Diário de bordo do "Gandalf the White"

José Rosado

Well-known member
Hoje o Gandalf foi às "Highlands" Portuguesas :ROFLMAO:

Saída de casa com 100% e apontar para estes valores:

1625435133893.png

Ligando o AC, a estimativa desce para os 470km. O percurso foi feito com 2 adultos, 2 teenagers, um animal:

1625435207916.png

e claro, as barras no tejadilho. Partida por Condeixa, IC2 até à entrada do IP3, até encontrar a A25 em Viseu e daqui só se saiu para ir pela antiga subida do IP5, AC sempre ligado e essencialmente nos limites de velocidades legais, usando o CC adaptativo e o LKA sempre que possível.

Chegou lá assim:

1625435370760.png

1625435396813.png

Por lá ainda carregou uns 22%, de modo que saiu com 73% e esta estimativa:

1625435504403.png

como houve várias circunstancias em que liguei o carro enquanto estava a carregar, ele não fez o reset ao CB parcial. Antes de sair, ainda houve tempo para a foto da praxe com o irmão mais velho/novo (?):

1625435616631.png

O regresso foi feito de forma inversa à ida, sendo que no entanto houve uma passagem por Tábua para ir buscar 2 pizzas (se alguma vez passarem por aqui, vão à pizzaria Papo Seco). Para isso, saiu-se para o IC12 no IP3 e depois de Tábua apanhou-se o IC6 que volta encontrar o IP3 mais à frente. Chegada à Condeixa assim:

1625435762658.png

1625435781516.png

Feitas as contas, a média para cá foi 14.3 e se não tivesse carregado por lá, teria chegado com 9% e autonomia para 38km :D

Range Anxiety? O que é isso :p

Antes de sair, ainda houve tempo para a foto da praxe com o irmão mais velho/novo (?):

1625435616631.png

Irmão mais velho :)
A idade traz sabedoria 😈

Tábua para ir buscar 2 pizzas (se alguma vez passarem por aqui, vão à pizzaria Papo Seco).
Pics or it didn't happen :)
Fazes muita publicidade a essa pizzaria, e agora deixaste-me curioso. Para merecer um desvio destes é pq é boa.
Um dia destes encomendo e vou lá buscar. "desculpa para fazer km ao Serrano"

Creio que as médias nesse trajeto (semelhante) no Kona rondam os 14kWh/100km
10% estão explicados pelo estendal que trazias em cima do carro, o resto é o pé do dono que ainda precisa de ser domesticado.

Boa sorte para a maquina

José Rosado

Well-known member
Outro pormenor que me tinha esquecido. Ao contrário do Leaf, que quando carrega até 100%, fica a ultima hora a equalizar as células, sendo que a potência vai diminuindo:

1625524236856.png

O E-niro mantém a potência de carga "constante" até ao fim:
1625524292730.png

Pics or it didn't happen :)

Estás a falar disto:

1625524336182.png

:devilish::devilish::p

P.S.: Foto com uns 3 anos, da primeira vez que o Mancha Branca foi às Highlands, mas a qualidade continua igual

Caro @José Rosado uma pergunta... aquele carregador que vem com o e-niro (eu prefiro chamar-lhe transformador, sou esquisito, mas é outra história)...

esse "carregador" seleciona automaticamente a corrente de carga ou tu podes escolher?

(desculpa poluir o teu DB mas olha que me estás a convencer a avançar para o e-niro!)
e pelas tuas médias ele deve fazer uns 320 kms de auto estrada a 120km/h na boa (valor por alto)

José Rosado

Well-known member
Não tens nada que pedir desculpa, até porque estamos cá para nós ajudar e é relacionado com o carro.

Respondendo à pergunta, tens 3 valores seleccionáveis de forma cíclica: 8, 10 e 12A.

Dependendo do número de kms que facas diariamente, pode ser suficiente ou podes precisar de algo mais potente. A regra é carregar sempre que possas e evitar ciclos muito profundos. É preferível 2 ciclos 60% a 80% do que um de 40 a 80.

No meu caso tem dado, mas tenho feito alguns ginástica, pois com 2 carros para carregar, 1 a 2 máquinas de louça por dia e 2 máquinas de roupa por dia não é fácil.

Daí que queira constituir um carregador (EVSE) na verdade inteligente 😉

Obrigado @José Rosado . Um vendedor disse-me que era o carregador que escolhia o valor da corrente e não nós.
Compreendo bem a questão de gestão de energia. Eu tenho 2 termoacumuladores para agravar a coisa.

Uma coisa que me espantou foi uma coisa que li no site da KIA, onde se diz que as cargas lentas prejudicam o ciclo de vida das baterias... as cargas rápidas prejudicam e muito. A eletroquímica não perdoa, o aquecimento e as reações paralelas não perdoam ... mas sobre as cargas "lentas" não percebo.

