Diário de bordo do "Alcanitas"

não tem bomba de calor
bolas, tens razão :)

humm, podes partilhar uma foto do que está debaixo do capot?
podes descartar o meu pedido.

sofagem durante uns segundos a autonomia do carro baixou quase 70km o que achei um exagero, o Soul perdia só 10km.
Tal como disse o Prates, não podes comparar a perda de range com o soul, pq a autonomia total é diferente.
No entanto é normal no arranque do aquecimento gastar um pouco mais, depois o consumo tende a baixar, mas pouco.

Em conversa com o @José Rosado comentamos a eficiência bomba calor vs elemento de aquecimento e a diferença ainda é significativa

IMG_20211224_123631.jpg
verifico que ainda não fizeste o update ao sistema de infotainment. estás à espera de que?

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Faz lá as contas à % que um e outro representam face à autonomia total de um e de outro... ;)
Tens toda a razão. Embora estejamos a falar de Ev's não dá para fazer grande termobde comparação pois têm capacidades muito diferentes.
verifico que ainda não fizeste o update ao sistema de infotainment. estás à espera de que?
Há vários relatos de bugs na atualização do infotainment. Acredito que quando ele foi à Kia não tenha levado o update por causa disso.
Já pensei em tirar o sdcard e fazer um backup da versão atual, instalar a nova e se notar algum bug voltar à versão anterior.

Em conversa com o @José Rosado comentamos a eficiência bomba calor vs elemento de aquecimento e a diferença ainda é significativa
Podendo ir para uma versão com bomba de calor teria optado por essa situação assim como para a opção babcos elétricos mas os euros não esticam pelo que foi o que deu.
Em 99% das situações não me fará falta pois esta autonomia é mais que suficiente para o que preciso.

Um bocado mais de atenção ao meu DB e já tinhas visto que na verdade ele carrega até aos 80%. Só que 5 a 10s depois de o ligares, o valor desce um bocadinho (deve descer para os 79,99999%) e ele marca os 79% 😉
Eu sabia desta situação de carregar até aos 80 e aparecer logo 79%, por acaso não tinha reparado no teu DB que já tinhas referido que equivalia a 79,99999%.

Hoje fui até à cidade fazendo o percurso habitual casa-trabalho-casa, cerca de 55km com média de 11,9kWh/100km o que é muito equivalente ao que o Soul fazia.
As patilhas de regeneração são um must para aproveitar o máximo de energia possível. ❤️

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Duas semanas de Alcanitas nas minhas mãos.
985km feitos e pouco mais de 135kWh carregados.
Nada a dizer a não ser o tal barulhinho.

Hoje ficou na Univex em Lisboa para diagnóstico.
O senhor da receção ficou admirado porque nunca lhe passou um report desta situação nas mãos e disse me que muita coisa que se escreve na internet é verdade 😅
No entanto quando colocou o VIN no sistema disse: realmente há aqui 3 reports por parte do anterior proprietário de um ruído no motor mas não sabia se tinha sido feita alguma coisa.

Veio o chefe da oficina para fazermos um pre diagnóstico e ele disse logo ao rececionista que havia uma informação oficial da Kia acerca de um possível problema e que agora iam avaliar se o ruído era o mesmo.
Ao fazermos o teste de estrada para ele ouvir in loco antes de ver o vídeo, bastaram 10 metros para ele perceber o clack clack.

Deixou me aliviado o facto de já estarem com essa informação oficial da Kia e do ruído ter sido audível pois um ouvido menos atento não apanha o som.

Tratei de lhes enviar o vídeo que fiz e agora vamos aguardar para ver o que dizem.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Muito provável @Carlos Costa.
No dia em que fui buscar o carro e fiz a viagem para Lisboa não ouvi nada mas a verdade é que estava ocupado em descobrir o carro e com o rádio ligado não se ouve nada e na altura nem me lembrei disso

Calhou que na manhã seguinte saí, por acaso, com o rádio desligado e ouvi um barulhinho e fez-se luz.

Acredito que tudo se resolva a bem. Depois é ir estando atento a ver se o problema regressa.

