Diário de bordo do "ATeam Van"

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Está aberto o DB do primeiro Kia Soul EV no fórum batizado de ATeam van. E porquê este nome?
IMG_20210328_202425.jpgtransferir.jpeg
😁😎

Apresento-vos o Kia Soul EV de 30kwh.
Viatura de Abril de 2018 vinda de França e com pouco menos de 27.000km.
Inicialmente o plano seria comprar a versão de 27kwh mas depois de ter testado um, achava que mais alguma folga na autonomia era interessante para a vida que ele ia ter. Curiosamente o stand tinha acabado de comprar este pelo que após uma pequena negociação ficou decidido.
IMG_20210328_202126.jpg
Ainda andei muito pouco com ele mas já tive uma peripécia que me levou a pensar desistir, mas foi o range anxiety a falar mais alto.
No segundo dia em que saí para o trabalho o programador de carregamento não funcionou pelo que o carro só tinha 25% de carga que daria para 45km o que me fez ter medo de ficar sem carga a meio caminho, tendo levado o Yaris.
Extremamente irritado pois era uma chatice se a minha mulher precisasse do carro, decidi que ia devolver o carro para arranjar outro que tivesse mais autonomia para o caso disto acontecer.
Depois mais tarde e após falar com o vendedor ele acalmou me e explicou se já tinha experimentado carregar num posto rápido que nesta eventualidade, 5 minutos era suficiente para ter carga para o que precisava, etc etc.
No dia a seguir então fui testar o carregamento rápido e realmente numa eventualidade destas esta solução resulta.
IMG_20210328_202537.jpg
E mais, depois de pesquisar no ABRP constatei que era perfeitamente possível fazer o percurso e ainda ter carga restante sem problemas. Foi simplesmente ansiedade e algum nervosismo.
Já agora dizer o porquê do carregamento programado não ter funcionado: o carro tem o relógio definido para a hora do GPS e na garagem ao fim de um tempo ele perde o sinal e consequentemente a hora também.
Tem de se definir a hora sem ser automaticamente pelo GPS e depois ativar se é hora de Inverno ou Verão.
Com a compra foi-ne oferecida a possibilidade de trocar o cabo original da KIA de 10A por um regulável entre 6, 8, 10, 12 ou 16A.
IMG_20210328_202658.jpg
É interessante pois para além de regular os Amperes, temos info dos Volts, temperatura, tempo de carregamento, a quantos kw está a carregar e quantos electrões deu de comer ao bicho.
O primeiro carregamento até aos 100% deu-me autonomia de 215km.
Num outro post vou mostrar o interior e aspetos positivos e negativos que vou encontrando.
Fica só o aspeto da minha garagem atualmente:
IMG_20210328_202615.jpg
Mais uma vez o meu agradecimento ao @Telmo Salgado por, na altura em que estava a abordar o tema dos BEV que poderia escolher, falou do Kia Soul👍

Telmo Salgado

Moderator
Pronto, levei a etiqueta de "padrinho", tou lixado. :p

Parabéns, Ricardo! Vai mantendo este DB atualizado, tenho a certeza que irás ficar contente com o diabólico ATeam!

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Obrigado, espero que sim. O silêncio a bordo faz me querem andar nas calmas a ouvir uma boa música ou a ouvir uma boa conversa de um qualquer podcast.
E depois aparece me um fumarento que está a queimar óleo pois está a libertar imenso fumo branco que me deixa a ferver de fúria pois ultrapasso-o e o gajo acelera para me voltar a ultrapassar 🤬

Fora isso, na primeira viagem casa-trabalho fiz um consumo de 11.5 kwh
IMG_20210329_101828.jpg
para LX e 13.2 kwh de regresso à zona da Malveira
IMG_20210329_101821.jpg

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Após 8 dias de uso do Ateam Van eis as primeiras contas e espero não me ter enganado. Os valores estão aproximados pois houve alguns testes feitos que não estão contabilizados mas mais ou menos é isto...

De dia 22 a 31 foram feitos:
667km;
Foi abastecido com:
76kwh de electrões;
Com um custo total aproximado de:
8€;
A média Kwh/100km ficou-se pelos:
11.5kwh/100km

Neste mês de Abril já dá para fazer as contas ao mês todo mas para já estou a gostar. Tive algumas viagens a fazer consumos de 9.5kwh/100km o que é excelente para um quadrado com rodas.

Entretanto deixo aqui um ponto que acho parvo que tem a ver com a programação das cargas
IMG_20210329_101927.jpg
Temos a opção de configurar hora de início e de fim e a outra opção é a hora de início e desligar quando chega aos 100%.
Ora, tendo em conta que o ideal é ter a bateria entre os 20 e os 80% não teria lógica poder regular esta opção para desligar à percentagem que quiséssemos?
Mais, na versão de 27kwh esta opção é programada para os 80 em vez dos 100%.
Não percebo e faz me ter de andar todos os dias a fazer contas para saber até que horas tenho de carregar até aos 80%. 🤷‍♂️

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
A N8 é excelente para se trabalhar médias. Há algum levantar de pé nomeadamente na A8/Cril em que fica bloqueado nos 80kmh mas até lá chegar, na N8 chega a fazer médias de 7kwh/100km.
Mas realmente, para o formato SUV caixote, o carro apresenta consumos interessantes muito provavelmente devido à excelente eficiência do motor elétrico.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Primeiro mês completo do ATeam nas minhas mãos e vamos a contas:
- 2028km feitos
- 348, 84 KWH carregados
- 95 horas de carregamento
- Média do mês de Abril foi de 12,7 Kwh/100km
A viagem que teve o melhor valor de consumo considerando o trajeto casa-trabalho foi o que aparece na imagem de 26 km com média de 8.9kwh/100km
IMG_20210429_160850.jpg
E estou feliz com a compra 😀

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
O mês de Maio já lá vai e não fiz o resumo mensal, portanto aqui vai:
- 2071,6km realizados

- 307,65 kwh carregados em vazio

- total de 87,78 horas de carga

A viagem com a melhor média foi num casa-trabalho em que o consumo foi de 8,3 kwh/100km em 25,90km.
IMG_20210520_194243.jpg
A média total do mês andou à volta dos 12,3kwh/100km.

De resto, nada a apontar. É só carregar e andar e lavar o carro com frequência porque o preto é lixado de manter limpo.

Top Inferior