Diário de bordo do "Gandalf the White"

Manuel Jasmim

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Está quase...
 

Anexos

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José Rosado

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E hoje foi dia de ir buscar o Gandalf. Se inicialmente o plano era ir de manhã de Comboio, acabou por ter de ser de tarde e com o Mancha Negra a levar (o comboio eram 2 horas 😭 ).

Infelizmente esqueci-me de tirar foto antes de sair, mas tal como referiu o Jasmim (simpatia de pessoa ;)), os franceses andaram a abusar. Mas lembro-me que com 80% marcava algo como 269km.

O regresso foi todo feito por AE, feito por 2 condutores que se foram comutando entre conduzir o Gandalf e o Mancha Negra, com velocidades sempre nos 120km/h. Foi feito ainda algum percurso de nacional, de modo que ao chegar a casa, este era o resultado:

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Portanto, agora os 80% já dariam para 300km :D

E como vai ser necessário durante toda a semana, convém começar já a alimentá-lo. Agora a dúvida é:

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Levo o branco, ou o branco? :unsure:


O carro está cheio de tecnologia e ainda estou a habituar-me a muita coisa nova. Mas os sistemas de ajuda à condução são um mimo :D
 

José Rosado

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Está na altura de dar mais uns detalhes. Primeiro, está percebida a razão porque a estimativa de 80% de carga estava nos 269km:

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Como se pode verificar, em pouco mais que 6000km saíram da bateria 1406,9kWh, o que dá uma média de 23kWh/100km...Estes franceses devem ter ido todos os dias para AE a andar à velocidade máxima :mad:

Em relação a carregamentos, para já estou a usar o EVSE portátil que veio com o e-niro. Está programado para carregar das 22h00 às 7h50. Na primeira noite (sábado para domingo), para evitar surpresas, coloquei apenas a 8A, pois entre as 22h00 e 1h00 da manhã há máquinas a trabalhar (roupa e louça) e outros aparelhos.

Já esta noite, coloquei a 10A e embora no período inicial tenha tido alguns momentos assim:

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Ou seja, alguns momentos em que passei a potência contratada (6,9kVA, 30A), o quadro não desligou, mesmo sendo dos novos inteligentes.

O resto da noite correu normalmente, tendo carregado dos 55% até aos 80% programados e acabou antes do tempo:

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Um rebuçado para quem adivinhar o que aconteceu ali às 3h00 da manhã :p

Tendo em conta o gasto diário de bateria (mais logo terei mais pormenores), vou limitar a carga máxima aos 70% e mudar para 12A e reduzir o tempo de carga (começar mais tarde).
 

José Rosado

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E está na altura do resumo do dia. A viagem de ida teve esta linda média (linha de cima):

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:mad::mad:

Vindo de alguém que desliga a regeneração, não quer ligar o AC só para o condutor, cujo acelerador só conhece duas posições (on/off), acelera para travar 10 metros à frente, já nada me surpreende... :rolleyes:

Já no regresso a coisa melhorou:

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Como é que alguém é capaz de fazer consumos tão dispares :unsure:

Dado que o gasto em % foi de 17%, resolvi fazer uma carga para repor apenas até aos 70% de carga. Pelo menos foi melhor que a estimativa do ABRP em 6% no global..


E a resposta à questão que tinha deixado: o que aconteceu foi que às 3h00 da manhã o Leaf começou a carregar, elevando a corrente total que vai para a garagem para 26A, causando uma maior queda de tensão. Como a corrente pedida pelo EVSE é constante, o valor da potência (P=V*I) diminui 😉
 

José Rosado

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Uma entrada para partilhar 2 "acontecimentos".

Primeiro, a média feita hoje pela patroa no regresso a casa:

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O segundo:

Hoje tive de ir a Pombal e no regresso resolvi ir ao PCR da Área de Serviço. Estava a carregar há uns 2 minutos, quando chega um "caramelo" num Leaf (caramelo para não lhe chamar o nome certo). Pega na ficha Chademo e liga ao carro dele e vai ao posto. Entretanto eu a pensar para mim: "não vais conseguir carregar, mas já vais descobrir.." Eis que passado um bocado o meu carregamento termina :unsure:

Ainda pensei para mim que tinha sido algum bug do posto. Lá tive de lhe ir dizer que eu estava a carregar e que o meu carregamento tinha sido interrompido pelo dele e eventualmente seria algum bug do posto. Parei o carregamento dele (o ecrã do posto ainda não estava bloqueado) e iniciei o meu e disse que demoraria uns 20 minutos.

No final resolvi testar com outro cartão a ver se conseguia aceder ao carregamento do posto - nem que fosse AC - mas nem esse. Portanto, em jeito de conclusão o tipo carregou foi no botão de emergência e como estava à frente do posto, eu não vi isso. Devia ter ficado mais tempo do que disse, só como paga :mad: , mas como tenho mais que fazer...
 
caramelo" num Leaf
Esses gajos dos leaf são danados...
Tb és pelo que devias compreender a necessidade do Sr em iniciar a carga o mais rapidamente possível antes que as baterias aquecessem ao sol...
 

José Rosado

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Sim, sim.. tu não queres é dar o braço a torcer que a minha patroa fez uma média melhor num e-Niro que tu fazes numa..., perdão, num kon# 🤣 e estás a ver se desvias as atenções...
 

Telmo Salgado

Moderator
Esses gajos dos leaf são danados...
Tb és pelo que devias compreender a necessidade do Sr em iniciar a carga o mais rapidamente possível antes que as baterias aquecessem ao sol...

Se o Leaf vinha em bom andamento, é provável que já viessem quentinhas...
 
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