João Prates

Archie Bunker
Um vendedor disse-me que era o carregador que escolhia o valor da corrente e não nós.
Vamos a ver alguns pontos que levantaste e bem:

O carregador está dentro do carro, denominado on-board charger, é o que retifica a corrente AC em corrente DC para carregar as baterias;
A excepção ao ponto anterior é a utilização do porto de carregamento DC num PCR, onde o carregador nesse caso é o próprio PCR;
Os PCNs, wallboxes (seja de que marca forem), e EVSEs são "apenas" proteções contra falhas de fornecimento elétricas e limitadores de potência fornecida ao onboard charger.

Sobre este último ponto, todos esses equipamentos têm forma de dar a conhecer ao on-board charger qual é a corrente máxima que podem puxar/exigir da fonte.
Da mesma forma que todos os cabos de carregamento utilizados por esses equipamentos também anunciam qual a corrente máxima que suportam.
A velocidade de carregamento efetiva vai ser a menor das 3 (entre o EVSE, cabo, e pedido da viatura).

O que alguns equipamentos permitem (como é o caso do EVSE que o Rosado refere), é ajustar o limite máximo que anunciam à viatura para baixo do que realmente suportam, fazendo dessa forma com que o carro pense que não pode pedir mais, e dessa forma carrega apenas ao limite anunciado, mais lentamente.

José Rosado

Well-known member
Está na altura de fazer aqui umas actualizações :p

No fim de semana anterior, houve um pequeno passeio pelas terras do chamado pinhal interior. Assim, saiu-se com 73% de bateria, sendo a primeira paragem nas Fragas de São Simão. Depois ainda houve tempo para dar um pulo à praia fluvial de Ana Aviz. O almoço foi num restaurante em Casal de São Simão, de seu nome Varandas do Casal (também é o único da região), onde se pode degustar um saboroso Javali guisado 😊

Antes de prosseguir para um dos objectivos, lembrei-me que não tinha trazido nenhum cartão de carregamento comigo e foi nessa altura que resolvi activar a opção de pré-pagamento do Miio, e testar por uns breves segundos num posto em Figueiró dos Vinhos. Diga-se de passagem que não foi preciso para nada, mas mais valia prevenir.

Seguiu-se viagem com o objectivo de visitar a praia fluvial de Cardigos, mas chegados lá, esta estava lotada. Viemos embora e foi-se à praia fluvial da Sertã, onde se esteve muito bem, até chegar a hora de poder ir ao objectivo principal desta viagem:

1626725788810.png

Para quem queira, de referir que está a decorrer em evento de takeway em Cernache de Bonjardim até 30 de Agosto a feira do caracol 🤪

Depois for altura de regressar a casa, sendo o resultado final o seguinte:

1626725934581.png

Foi um dia com temperaturas elevadíssimas, AC sempre ligado, estrada de muitos altos e baixos...

Ainda nesse dia fiquei a pensar se não deveria ter chamado ao E-niro de "Mosquito Killer":

1626726076385.png

Claro que houve direito a ir à lavagem 😂

Já nesta passada quinta-feira, o Gandalf fez esta linda marca numa viagem em AE:

1626726196339.png

De referir que numa viagem com 3 adultos, AC sempre ligado, com diria que 90% de AE, o resultado final não foi nada mau:

1626726276725.png

No total foram gastos 50% da bateria.

Finalmente falta referir que este Domingo no regresso de mais uma viagem às "Highlands", descobri algo que não sabia: o Gandalf tem máximos automáticos 😁🥳

José Rosado

Well-known member
Sim, ainda mantenho o Nissan. O que não tenho e o Prius. Rolo mais com o Kia nesta fase, porque a senhora da casa tem menos necessidades de se deslocar agora. Chegando a Setembro, a história vai ser outra 😉

Acho que seria até útil ter os dois símbolos, se possível 😉

José Rosado

Well-known member
Hoje o Gandalf veio de novo às terras altas. Mas antes disso, de manhã ainda fez quase 90km, onde gastou dos 90% (carga inicial) até aos 73%. De tarde, antes de sair ainda carregou cerca de 10% (ou seja, ficou com o equivalente a ter 100%). Assim, chegou às terras altas assim:

1627075945693.png

1627075969566.png

Portanto, apesar da exigência do percurso, ainda se poderia passar dos 400km sem grandes problemas.

Já por estes lados, ainda houve oportunidade de carregar um bocado na rede do Continente, enquanto se faziam umas pequenas compras:
1627076116946.png

1627076152046.png

Carregamento este que de certa forma ficou de graça:

1627076182843.png

:D

Última edição:
Top Inferior