Diário de bordo do Big Foot

Luis Neves

Moderator
O meu acumulado do mês de setembro ficou interessante (trip B): 4.707 km.

Decididamente os carros elétricos só dão para ir ao pão (no meu caso aos croissants).

RRLTHHH.jpg

A caminho dos 74 mil, reparei que os pneus traseiros estão a chegar à marca de desgaste (os da frente ainda estão nos 4 mm).

Depois de pensar e pesquisar, decidi-me por um par para o eixo traseiro do mesmo modelo (Michelin Primacy 3), mas na versão accoustic. Vamos ver se se nota a diferença no barulho de rolamento. Vou experimentar pela primeira vez um sistema dos tempos modernos: comprei os pneus online por um bom preço, com entrega numa oficina parceira que fica a 2 km de minha casa, onde poderei fazer a montagem. Esperemos que corra tudo bem.

Nem vos digo o preço de cada pneu, umas pequenas bisarmas 245/45 R19 102Y, ou o carro não se chame Big Foot. É a vida....

João Prates

Archie Bunker
Não compreendo a escolha de um pneu totalmente ultrapassado, mas pronto, ainda bem que somos todos diferentes.

Esse carro no meu entender merecia algo como uns Pilot Sport 4, ou no mínimo dos mínimo uns Primacy 4, mas pronto.

Não compreendo a escolha de um pneu totalmente ultrapassado, mas pronto, ainda bem que somos todos diferentes.
Bem apanhado, nem reparei que era o 3 ((Michelin Primacy 3))
Tudo bem que em equipa que ganha não se mexe, mas tenho que concordar com o Prates.

Luis Neves

Moderator
Foi analisado mas a prioridade é ao ruído de rolamento, que é inferior no Primacy 3 ao Primacy 4 e bastante inferior ao Pilot Sport.

Neste segmento a oferta é escassa e os preços também têm de ser tidos em conta. A diferença entre o Primacy 3 e o 4, na versão acoustic, dá para comprar um dos pneus de bicicleta do Ioniq do Carlos Costa. :)

Quando o Primacy 4 deixar de ser novidade pode ser que baixe....

João Prates

Archie Bunker
Quando o Primacy 4 deixar de ser novidade pode ser que baixe....
O Primacy 4 deve estar é quase a ser descontinuado, da mesma forma que foi o Primacy 3, i.e. o 3 deve desaparecer e ficam o 4 e o novo 5 (suposto).
É que o Primacy 4 já data de Set 2017, tem mais de 5 anos, quanto mais o Primacy 3 que é de 2012, usa tecnologia com quase 10 anos, com a correspondente falta de specs!

O Primacy 4 não é nenhum pneu desportivo, nem sequer "atrevido" como se poderia considerar o Premium Contact 6 por exemplo, é um touring puro, mas dá uma "rabeta" no Primacy 3 como é normal uma vez que é a evolução deste. Melhor comportamento em todos os parâmetros, é só pesquisar na internet.

E aqui para nós, pesquisaste a durabilidade dos 2? Viste o tempo de vida esperado de um e de outro? P3 vs P4?
Na volta o P4 dura bem mais e dilui bastante a diferença de preço inicial - não me admirava nada.

bem supostamente o 4 é mais silencioso que o 3, no entanto é preciso saber qual a diferença de preços entre os dois modelos.

"Data supplied by Michelin claims the Primacy 4 is 0.3 dB quieter (while at the same time offering 4 percent better grip) than the previous Primacy 3"

Luis Neves

Moderator
Bom, finalmente algum feedback sobre o processo. A aquisição foi feita na pneuslider, onde encontrei os melhores preços para o que pretendia. A empresa tem acordos com dezenas de oficinas para a instalação, pelo que selecionei uma a apenas 3 km de casa (que não conhecia) e que dispunha de um bom feedback dos clientes. Os pneus vieram diretamente para a oficina.

O processo de entrega foi bastante mais demorado do que o indicado no site, foram 10 dias em vez dos 3 a 4 dias referidos. Quiça ter pedido um modelo em fim de vida poderá ter contribuído para a existência de stocks mais longínquos. De qualquer modo o processo é muito transparente para acompanhamento, e vi que após uma primeira passagem (ou origem) na Polónia, passaram pela Holanda e finalmente chegarem aos arredores do Porto, antes da entrega final em Coimbra.

Depois foram mais uns dias para agendar a montegem, que aconteceu hoje. Globalmnente o processo correu bem, para pneus grandes como estes será conveniente programar as coisas para não deixar para a última e poder fazer as coisas tranquilamente. Acredito que seja muito mais rápido com medidas mais correntes. Creio que terei poupado umas largas dezenas de euros em cada pneu, pelo que priorizando a economia o processo funcionou bem.

Tal como suspeitava, os pneus anteriores são da mesma marca/modelo dos novos, mas a versão era a base, portanto sem revestimento de espuma. Os novos são da versão accustic, vamos ver se de facto ajudam a minimizar o ruído de rolamento (se tivesse mudado os 4 de uma aseentada certamente notar-se-ia melhor).

Os da fente ainda estão com 3,5 a 4 mm, ainda vão aguentar mais uns tempos. Estes novos vierem no momento certo, com a chegada das chuvas, e os anteriores já estavam de facto na marca de desgaste, timming perfeito para a mudança.

O estrago foi de 450€ + 50€ de montagem, 500€ no total, média de 250€ por pneu. Estava habituado a meter 4 por menos dinheiro, é a vida....:)

Top Inferior