Mercedes classes E PHV também.

Notei esta semana a troca de fichas "normais" por Wallbox, no entanto desconheço ainda a potencia de carregamento.
 

Bruno R. Almeida

Active member
Bom dia, finalizado o mês de Setembro, fica registo para memoria futura.



Com uma média de 13kWh/100km. Com uma redução de CO2 de 246kg
 

Bruno R. Almeida

Active member
William, na realidade durante a semana leva sempre um carregamento em final de dia:

1 - Para aproveitamento do tarifário de Bi-horário;
2 - A autonomia não é suficiente para fazer um dia completo se não carregar. (+/- 65km/dia).

Bem sei que poderia carregar sempre em Lisboa e não ter qualquer custo com a eletricidade, mas isso iria colocar no meu dia mais um fator de stress. E isso já eu tenho a rodos.

Além do mais, sempre paguei a gasolina que colocava no ImBatível, por isso, até estou com uma redução de custos!
 

Bruno R. Almeida

Active member
Bom dia, sendo hoje dia 7 já deveria ter deixado para memória futura os nossas passeatas de Outubro.



Outubro foi um mês gtrande com 31 dias dai talvez o maior número de km do que em Setembro.

A Velocidade média é a possível em percursos citadinos:

 

Bruno R. Almeida

Active member
Bom dia,

Na passada 4º feira, tive a confirmação de que a tecnologia elétrica associada a mobilidade é atualmente a melhor opção em diversos campos.

Passo a relatar a nossa aventura, o panorama da viagem era a seguinte:



O caricato da situação prendesse com a autonomia estimada do Rei Zoom. 9km em D, 10km em ECO.

Sendo a viagem de +/-21km adivinhava-se um carregamento algures para chegar a casa, mas sendo de noite e tendo as miúdas no carro queria era ir para casa.

Como tal avançamos destemido com a ideia de que provavelmente seria nesse dia que iriamos chamar o reboque.

Pois bem, tal não aconteceu e ainda chegamos com 7km de autonomia estimada em D e 8 km em ECO.

Para quem é de Lisboa, a Viagem começou na Ramada, Odivelas, na chegada a Loures a autonomia estimada já era de 17km em ECO, a preocupação principal foi controlar consumos vs velocidades regulamentares. Pensamos em ir até ao PCR da BP na Povoa de Santa Iria, mas isso implicaria uma subida extra que não nos agradou

Ou seja, foi um desafio engraçado apenas quando chegamos a casa, mas a tecnologia com a sua capacidade de regeneração permite este tipo de viagens conhecendo a topologia do terreno.
 

Bruno R. Almeida

Active member
@Joao Ferreira depende sempre do andamento, mas "num dia normal" entre 90 a 70 km, dependendo muito dos factores externos.
 

Bruno R. Almeida

Active member
Bem, dado que 2020 já está em forma, fazer um pequeno balanço de 2019.

Fechamos o mês de Dezembro assim:



E a analise desde Março 2019 é:



O registo só iniciou em Março dado que a quando da reparação em Janeiro apagaram-me o registo só sendo possível de retomar em Março.
 

João Prates

Moderator
Staff
CKL
Andas muito pouco mesmo, e devagar, essa média anda nos 31 km/h, é anormalmente baixa, a minha do DD anda nos 48 km/h salvo erro.

Essa conta do CO2 poupado é feita com base em que métrica? Quanto CO2 por kWh de electricidade e quanto CO2 por litro de gasolina ou 100km?

EDIT: Os últimos dados que tenho da rede energética em PT apontam para 269 g / kWh, daí eu estranhar imenso o valor apresentado por essa app.
 
Última edição:

Bruno R. Almeida

Active member
Bom dia @João Prates,

Quando referes andar pouco, referes-te a velocidade média, correto?

Se sim, tem razão, dado que 95% da vida útil atual do Rei Zoom é passada pela cidade de Lisboa, quase sempre em hora de ponta.

Se te referes a km, não creio que ande assim tão pouco. Ora vejamos:

A 9 de Fevereiro de 2018 (data da compra) o Rei Zoom tinha 111.479km, ontem dia 20 de Fevereiro de 2020 o Rei Zoom tinha 162.573km.

Por simplificação consideremos a utilização de dois anos. Neste tempo o Rei Zoom percorreu quase 51.100km (cerca 25.547km/ano) o que para um BEV com uma capacidade útil de cerca de 14kWh e de uso particular até parece simpático;).

Quanto aos cálculos efetuados pela app, acredita que não sou de todo a melhor pessoa para te poder ajudar, posso sim questionar a Nissan sobre qual a formula utilizada. Acredito inclusive que as referencias não sejam portuguesas, dado que eles tem um desafio mundial para os utilizados de Leaf Mk1 e Mk2
 

João Prates

Moderator
Staff
CKL
Não percebo as tuas dúvidas, acho que fui claro: andas pouco e lentamente, as duas coisas.
Para ter esta opinião só me posso basear no post que fizeste, onde aparecem apenas 11655 km feitos num ano ao longo de 370 horas, não há lugar a imaginação nisto.

Se agora referes que fizeste 51199 km em dois anos, isso quereria dizer que em 2018 fizeste 39.554, o que acho muito pouco provável.
Portanto ou algo me falha nas contas, ou os dados que mostraste dessa aplicação valem rigorosamente uma mão cheia de nada, não são de confiança.
Não acredito que sejam os primeiros 2 meses de 2019 em falta que façam grande diferença.

Finalmente quanto ao CO2, se não é parametrizável, gostava de saber qual a ideia dessa app em mostrar um valor sem qualquer significado... enfim... marketing dumb para dumb people.
Dito isto, e para terminar, se não se pode confiar nem nos kms realizados, nem no CO2, nem me atrevo a perguntar se o resto da informação sofre da mesma falta de veracidade.

P.S. - Nem vou mencionar a tradução miserável para português... "poupança média de energia"... give me a break...
 

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Nos últimos 5 mil km a média do meu 3G anda pelos 32km/h. Trânsito pára-arranca dá nisto.
 

Bruno R. Almeida

Active member
@João Prates os dados que te apresento são fiáveis, estão documentados com fotografias. Efetivamente os dados da app não estão completos pois recordado Dezembro de 2018, o carro teve uma avaria no canhão da direção e o fim de vida da bateria de 12V, o que levou a imensas peripécias durante todo o mês de Janeiro de 2019.
Peripécias essas que me fizeram perder todos os registos anteriores e só possíveis de resolver em Junho de 2019.

PS: reparei agora que me enganei no post.

O registo só iniciou em Março dado que a quando da reparação em Janeiro apagaram-me o registo só sendo possível de retomar em Março.
O registo não começou em Março mas sim Junho!!!
 

João Prates

Moderator
Staff
CKL
Nos últimos 5 mil km a média do meu 3G anda pelos 32km/h. Trânsito pára-arranca dá nisto.
Certo, é muito lento, não disse que não tinha justificação, disse que é muito lento.

O registo não começou em Março mas sim Junho!!!
Ah bom, então se são dados de apenas metade de um ano já as coisas fazem sentido!

Continuo a achar a tradução miserável e o facto do da poupança de CO2 não ser transparente é um atentado à inteligência do condutor.
 

Bruno R. Almeida

Active member
Pura estratégia de marketing para vender BEV e fazer os seus condutores se sentirem importantes por não estarem a poluir diretamente o planeta.
 
Top Inferior