Diário de Bordo do Rav4 Pure Dark

Ainda não tinha escrito nada até agora por aqui por estava a correr tudo bem, até hoje...

Fui almoçar e deixei o carro estacionado por cerca de 45. Volto ao carro, ligo e dou um toque no acelerador para ele aquecer e atendo uma chamada.
Estava completo o ciclo de aquecimento e o carro desligado quando decido ir à minha vida. Engato em R e o carro tem dificuldade en sair do sitio (o piso era plano), engato D e o carro não andava a não ser que pressionasse o acelerador a fundo e não passava dos 10kmh. Ainda pensei: Está em N ? Tenho o travão de mão accionado? Nada disso.
Desligo e volto ligar o carro e estava novo.

Algum palpite sobre o que se possa ter passado?

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Bom dia!
Nunca ouvi falar em semelhante, para mim um acontecimento perfeitamente inédito, o que me leva a aconselhar-te a ir à oficina verificar e reportar o caso.

Joao Ferreira

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
é um comportamento estranho mas dado ter sido um caso isolado parece-me ter sido um glitch informático.
Vigiar, e reportar na próxima revisão para que fique registado. Se tornar a acontecer ir à oficina.

João Prates

Moderator
Staff
Ainda não tinha escrito nada até agora por aqui por estava a correr tudo bem, até hoje...
Se todos fizéssemos o mesmo tudo o que eram foruns de Toyotas andavam às moscas...

Não me parece de todo a atitude correta.

Teve um comportamento muito semelhante ao meu Passat CC quando o Fap começava a ficar entupido, mas não podia ser este o caso ...
A revisão dos 15k está aí à porta e vou aproveitar para reportar o caso.

É verdade João, um DB deveria ter uma presença mais assídua mas, para além das constantes viagens casa-trabalho-casa não faço muito kms para além disso (15k por ano).

Neste momento a lamentar no carro, tenho apenas o desconforto dos bancos. Sou um gajo novo mas com uma coluna de velho, se passar mais do q uma hora seguida sentado no carro fico logo empenado. Falta-lhe a regulação lombar que tenho no passat.

Boa tarde!

Concluída a primeira revisão não detectaram qualquer registo anómalo sobre o que relatei anteriormente. Vou acreditar que não volta a acontecer.
De resto e como seria de esperar, passou sem qualquer problema. Muda de óleo de filtros e siga.
O que consiste no teste em estrada? Entreguei o carro com 850kms percorridos a uma média de 5.3 e levantei-o com média de 5.5 . Só me lembrei de consultar o registo de viagens 8m após ter iniciado a marcha mas verifiquei que, dos 15m gravados, nos anteriores 7m, os consumos bateram várias vezes nos 30l.
Não me fizeram a lavagem exterior como faz parte do contrato (por não terem tido tempo segundo me informaram) mas pelo menos não me cobraram a (má) limpeza interior.
Ponto positivo para a Auris como viatura de cortesia que me emprestaram. Preferia que tivesse sido a versão hibrida mas gostei do conforto.

Começando a chuva a ser mais frequente volta algo que me deixa irritado quando me desloco a baixa velocidade no trânsito: Os sensores de estacionamento estão constantemente a apitar e tenho de os desligar.
É problema do meu ou os vossos sofrem do mesmo?

Joao Ferreira

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
A mim no Outlander acontece nos dias de neve :p
Com chuva é raro

Já no Prius PHV no sábado circulava atrás de um carro e supostamente sujou um dos sensores de estacionamento. O carro não se calou no resto da viagem com a mensagem a pedir para limpar os sensores...

Só me acontece com os sensores dianteiros. Já não é a primeira vez que saio do carro para passar o dedo nos sensores porque aquilo é irritante.
Em dias de neve parece fazer mais sentido, mas duvido que venha a experienciar isso aqui no Porto :)

Só irias dar por ela se fosses abaixo dos 10kmh salvo erro. Acima disso os sensores de aproximação desligam-se..
Não acontece sempre, mas com mais frequência do que eu gostaria.
Agora que falas, recordo-me de ter visto isso por lá de facto.