Estou atento também ao caso do @Joao Ferreira que tem mais kms no "lombo", após a reparação do Kauai, para perceber se o ruído lhe voltará a aparecer, esperemos que não.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
O Alcanitas na passada Sexta-feira regressou a casa após ida ao médico.
O diagnóstico feito foi que umas peças nas rodas que tinham a ver com o ABS tinham defeito e já havia nota oficial para a substituição caso aparecesse o ruído.

Trouxe o carro e à primeira vista pareceu que aquele clack clack tinha desaparecido. Pensei que então haviam duas situações e uma delas estava resolvida.
No dia seguinte voltou a aparecer o clack clack pelo que pensei que como o ruído não estava audível o suficiente (pelos relatos do Joao Ferreira e de outros users portugueses e estrangeiros, o ruído é bastante audível) pensei em andar com o carro até à próxima revisão e nesse momento voltar à carga mas não consegui pois sabendo que aquilo está ali, irrita-me profundamente.

Hoje voltei à Kia para fazerem novo teste de estrada. O chefe de oficina testou o carro, diz que há o barulho mas que parece-lhe algo intermitente, inconstante.
Explicou-me que há uma nota oficial da Kia acerca daquela situação, acerca da suposta troca da caixa redutora ou motor mas que a Kia só paga uma das duas peças.
Sugeriu andar com o carro normalmente mais uns milhares de kms, para perceber se o ruído se torna mais audível para ser mais fácil identificar a causa e para evitar o carro ficar em oficina.

Eu disse-lhe que já haviam vários relatos do problema em Niros estrangeiros, Soul e Kauai e que provavelmente tinha de substituir as duas peças, etc etc.

Parece que eles ainda não tiveram por lá nenhum caso e se calhar estão a avançar mais devagar porque é novo para eles.

Resta-me tentar abstrair-me daquele ruído e esperar que ele apareça com mais intensidade. Não me preocupa muito por enquanto porque ainda tenho mais de 4 anos de garantia e 120.0000km mas que me irrita, lá isso irrita.

Entretanto resolvi experimentar o modo Sport do carro e aquilo é um power que vai lá vai.:love:

Esta manhã cedo, fiz o percurso casa-trabalho e fiquei surpreendido com o consumo pois no Soul era raro da parte da manhã fazer os 25km com menos de 10kWh/100km (só se o tempo estivesse mais quentinho conseguia) e o Niro fez 9.9KWh/100km.

acerca da suposta troca da caixa redutora ou motor mas que a Kia só paga uma das duas peças.
Era bom era...
Trocam e pagam as duas e mais nada.

Se te tentarem apenas trocar uma é garantir que em pouco tempo terás que lá regressar para trocar outra vez.

Parece que eles ainda não tiveram por lá nenhum caso e se calhar estão a avançar mais devagar porque é novo para eles.
Estranho, de que oficina estamos a falar?

Resta-me tentar abstrair-me daquele ruído e esperar que ele apareça com mais intensidade. Não me preocupa muito por enquanto porque ainda tenho mais de 4 anos de garantia e 120.0000km mas que me irrita, lá isso irrita.

Sim, continua a usufruir o carro. O ruido irá aumentar até ao ponto em que será persistente... e ai não há volta a dar

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Era bom era...
Trocam e pagam as duas e mais nada.

Se te tentarem apenas trocar uma é garantir que em pouco tempo terás que lá regressar para trocar outra vez.

Estranho, de que oficina estamos a falar?

Sim, continua a usufruir o carro. O ruido irá aumentar até ao ponto em que será persistente... e ai não há volta a dar
Claro que pagam as duas. Aqui a questão é que como não há reports de situações semelhantes é um processo de cada vez mesmo que eu já lhes tenha dito e mostrado do contrário e a parte mais chata é ter de andar para trás e para a frente mas é o que é.

Oficina, Univex Lisboa

É isso, usufruir com a música alta para não ouvir aquilo e se calhar puxar por ele a fundo, de vez em quando, a ver se a goela salta :cool:

puxar por ele a fundo, de vez em quando, a ver se a goela salta :cool:
A maneira mais rapida de "matar" o rolamento é arrancar a queimar borracha ou de alguma forma forçar o controlo de tração.
Pelo que li online a acção do controlo de tração com a entrega e retirada de potencia muito brusca provoca um grande stress no primeiro rolamento de encosto da caixa

Top Inferior