Diário de Bordo do CHR Comfort 1.8 HSD (da "Maria")

Pedro Tiago

Knight that says "Ni"
Resumo do antigo DB:
Convite da Toyota 50 anos a fazer estragos...

Boas noticias: Parece que vamos abandonar o diesel...

noticias menos boas: Não consegui convencer nem para o Prius, nem para o Auris...

Resumindo, eu e a famelga respondemos positivamente ao convite comemorativo dos 50 anos Toyota, era oferecido um check-up ao meu Auris e tinham "surpresas" para os clientes (e que surpresas). No meio das castanhas assadas e dos chocolates oferecidos à miuda, levaram-me o Auris para fazer o check-up e ficamos por ali a ver as máquinas... em menos de nada a minha mulher estava dentro de um CHR de demonstração (há muito tempo que os andava a namorar e ainda nao tinhamos conseguido experimentar um).

Test-drive feito, eu a por alguns defeitos, a mulher a realçar os pontos positivos e a pequena, mesmo sem ver nada para a rua, a delirar com o carro. Nem de propósito, um exemplar de serviço de um negocio que nao se realizou e mais uma visita dentro desse CHR com 6000km, 4 meses e 3.000€ de desconto.

Conversa puxa conversa, vamos a casa buscar o BMW 320d da Maria para avaliar... Fala-se de avaliação, de descontos, de campanhas para novos, de incentivos, e em minutos estamos a fazer contas e a perceber que praticamente pelo mesmo valor do modelo de serviço, quase que vamos buscar um novo, com 7 anos de garantia (campanha dos 50 anos), manutenção até aos 75000kms e mais 1000€ de incentivo a somar ao valor da retoma...

E assim saimos de lá... indecisos entre 2 chr, um de serviço ou um novo, ambos na versão confort + pack style...
Depois vim estudar a coisa para casa, e convenci-me que se calhar o pack style não é grande mais-valia, ainda para mais a versão abaixo tem jante 17 (contra a jante 18 da versão acima), também os bancos aquecidos não me parecem ter grande interesse (mas também não consegui perceber quanto pesam no orçamento)... e depois tem mais umas "mariquices"...

Posto este cenário, a Maria voltou lá para lhe darem valores do financiamento, mas eu fui com ela para que pelo menos traga a versão comfort e os sensores de estacionamento à frente. Assim foi! Em Dezembro de 2018 foi-nos entregue!
 
Última edição por um moderador:

Pedro Tiago

Knight that says "Ni"
No passado fim de semana fui visitar a minha avó à terra dos meus antepassados, Figueiró dos Vinhos.

Dado que nos arredores não existem PCNs, e que a instalação elétrica da casa onde a minha avó morou não me oferecia garantias de poder carregar o Ioniq, optámos por levar o CHR.

Com cerca de 10 meses completou durante esta viagem os 10.000kms.

Nesta viagem fez cerca de 500kms, com 4 pessoas a bordo e respectiva carga. No final da viagem o CB marcava 5,5L/100kms, nada mau para este tipo de carroceria, até porque no domingo apanhámos alguma chuva e muito vento e a orografia do trajecto também não ajuda. As velocidades foram sempre a rondar os limites legais, sendo que por vezes me distraí :cool:.
Ainda assim continuo bastante surpreso com os consumos que este carro consegue fazer.

Normalmente pouco conduzo este carro, e quando o faço são normalmente viagens curtas. Os bancos são confortáveis, mas apertados para alguém que mede 1,83m, numa viagem superior a 1 hora e meio começam a tornar-se incomodativos nas laterais inferiores... ou então é a PDI 🤦‍♂️

Fica aqui o registo, inserido numa paisagem que ainda demonstra muitas cicatrizes dos incêndios de há 2 anos.

IMG_20191015_chr.jpg
 

Telmo Salgado

Moderator
Belo enquadramento! (mesmo modificado pela mão cruel do Homem)
 

Pedro Tiago

Knight that says "Ni"
Este ano fizemos férias de CHR, uma semana no Algarve e mais uns dias em Peniche. A minha mulher, que sofre mais de range ansiety do que eu, apesar de adorar o carro, não quis ir de Ioniq para férias, e dado que o chr faz muito menos kms por ano do que o Ioniq, lá acedi à vontade dela.

A ida e volta para o Algarve fez-se sempre por AE, carro carregado, AC ligado, sempre a rondar o limite de velocidade, com algumas incursões ocasionais aos 140km/h. Ida para a praia 2 vezes por dia, com AC,num percurso de 3 ou 4 kms nada vantajoso para este HSD, foram perto de 700kms com média total de 6,1 L/100km.

Em AE nota-se bastante o perfil elevado do carro, com a resistencia ao ar a ser bastante audivel. Até aos 100-110km/h o carro ainda é económico, a partir daí noto que começa a beber mais.

Tenho 1,83m e 84kg, a posição de condução não é má, mas os bancos são apertados, e tornam-se desconfortáveis em viagens longas. A filha com 9 anos, começa a queixar-se da visibilidade atrás...

Já na viagem a Peniche as velocidades foram mais moderadas, ida pela A8, e volta pelas nacionais até à Ericeira. Média total de 4,5L/100km, com a viagem de regresso a registar 4,1L/100km.
 

João Prates

Archie Bunker
dado que o chr faz muito menos kms por ano do que o Ioniq, lá acedi à vontade dela.
isso isso... conheço bem a teoria... fingir que a decisão final era sempre tua... pois... pois... manda mais postais... :ROFLMAO:

A ida e volta para o Algarve fez-se sempre por AE, carro carregado, AC ligado, sempre a rondar o limite de velocidade, com algumas incursões ocasionais aos 140km/h. Ida para a praia 2 vezes por dia, com AC,num percurso de 3 ou 4 kms nada vantajoso para este HSD, foram perto de 700kms com média total de 6,1 L/100km.
Ouch! 🤐
Querem andar acima do limite de velocidade? Pois paguem! :devilish:

Já na viagem a Peniche as velocidades foram mais moderadas, ida pela A8, e volta pelas nacionais até à Ericeira. Média total de 4,5L/100km, com a viagem de regresso a registar 4,1L/100km.
Isso sim, já são consumos apresentáveis, especialmente para um cross-over.

Os bancos são confortáveis, mas apertados para alguém que mede 1,83m, numa viagem superior a 1 hora e meio começam a tornar-se incomodativos nas laterais inferiores... ou então é a PDI 🤦‍♂️
Tenho 1,83m e 84kg, a posição de condução não é má, mas os bancos são apertados, e tornam-se desconfortáveis em viagens longas.
Em 2 posts, 2 referências aos bancos... querem lá ver que vamos ter o factor "bancos x @Léo Grova" novamente, desta feita com o @Pedro Tiago ?
:rolleyes:
 

Pedro Tiago

Knight that says "Ni"
Quando digo que acedi à vontade dela, foi na óptica de que seria eu a conduzir (ela gosta de conduzir, mas prefere ser conduzida), fora isso a ultima palavra é sempre minha: -"sim, amor!" :cool:
Querem andar acima do limite de velocidade? Pois paguem!
Tem de se aproveitar as descidas, para embalar as subidas na chegada ao Algarve :)
Em 2 posts, 2 referências aos bancos... querem lá ver que vamos ter o factor "bancos x @Léo Grova" novamente, desta feita com o @Pedro Tiago ?
Não é decididamente um banco para pessoas "largas", como apenas o conduzo de tempos a tempos, por mim está bom. Mas muito longe em conforto do banquinho do ioniq com apoio lombar com ajuste elétrico, uma delícia!
 
Top Inferior