Diário de bordo do Lieutenant Miles Crusher - Prius PHEV 2017

Léo Grova

Active member
Tic, toc, tic, toc...

E o tic, toc, não é porque está para chegar - o Lieutenant já chegou, e já transportou a sua nova família ao Algarve!

Este diário de bordo será alimentado assim, que o companheiro do Lieutenant acabe as suas merecidas mini-férias!

O Prius PHEV é "O" carro! Que eficiência brutal!

Também é "The answer" para quem quer uma mobilidade sustentável, mas sem concessões das comodidades que um carro deve ser.

Até já!

Léo Grova

Active member
Vamos lá então, agora com mais tempo, dar início ao diário de bordo do Lieutenant Miles Crusher.

Antes de começar gostava de partilhar convosco o contexto em que esta compra surge.

Como alguns de vós sabem, há cerca de 1 ano e meio, comprei um Ioniq Electric - um carro fantástico, extremamente eficiente e muito confortável . Enfim, um BEV como todos os BEVs deveriam ser.

A minha família ficou então com um Yaris híbrido e o Ioniq electric como carro principal...
Os problemas começam a surgir aqui, na questão do carro principal. Ao fim de um ano utilização do Ioniq, com umas dezenas de viagens para fora da sua autonomia ( Porto 2xs; Algarve 10xs; Sertã; Estremoz, etc...) percebi na pele, que no actual contexto - entenda-se uma rede de carregamentos vergonhosa - um BEV (não Tesla)não pode cumprir com a função de carro principal de família. Dir-me-ão os mais puristas : "...dá para 90% das utilizações..." é verdade, dá, e com muitas concessões, até dará para 100%. A questão fulcral, na minha opinião, é exatamente esta: um carro é uma comodidade, e deverá servir-nos sem concessões. Que sentido faz ter um carro super confortável, espectacular, e depois ficar em stress com o planeamento de uma ida à neve?

Neste contexto idealizei ter um carro elétrico com extensor de autonomia, que me fizesse ficar independente da rede e servindo assim para 100% da sua/minha utilização. Ora como vocês bem sabem, no mercado existem poucas ofertas deste tipo, e nenhuma das existentes me satisfaz, por uma razão ou outra. Sendo assim, a ideia de ter um Prius plug-in, um carro hiper eficiente em modo eléctrico e em modo híbrido, começou a ganhar muita força.

Como alguns de vocês também se devem lembrar, o Prius foi o carro que mais prazer me deu ter e conduzir, pelo menos até os bancos começarem a provocar-me dores fortes nas costas. Impunha-se então um test-drive com alguma duração para verificar se os bancos do Prius plug-in eram compatíveis com as minhas costas. Lá consegui um test-drive de um fim de semana, onde fiz cerca de 1000 Km.

No fim do test-drive, embora cansado, constatei que os bancos do Prius plug in, embora muito parecidos com os bancos do Prius 4G, eram diferentes o suficiente para eu os suportar.

E que feliz que fiquei! Podia então ter o meu carro preferido!

Conclusão desta introdução: a minha família tem agora o Lieutenant como carro principal; e o Flash - o Ioniq - como carro para ser usado dentro da sua ( fantástica autonomia). O Yaris está à venda.

E agora sim - aguardo com serenidade, sem angústias e/ou stresses a evolução da rede de carregamentos - condição fundamental para a continuação da evolução da eletrificação da mobilidade.

E que bem que se aguarda, com um Prius na garagem.

Carlos Costa

Moderator
Antes de mais, muitos parabéns pela compra do carro!!! Dispensa qualquer consideração, já todos sabemos que é uma máquina fantástica!!

Quanto aos bancos serem diferentes, entre versão HV e PEHV, para mim é novidade.:unsure:

Léo Grova

Active member
Quanto aos bancos serem diferentes, entre versão HV e PEHV, para mim é novidade.:unsure:
Pois é Carlos, para mim também é novidade, porque visualmente, são praticamente iguais, mas... Sinto 3 pequenas grandes diferenças:

1) O banco do Lieutenant, na posição mais baixa ( posição esta na qual o assento tem um ligeiro tilt para trás, e as costas mais suportadas )eu estou mais alto que no HEV. Ou seja, estou numa posição adequada; no HEV não estava; ficava muito baixo e com alguma dificuldade em ver convenientemente a estrada . Nesta posição baixa, as laterais ( arm rest da porta e consola central) suportam-me os braços ; isto sem ter a visibilidade comprometida.

2) Seja em que regulação for, não sinto incomodo absolutamente nenhum do encosto de cabeça. No HEV tinha dores por sentir a cabeça permanentemente empurrada para a frente

3) O último aspecto, talvez o que me preocupe um pouco, actualmente, este banco suporta-me melhor as costas ao nível do tórax, comparativamente ao HEV. O meu receio é que o banco ceda. Mas também não é um receio muito grande - este carro tem 3 anos - há possibilidade de nem ceder. Os mesmos 3 anos e o preço de aquisição, levam a considerar alterações no banco com outra predisposição; ao contrário de alterar um carro novo.

Em 2017, após um pequeno trajecto de minha casa para o centro comercial de Loulé , a bordo do Prius 4g HEV , em que tive tantas dores , sentei-me num CHR, que estava em exposição no centro comercial , e cujos bancos também me pareciam quase iguais aos do meu carro, e senti-me confortável ...

A ideia de que o meu carro em particular tivesse algum problema com o assento do condutor também já me passou pela cabeça...

Léo Grova

Active member
Alfragide, 22 02 2020
Celebrei oralmente um contrato de compra do carro que eu mais gosto, que mais prazer me dá conduzir - o Prius Prime!

