Diário de Bordo do Mancha Branca

José Rosado

Well-known member
Só para deixar a estatística do mês de Abril:

1619899337363.png

Dentro do normal...a padaria fica longe :devilish:

José Rosado

Well-known member
O Mancha Branca hoje foi à oficina para verificar a questão dos "estalos" quando se arranca ou desacelera - muito comum nos Leaf, facilmente resolvível com re-aperto da transmissão. Aproveitei para mandar mudar o óleo da transmissão (aqueles que as marcas dizem é que é vitalício :rolleyes: ).

Como viatura de cortesia (e pela primeira vez na minha vida desde que lá vou), deram-me esta:

1623442198261.png

A avaliar pela autonomia que apresentava, quando me deram para as mãos:

1623442246120.png

Trata-se da versão de 62kWh. De referir que o carro tinha apenas 8kms (até a matricula é posterior à do Gandalf 😮).

Entreguei o veículo com 90kms feitos e assim:

1623442368094.png

Sim, sim..média elevada, mas mais de 200 cv e bateria mais que suficiente, tinha que fazer o gosto ao pé :p:D

Em relação ao carro em si:

A avaliar pelos estofos, é uma versão Acenta. Comparado com o Mancha Branca e apesar de ter quase o dobro da potência, esta parece estar mais refinada e não é tão bruto. O mapeamento do acelerador, mesmo sem ser em modo eco não é tão bruto. No entanto, de certeza que está muito mais bem insonorizado, pois não foram poucas as vezes que dei por mim já a ir a mais de 100 e picos e nem nos apercebemos.

Tivesse a Nissan feito algumas modificações: baterias refrigeradas para permitir mais CR numa viagem, opção por CCS para mais velocidade de carga e melhorado a eficiência do trem e tinha aqui um sucesso ainda maior que o primeiro Leaf.

Não deixa no entanto de ser um carro honesto e ao preço que é proposto actualmente acho que ainda tem o seu nicho e saída para aguentar as coisas até ao Ariya. Tenho pena que no Ariya não tenham aproveitado para melhorar a eficiência.

José Rosado

Well-known member
Final do mês, altura de fazer o resumo do mês.

Média de:

1625086038092.png

Tendo sido percorridos:

1625086081887.png

Um valor muito inferior aos meses anteriores. Das duas uma: ou a padaria moveu-se para mais perto, ou talvez a razão tenha sido outra 😇

José Rosado

Well-known member
Não há muito para contar do Mancha Branca, de modo que fica apenas o resumo mensal:

image.png

image.png

Muito menos kms que o normal, fruto de os garotos terem mudado para uma escola muito mais perto da área de residência.

Entretanto o SOH da bateria anda na casa dos 74%. Tenho andado a rezar a todos os santinhos para que caia que nem um doido. Tenho quase 25000km e 3 anos para cair 8% 😁

José Rosado

Well-known member
Hoje foi dia de levar o Mancha Branca à revisão anual (5 anos). Desta vez escolhi ir fazer a mesma a Aveiro. Como viatura de cortesia, recebi um Leaf 62kWh com 5000km. É uma viatura engraçada, mas continua a demonstrar um dos principais defeitos do Leaf: a eficiência. Consegue ser menos eficiente que o meu, quase de certeza.

A meio da manhã ainda tive de regressar a Condeixa, tendo feito o percurso por AE até Coimbra e o resto por IC2. Cheguei com uma média de 19kWh/100km. Regressei de tarde para ir buscar o Mancha Branca e fui sempre por nacional. A média final apenas desceu para 17kWh/100..muito mau, mesmo.

Quanto à revisão, a mesma ficou por 90€ :unsure:

Como ponto forte de salientar que me resolveram um problema de um barulho que fazia o Mancha Branca parecer uma chocolateira.

Como ponto fraco, queriam "impingir-me" uns calços para a frente e escovas limpa vidros, tendo fornecido um orçamento de 250€. Disse que depois ia ver, mas aposto que quando voltar, os calços ainda estão na mesma e bons com eu sei que estão.

Top Inferior