Diário de Bordo do Prius Serrano v2 - J.Ferreira

Este é a nova morada do renovado diário de bordo do Prius Serrano.

Para quem apenas ficou agora a conhecer o Serrano têm aqui o link para o original Diário de Bordo de um PRIUS Serrano - João F.

O Serrano foi adotado por mim em 12/12/2012 na altura com cerca de 25.000km e pouco mais de 2 anos de idade. O certificado de nascimento tem a data de maio de 2010.
Durante muitos anos vivemos grandes aventuras e criou-se um laço de confiança entre o condutor e a maquina, no entanto à cerca de 3 anos começaram os problemas com a bateria HV não tendo a Toyota sido capaz de resolver a situação.

Em Outubro de 2019 o verniz estalou pois a situação passou a ser incomportável. Esta reclamação deu origem ao tópico link -> Diário de Bordo de uma avaria na Bateria HV - PRIUS Serrano

Entretanto um mês depois já com uma alma (bateria) nova o Serrano renasce como Serrano v2 e promete novamente grandes façanhas que serão aqui explicadas e exploradas.

Bruno R. Almeida

Wellness Coach
João, porque não a continuação do Serrano?

Achei por bem separar o DB do topico da Avaria. com o tempo a avaria iria ficar misturada no DB e assim fica em tópico próprio facilmente identificável.
O Serrano continua o mesmo, apenas com novo pulmão e novo tópico nesta casa renovada. :)

A titulo de curiosidade o carro devia marcar cerca de 170.000km no momento da troca, atualmente está quase com 171.000

Bruno R. Almeida

Wellness Coach
E já devolveste o PHV? Foi fácil?

Sim Bruno, já devolvi o PHV. Não senti qualquer ligação ao carro pelo que não vai deixar saudades. Muito eficiente a rolar em EV mas quando abria aquela mala perdia todo o animo. Desculpem mas abrir aquilo é uma vergonha.

Bem passada uma semana desde o regresso do filho pródigo a casa vamos lá fazer um ponto da situação.
Quilómetros percorridos desde a devolução do Serrano 790km media em analise (mas parece-me mais baixa que antes), pelo menos a média de GPL baixou cerca de 1lt.
O carro está muito mais suave na aceleração, não se nota tantas vezes o motor em esforço, como quando estamos sem bateria. O modo EV agora é um VERDADEIRO modo EV HSD ou seja os km em EV em cidade multiplicam-se que nem coelhos, e em estrada ao ligeiro aliviar do acelerador o MCI desliga de imediato.
Estou 100% satisfeito, e acredito que afinal ainda tenho maquina para muitos mais anos.

Entretanto também chegou o frio às alturas, e como o meu percurso é sensivelmente 50% a subir e 50% a descer tive que adoptar o "modo inverno".

Exemplificando
O meu dia começa com cerca de 6km num percurso tendencialmente a subir pois a primeira paragem é no topo da cidade muito próximo dos 1056m, os restantes 6km são a descer. Ora ao chegar ao primeiro check point o MCI está nos 90º contudo sem o pack de inverno passados os 6km o MCI perde calor e fica perto dos 60º. Com o "pack inverno" apenas perdi 10º...

Telmo Salgado

Moderator
Tens de re-mostrar o "pack inverno" aqui à malta :cool:

Mistério... o pessoal da velha guarda que acompanhava o DB original sabe ;) a malta nova tem que aguardar pela foto, mas agora está muito frio lá fora.

NB: sempre que uso o Pack inverno mantenho sempre ligado o hybrid assistant para monitorizar as temperaturas, pois a ideia é proteger do frio mas não estrelar ovos debaixo do capot :giggle:

Hugo Pardal

Active member
se bem me recordo o João tapou parcialmente a grelha de entrada de ar.

assim o motor aquece mais rapidamente e demora mais tempo a arrefecer.

Muito bem, o aluno está com atenção :)
Contudo, a ciência (se é que há ciência de volta disto) é conseguir determinar a % de cobertura necessária em função da temperatura exterior...

Como referencia guio-me por esta tabela

A grelha inferior está parcialmente coberta (cerca de 75%) com um daqueles tapetes perfurados estilo este:

Nos dias mais frios sub 5º~7º, adicionalmente tapo as pequenas grelhas superiores com tupo de esponja:

Claro que isto é feito para os trajetos mais curtos, e SEMPRE com monitorização das temperaturas de todos os componentes do motor que reportam essa informação.
Por exemplo hoje a temperatura máxima verificada foram 90º no final de 3km de subida íngreme.

Ontem por sorte não fiquei apeado.
Ao preparar tudo para sair de casa pela manha o Serrano não dá sinal de vida... Ora bolas devo ter deixado alguma coisa ligada e a bateria de 12v foi à vida.
Como o Serrano e o Ironhide estavam costas com costas não era possível fazer jump start entre os dois. Lá puxei a mota para junto do Serrano mas nada, sem sucesso.
Lá me lembrei de ir buscar o multímetro e medir a bateria.

Desliguei a bateria para validar a leitura. E confirma-se 8,82v em repouso. uma varta b33 com um ano.

Claro que accionei a garantia da mesma contudo, como comprei numa loja online e visto ser domingo tive que comprar uma substituta de imediato (igualmente uma varta b33) no roady mais próximo...

Resultado da brincadeira, 97€ :mad:

Entretanto no Sábado o Serrano foi ao toyota day receber uma merecida lavagem, como tinha saído da oficina à cerca de uma semana nada de errado havia a assinalar.

Telmo Salgado

Moderator
Essa da bateria 12V é um mistério, ficar drenada de um dia para o outro...terá ficado alguma luz interior ligada ou foi mesmo um dano interno da bateria...

Rui Amaral

Active member
O Serrano já começa a acusar problemas a mais....

Telmo Salgado

Moderator
Uma bateria de tração trocada em garantia, uma bateria de 12V avariada?

Coitados dos carros fumarentos que levam embraiagens e outros quejandos...

Rui Amaral

Active member
Caro Telmo eu conheço o João pessoalmente a muitos anos e falamos regularmente. E como sabes eu tenho um prius 2 geração,daí o meu comentário. Ter em atenção a bateria de 12V, um ex-colega nosso aqui do fórum também tem tido problemas com a bateria 12V dele e já vai na segunda que lhe está a dar problemas ainda dentro da garantia.

Telmo Salgado

Moderator
Viva, Rui.
Amigo de meu amigo meu amigo é, como bem sabes. Mas não posso deixar de enquadrar que estes problemas, apesar de menos vulgares, encaixam num perfil de degradação de um usado. Problemas a mais não me parece.
O facto do meu, do mesmo ano e com mais 50 mil km, ainda não ter levado nem uma coisa nem outra é meramente circunstancial.

Bruno R. Almeida

Wellness Coach
Bateria de 12v é consumível!

Rui Amaral

Active member
Bateria de 12v é consumível!
Certo, mas não é comum uma bateria nova apresentar problemas antes de 1 ano de uso,no caso da pessoa em questão,que também tem um Prius 2G foi lhe dito que deve ter " alguma a fazer curto circuito que lhe está a gastar a bateria de 12V lentamente."

Top Inferior