Foi altura de começar a pensar no baptismo do meu carro. Considerei os nomes seguintes, por razões óbvias :

Great white
MPG Crusher
The answer
Enterprise...

Acabou por ficar Lieutenant, porque acho graça, e o início da palavra é parecido com o meu nome : " Lieu" Léo".
:D

Alfragide, 24 02 2020
Celebrei o contrato de compra do Prius!
O carro tinha 39700 e poucos kms.
Fiz reset ao trip B, e esse será o contador de kms feitos por mim.

Eliminei o histórico de consumos do Lieutenent.
O Trip B serão os meus kms ( aproximadamente, já fiz mais).
Atestei o depósito aos kms:

Última edição:

Léo Grova

Active member
...em breve saio com a família para o Algarve, portanto este depósito vai ter uma média superior... who cares? 😁

Primeira viagem para o Algarve... Sem stresses na aproximação a Aljustrel, sem postos avariados, sem carros à frente, e curiosamente, sem paragens (o que é pouco vulgar com crianças)

O Prius é O Carro! Velocidades de AE ...É o Rei da eficiência!!

À saida de casa, depois do reset e carga completa, dava esta autonomia EV:

Última edição:

João Prates

Moderator
CKL
Se usares de alguma parcimónia, digamos com imagens que não vão além de 1024 linhas de resolução por exemplo (faz resize no teu PC antes de fazer upload), que já é muito bom para ver online, podes criar o teu próprio album (assim como todos os users desta casa) na área de Media (Galeria) e fazer depois referência a elas, ou até fazer upload diretamente nos posts, mas só vos peço que não se "estiquem" e não façam upload de imagens gigantes em alta resolução tipo 20 Mpixeis ou coisa parecida...

Léo Grova

Active member
Desculpem o desabafo off topic, mas estou um bocado frustrado... isto para ser simpático. Estou a ter imensas dificuldades em partilhar as fotos. Tinhas as fotos por ordem para seguir uma linha cronológica, mas não consigo fazer up loads... no Imgur, no Imageshack... não consigo partilhar pelo google fotos; não consigo partilhar pela drop box... Tentei seguir a recomendação do João, e foi fácil fazer up load para o ecomove.pt, mas depois não consigo colocar a imagem no post....
Provavelmente a culpa é minha por não estar familiarizado com estes procedimentos, mas está a consumir tempo e paciência...
Fim de off topic

Quebrando um pouco a linha cronológica do DB, sabem qual é a feature que mais estou a gostar no Lieutenant?
É O Park assist!
Adoro!
A maior parte das pessoas que tem, diz que experimenta uma vez, e nunca mais lhe toca... Pois eu, uso sempre; até uso para estacionar na minha box! É o máximo! Escrevia eu há pouco que um carro é comodidade... querem maior comodidade que estacionarem por nós?

Entretanto, a rever uns DB no site antigo, vi a matrícula do carro do Guilherme Martins. Quando o Guilherme vir a minha, vai achar muita graça!

Léo Grova

Active member
Parece-me que já atinei com as imagens - se estiver a fazer mal avisem.

Vilamoura 25 02 2020
Dia de regresso a casa.
Coloquei o Lieutenent a carregar

20200229_170907.jpg

fomos para a praia, e após 2h, apresentava isto

20200225_150029.jpg

Umas fotos do Lieutenant

20200225_150409.jpg

20200225_150354.jpg

O regresso a casa...
A viagem foi feita a velocidades de AE... e com um desvio para comprar laranjas do Algarve. Optámos por ir pela Vasco da Gama, o que somou mais uns kms. Mesmo assim o consumo foi muito parecido

20200225_195850_1.jpg

O pior veio depois... Um erro de novato... desci à garagem para ver se finalmente emparelhava correctamente o tlm - (ainda n consegui, ouço música, e faço chamadas sem mãos, mas não descarrega os contactos, e de cada vez q ligo o carro, tenho que emparelhar novamente). Liguei ( pensava eu ) o carro, mas tinha o cabo de carregamento ligado com a programação... ou seja, o sistema híbrido não ligou, e eu alegremente no carro, a brincar com o infotainement. Uns 40m depois a desgraça - bateria de 12v descarregada...
A ver se resolvo amanhã...

Bem realmente não há palavras para descrever este carro. Deixei então o Lieutenant ligado, programado para sair por volta das 9:00 e climatizado para 22 graus. Quando cheguei ao carro estava de tudo normal ! Ou seja, sou levado a pensar que de alguma forma o carregamento de bateria de híbrida / programação da climatização terão de alguma forma dado de carga à bateria 12 volts. Entretanto logo de manhã falei com um amigo meu eletricista, e que trabalhou na Toyota muitos anos, e já o tinha a postos para resolver a situação. Acabei por ir ter com ele à mesma para lhe mostrar o carro- ele é um fã do Prius e da Toyota. Fizemos um mini test-drive para ele e ainda verificou o estado da bateria de 12 volts - supostamente teria que ter 295 amperes. Após andar estava com 235 amperes, portanto um pouco abaixo do normal ,mas segundo ele ainda capaz de fazer alguns quilómetros. Fantástico este carro!

Anexos

Léo Grova

Active member
Alfragide 26 02 2020

Entretanto, o primeiro dia, do dia-a-dia, e no trip regresso a casa , 2 Portos - Alfragide ... apenas o Prius a ser Prius!

20200226_192015_1.jpg

E assim, para já, fica o meu DB em dia. Apesar de ter poucos dias no mês, vou actualizar os dados, e, futuramente, actualizar mensalmente e/ou sempre que algo de relevante se passe.

Última edição:
Top Inferior