Diário de bordo do Dare Devil - Prius 4G PHV - João Prates

João Prates

Moderator
CKL
Como estamos em relação a revisões João?
Optei por revisões anuais, por força da idade do óleo, porque em termos de kms feitos com MCI continua a ser um disparate, mas pronto, foi o acordo possível.

Entretanto no dia 24 um puto armado em Fittipaldi deixou-me o DD no bonito estado documentado neste álbum.
Aparentemente aproximou-se em alta velocidade, com intenção de ultrapassar, e ainda por cima colou-se à traseira antes de sair "do cone de vento"... pensam que estão em pista... 😡

Esquecem-se é que não estão em circuito, e acima de tudo que num carro de turismo se te colas à traseira do da frente deixas de ver puto do que se passa na estrada mais à frente!
Para nosso azar mais à frente havia a cauda de uma fila (2ª circular), e a Marlene tirou o pé para ir abrandando, e PIMBA, a besta não teve tempo de se desviar e ultrapassar! 🤬

O pára-choques como era de esperar ficou irreparável, iluminação traseira embutida idem, mas o pior é que a pancada foi tão forte que torceu os braços da suspensão.
Aliás em algumas fotos até parece que se trata de uma roda dianteira com a direção virada, mas não, é a roda traseira esquerda, impressionante a força da porrada.

O carro está na oficina a aguardar reparação, mas pela agenda deles não é de esperar que consiga ter o carro antes da última semana de Fevereiro.
Até lá tenho um Corolla de substituição, que sim senhor é giro, mas não tem nada a ver.

Já abro um tópico separado para alertar para a vergonha de companhia de seguros e condições oferecidas pela Toyota (Tranquilidade - MDS Auto Toyota).

Última edição:

Léo Grova

Active member
Epá!! É horrível, ser culpa de outros, e num carro que gostamos tanto.
Sem querer cair em lugares comuns, espero que ninguém se tenha magoado - isso sim, é verdadeiramente importante.

João Prates

Moderator
CKL
Queria acrescentar apenas mais uma info, que pode vir a ser útil para outros proprietários PHV:

A minha unidade tinha um "grilo" irritante que já vinha de nascença, que aparentava vir do sensor de luz colocado como sabem a meio do tablier junto ao vidro.
Já tinha pedido à oficina para numa das revisões verem o que se passava com o sensor, que em piso mais irregular chateava aquele tic tic ao ponto de parecer tortura chinesa.

Por isso já lhe tinham colocado um reforço de espuma e whatnot em redor para tentar parar com a "trepideira", mas infelizmente pouco ajudou, i.e. ajudou mas não eliminou.
Desta vez voltei a dizer que já que lá tinham o carro vissem o que se passava e se preciso fosse mandassem vir outro sensor em garantia, estava farto daquilo num carro novo.

Quando fui buscar o carro informaram-me que desta vez desmontaram mesmo o tablier todo para tentar perceber a origem do problema, e que pensavam ter resolvido:
Aparentemente não era o sensor, mas sim a antena GPS que se encontra mesmo por baixo do sensor, e cuja fixação tinha uma ligeira folga, folga essa que causava o tic tic.

Atacaram essa placa de antena com isolante por forma a não poder vibrar mais em contacto com nada, e tenho a dizer que acertaram em cheio, resolveram o problema na origem! (y)
Portanto se tiverem alguma vez o mesmo problema, e não forem à oficina do Prior Velho onde já conhecem o mal, indiquem à vossa oficina que vejam a antena GPS, é aí que vive o grilo!

Joao Ferreira

Moderator
serviço público...
aliás esses truques e soluções para ruídos parasitas devia ter uma secção própria, pq o loaner que me cederam durante a intervenção no serrano padecia do mesmo mal.

João Prates

Moderator
CKL
Tinham noutra thread de outro DB perguntado pelo estado dos pneus do Dare Devil.

Pois hoje tive oportunidade de validar, segue o report:

Odómetro actual 75.100 km:

1583679449731.png

Pneu de trás colocados aos 73.836 (rolaram 1.264 km):

1583679992321.png

1583679593113.png

Pneus da frente colocados aos 34.901 km (rolaram 40.199 km):

1583680020145.png

1583679671493.png

Fazendo contas de merceeiro para os pneus de trás, temos 2,06 mm gastos em 40.199 km, o que dá uma média de 19.500 km por cada mm gasto de piso.

Usando como margem de segurança 3 mm de piso mínimo, tenho cerca de 38.000 km por fazer ainda com eles à frente.

Nada mau, para o comportamento deste pneu diria que é mesmo excelente!

João Prates

Moderator
CKL
Tanto tempo sem escrever nada, o que é bom sinal, mas má prática, e volto cá para assinalar um empobrecimento notório da minha carteira.

Acabei de pagar 204,82 Eur de IUC, mais 543,65 Eur para o seguro anual, e pimba, assim do nada vão cerca de 750 Eur , mais que o ordenado 💰 de muita gente valente neste país.

E ainda falta a revisão anual, que vai suceder também agora em Agosto... isto realmente ter carro em Portugal é um luxo... valha-me que me esqueço da última vez que meto gasolina!

Top Inferior