Boa tarde!
No inicio de 2018 levei um Seat Ibiza e um VW CC para troca de pneus à Feuvert. Iam à inspecção e estavam no limite. Reparei que em ambos os casos o volante ficava ligeiramente torto para a direita (o do CC já estava assim antes da troca). Voltei à oficina e questionei se a máquina de calibrar não estaria descalibrada. Responderam-me que como iam à inspecção, era 'normal' ficar assim, mas que estava alinhado. Se quisesse corrigiam a posição.

Por falta de tempo nunca mais lá voltei e habituei-me . Entretanto o Ibiza foi vendido e veio o Rav. Bem, 1 ano depois e vejo o mesmo problema, tenho o volante inclinado. Raramente subi um passeio ( e os que subi foram para a esquerda ).

Portanto, a minha questão é: O tipo de percursos efectuado pode fazer com que o volante fique desalinhado?

William Esteves

Active member
Não, não é...

O Auris HSD de 2010 com 185.000km tem o volante a direito, e mesmo o Avensis de 1999 com 255.000km tem o volante a direito.

O que poderá acontecer é, o volante deve ser fixado antes de começar a alinhar a direção, com algo semelhante a isto:

E vai depender do cuidado e brio de quem faz o alinhamento...

Ou seja, colocam o volante 2/3 graus inclinado, ao ligarem a máquina vai acusar estar desalinhado... Alinhando as rodas como se o volante estivesse direito, ficando então com essa sensação de estar "torto"...

Eles que deixem a preguiça (já que Filipe pagou o serviço...), e percam tempo a alinhar o volante de forma correta.

Não os deixe vir com a conversa de que "é difícil alinhar o volante com o carro parado", porque qualquer casa de pneus minimamente decente tem de ter um nível para o volante, algo assim:

Há de facto profissionais com cuidado e brio que não precisam disto para deixar um bom serviço, mas são poucos... Eu encontrei um e vão lá os carros todos cá de casa (sabendo que pago mais um pouco por cada pneu).

Certo William. Mas o Passat já tinha tb o volante torto antes da troca dos pneus. O rav4 ainda não trocou e ficou assim. Queria perceber se existe algum motivo, para que em ambos os meus carros do dia a dia, o volante tenha ficado desalinhado para o mesmo lado. :unsure: Os pneus do Rav ainda tem bastante rasto em 16.000km, no Passat estoura ao fim de 16-20.000 .

William Esteves

Active member
Má interpretação minha os pneus apenas lhe duram 20.000km? Como é a sua condução (velocidades/tipo de estrada)?

Mesmo assim, algo se passa, porque não é suposto ter o volante torto... A não ser que seja perceção pela forma como se senta (se mais de lado/banco mal definido para si).

Não é má interpretação, os pneus no CC tem um desgaste muito rápido. São excelentes, agarram bem em piso molhado mas duram pouco. Os meus trajectos são essencialmente urbanos, com muitas curvas e algum pára-arranca. Claro q naquele carro ando a ritmos mais elevados do que com o Rav :/

William Esteves

Active member
Qual o modelo do pneu?
Procure uma segunda casa de pneus especializada, Que tenha um maior cuidado no alinhamento....

De que zona é? A que costumo ir é na cidade dos meus pais, Mirandela, que deverá ficar fora de mão...

No CC são os Continental Sporcontact 5. Agora é a minha mulher q anda com ele, faz cerca de 500km por mês, nem vale a pena estar a chatear. Se lhe perguntar se o volante está bem ela vai dizer q sim :)

No Rav é q tenho de tratar disso pq faz bem mais kms, mas tenho uma falta de disponibilidade tremenda. Os pneus neste são uns Bridgestone Dueler que quanto a mim perdem bastante tracção em piso molhado.

Top Inferior