Diário de bordo do Red Cherry

Telmo Salgado

Moderator
Qual a fábrica de origem? CHN ou USA?

Votos de muito bom usufruto da máquina!
Estuda bem a viatura, para que possas verificar toda a montagem e qualidade do mesmo.

Vou então mover para DBTesla.
Obrigado.

ESPECTÁCULO!!!!!

Apesar de todos os defeitos da marca, das estratégias de marketing e política de vendas, e chanfrado CEO, a verdade é que esse continua a ser O BEV de referência, para mim #1!

Quer dizer... esse parece ser o 3... eu ia para o Y... o formato hatchback atrás é para mim um must have, mas isso são gostos pessoais.

Muitos parabéns, que tudo corra de forma excelente tanto com a viatura como com os passageiros e condutor, fico muito feliz por ti, mesmo.

Acho que só lhe falta o belo do tó-colante! ;)

EDIT: Já agora, de onde tiraste aquela foto inicial?
Obrigado. Vou encomendar.
De facto, dentro dos BEV, foi o que tive coragem de me aventurar, mesmo apesar de tudo isso que referes e eu concordo.

A segunda foto é da porta traseira com o guarda-lamas.

Entretanto já conto mais aqui sobre a escolha deste carro e do modelo Performance, com os seu mais de 500cv :love:

TL;DR: Comprei um Tesla Model 3 Performance e gosto muito

Então aqui vai um pequeno relato de como foi a escolha.
Tendo em conta que na familia há 5 hsd, a primeira escolha foi ir ao stand da Toyota ver a oferta. O Prius PHV era o que mais agradava, especialmente depois de um pequeno test-drive. Problema: a mala era mais pequena que o actual e isto não agradava a ninguém aqui de casa, já que o 3G estava a ficar apertado.
Aposta seguinte: RAV4 PHV. Toyota na mesma, fiabilidade, já saber com o que se conta, tudo familiar, espaço para dar e vender. Problema: odeio SUVs, jeeps, carros de calças arregaçadas, etc. Não consigo justificar andar na estrada como quem mora do 5º andar. Prazer de condução 0, looks não fazem o meu gosto e para isto, ficava bem com o 3G.
Next: "Ah e tal, com uma menina a caminho, as carrinhas costumam ser muito praticas". Fine... vou ver carrinhas... ao menos não tenho de conduzir do 5º andar... Depois de ter experimentado um PHV e tendo em conta o uso actual, fazia sentido o carro seguinte ser PHV. Opções disponíveis de PHV no mercado com acabamentos acima da media? Lembrei das marcas alemãs. Mercedes nem tento por varias razões, então fui a BMW. Desconhecia por completo a oferta actual, estava mesmo fora e só agora começava novamente a entrar neste mundo(com o 3G fiquei parado no tempo). O simpatico vendedor colocou logo nas minhas mãos uma 330e com pack M. Achei incrivel, conseguia fazer 45km em modo eléctrico, condução e conforto como nunca tinha tido. Problema resolvido pensava eu.
Não contente com a solução e por desafio de um colega, fui ao stand da Tesla. Até aqui não considerava um BEV como uma opção 100% capaz de entrar no jogo. Fiz test-drive do long range e do performance. Adorei, achei incrível e fiquei super confuso: O que vou fazer agora? Adicionei na corrida o model 3 Long Range. Ainda vi o Y mas SUVs... :sick:🤮 não é para mim de forma nenhuma. Eu até compreendo que são super práticos, imensas vantagens e etc mas não para a minha idade(quase nos 30).
Vamos começar a estudar soluções, carregar na garagem, entrar na garagem... pois... entrar na garagem... Por incrível que pareça, os carros actuais tem problemas a entrar na garagem sem raspar no chão. Toca a pedir garage fits e ver como corre.
BMW, passa de qualquer forma, sem problemas, mesmo com suspensão adaptativa M.
Tesla, Long Range pousa no chão e sem solução, toca a ir buscar o SR(mais leve) e acontece o mesmo. Ainda falei com o vendedor que os Performance, apesar de ser rebaixado, a suspensão mais dura pode fazer que a altura util do carro ao chão durante na subida da rampa da garagem seja superior. O advisor disse que não era possível e que se estes 2 não passavam, o performance também não ia passar.
Com base nisto, toca a ir a BMW fazer a encomenda de uma linda 330e e escolher todos os detalhes interiores, tecidos, cores, etc. Tudo acertado e faltava apenas assinar o contrato e fazer a transferencia da entrada.
Ao sair do stand da BMW recebo uma chamada do advisor da Tesla a dizer que tem um performance e podemos tentar o garage fit, só para não ficar nenhuma duvida. Sem qualquer esperança e já rendido a BMW, fui fazer o garage fit. Por incrível que possa parecer, o carro entrou e saiu sem tocar no chão! Fiquei confuso, sem saber o que fazer.
De um lado, a BMW já pronta a encomendar, do outro, um BEV. A cada test-drive que fazia, mais sentia que um BEV era o que fazia mais sentido. O 3G ja tinha sido uma aposta no futuro e ao trocar, fazia sentido dar o maior salto possível.
Com isto, fiz muitas contas e o BEV iria compensar muito mais a nível financeiro, independentemente dos quilómetros feitos.
E assim foi, decidido a ir para o Tesla Model 3 Performance.
Problema: arranjar um neste momento. Tive sorte de conseguir um de stock derivado de uma desistência e fui "obrigado" a ir para um Performance. Para um louco por carros, potencia e carros desportivos, acho o carro incrível. os guarda-lamas elevados, as portas sem moldura, os mais de 500cv, o kit de travões maiores :love:. Ainda estou sem palavras(estranho, tanto texto para cima...).
Sei que estes carros podem não ter um bom historial mas este modelo de 2021 está muito melhor. A pintura tem muito melhor acabamento, sem ruídos parasitas, tudo solido e bateria de 82kWh. É vermelho e tem o interior branco :love:. Se tivesse sido possível, tinha ido para o LR com jante 18, mais pneus e mais económico. Este tem um look mais stanced com os pneus esticados. Não é o mais pratico mas fica bem nas fotografias.
DSC00928-1.jpg

