Diário de Bordo do Mancha Branca

Rui Amaral

Active member
perder a primeira barra com quase 100 mil km é bom sinal.
Pode ser que a proxima seja perto dos 200 mil portanto nada de preocupante, é disfrutar da maquina como sempre Caro Rosado.

Luis Neves

Moderator
Estivéssemos no inicio do verão e provavelmente ainda aguentaria mais uns bons kms. O frio também tem este efeito, mais concretamente no BMS do Leaf. Ainda não repeti nenhum teste de tomada, mas tenho quase a certeza que a capacidade real andará mais perto dos 90% :unsure:

O Leaf 24 kWh tinha a primeira barra calibrada para 15% (em vez dos 8% que devia valer), desaparecia quando o SOC baixava para 84%. Testemunhei isso numa unidade de serviço.

Pode ser que tenham emendado no Leaf 30 kWh, era assim um truque pouco simpático...

José Rosado

Active member
E esta noite vamos ter teste de tomada. Parte assim:

José Rosado

Active member
Que rotina de carregamentos costumas seguir?

Carrega de 2ª a sábado todas as noites até 100%. Saio 10 a 15 minutos depois de acabar de carregar.

Agora, desde meados de Janeiro e por questões de necessidade, também leva com uma CR à segunda, quarta e sexta.

Entretanto no outro dia (já lá para o dia 20 e tais de Janeiro):

Agora já vai quase nos 103 000 :)

José Rosado

Active member
Caro diário de bordo cheio de pó....

Pois..o tempo não tem sido muito...(entre confinamento, projectos, aulas e um pequeno problema de saúde), o Mancha Branca passou ontem a marca dos 118 000 km.

Em termos de SOH, o leafSpy indica 80~81%. O último teste de tomada feito há pouco tempo atrás indica mais para os 86%.

Entretanto quem desenhou o Leaf, achou que era prático que a água do para brisas escorresse para cima dos parafusos da suspenção, ficando lá acumulada :mad:

Felizmente alguém pensou no assunto e desenhou isto: Nissan Leaf Strut Cap by tonymtsai

Como tenho de dar trabalho à impressora (não que esta tenha muita oportunidade de ganhar pó), ficou assim:

1604764365545.png

No meio disto, descobri também isto: 3D Printable Nissan Leaf alloy rim aero inserts ("Leaf Petals") by Paul Kennett

A questão era se ficaria melhor na cor da jante:

1604764449714.png

Ou em preto:

1604764495844.png

A decisão final foi para o preto. Ainda faltam imprimir 10..amanhã deverá acabar...Fará mesmo alguma diferença? A ver vamos 😔

hummm esses 3% não serão psicológicos??? temperatura, trânsito, velocidade têm impacto direto
E ao final de uma semana com o mod nas jantes, os primeiros valores apontam para uma melhoria dos consumos na casa dos 3%

José Rosado

Active member
Por isso é que eu esperei pelo menos uma semana, para tentar eliminar esses vários factores e tentar ter condições semelhantes. De manhã, as condições são tipicamente sempre as mesmas: mesma viagem, mesma pressa do costume, etc... ;)

Como eu disse, os primeiros valores apontam para isso. Com o tempo, mais se poderá verificar. Eventualmente vou avançar para a cobertura da grelha frontal também.

Top Inferior