IMG_7018.jpeg

Telmo Salgado

Moderator
a mala era mais pequena
ficava bem com o 3G

Dois apontamentos absolutamente necessários...que fiquem registados transmiti!
Há que gerir as malas e quejandos a bordo! Temos duas crianças e o 3G onde ficava curto (poucas vezes, devido à referida gestão), levou bagageira de tejadilho, carrinho bebé, etc. O 4G PHV tem mala mais pequena mas pergunta ao Prates se não dá para uma família de 4.
E sim, ficavas bem com o 3G porque os km anuais que acho que farias não vão colmatar a diferença que o BEV fez no fabrico em termos de emissões/pegada.

E há um terceiro apontamento, quando saíres e entrares da garagem confirma se não raspa porque uma coisa é sozinho outra é com coisas a bordo...

Ufa! Até dou dicas quando não mas pedem... :devilish:

A dica final é: usufrui e de forma sensata gere as idas ao pão, que ao que vejo nos BEV é sempre pretexto para andar para trás e para a frente... :sneaky:

Dois apontamentos absolutamente necessários...que fiquem registados transmiti!
True.
E há um terceiro apontamento, quando saíres e entrares da garagem confirma se não raspa porque uma coisa é sozinho outra é com coisas a bordo...

Ufa! Até dou dicas quando não mas pedem... :devilish:

A dica final é: usufrui e de forma sensata gere as idas ao pão, que ao que vejo nos BEV é sempre pretexto para andar para trás e para a frente... :sneaky:
Não bate nem carregado, tem sido tranquilo.
A ideia é mesmo aproveitar o carro e se não for para comprar pão, pode ser ovos moles, umas laranjas do sul, etc...

É bem, mas olha que consumos abaixo de 100km não contam para esta malta... não são representativos o suficiente... tens de fazer mais que isso para nos impressionar. ;)
Bem visto. Eu em 24km já fiz uma media de - 25kwh/100km

Luis Neves

Moderator
Estou surpreendido com essa de o LR raspar e o Performance não raspar....exatamente ao contrário do que intuição dita! :)

Curiosamente tenho um problema parecido em casa, o meu Big Foot passa à tangente (se levar mais peso já raspa), mas no model S há uma solução: as versões com suspensão pneumática, que permitem subir uns cm quando necessário (e memorizam as localizações onde o devem fazer).

Acho que foi uma excelente opção, esse BMW ia ser giro nos primeiros 40-50 km a andar em elétrico, e depois ia continuar a ser giro a gastar gasolina desalmadamente para distâncias mais longas...

Mais uma pessoa que teve de deixar a Toyota para ter um EV, enfim....sem comentários. Seguramente não há mercado.

Top Inferior