Diário de Bordo de um Serrano a Pilhas - J.Ferreira

Entrada para partilhar o email enviado para a hyundai portugal.

De: joao ferreira <XXXXXXXXX@gmail.com>
Date: quinta, 25/11/2021 à(s) 10:07
Subject: Re: Obrigado pelo seu contacto - [##25466##]
To: Apoio ao Cliente Hyundai <apoioaocliente@hyundai.pt>
Cc: Oficina Guarda <XXXXXXXX@automondego.pt>

Bom dia.

Na ausência de resposta ao exposto questionei nesta data a oficina acerca do estado da reparação da minha viatura hyundai kauai EV (AE-33-AB).
Recapitulando a situação no passado dia 15/09/2021 a minha viatura entrou na oficina automóveis do mondego na Guarda com ruídos metálicos anormais provenientes do compartimento do motor.
Feito o diagnóstico a oficina confirmou que a caixa redutora estava gripada pelo que a sua substituição iria ser feita em garantia.
A viatura ficou imobilizada e foi devolvida no dia 08/10/2021 supostamente com o problema resolvido.
No dia 25/10/2021 a viatura torna a entrar na mesma oficina com a mesma sintomatologia permanecendo imobilizada até hoje aguardar peças sem qualquer previsão de entrega.

Muito embora tenha sido cedida uma viatura de cortesia (hyundai i20) gostaria de demonstrar o meu profundo desagrado com a situação.

Primeiro, a ausência, por parte da marca, de uma previsão do tempo de reparação demonstra desinteresse para com o cliente, transparece uma atitude, ele que se aguente.

Segundo, a viatura cedida poderá ser aceitável num cenário de curto prazo para "desenrascar" o cliente. Contudo o cenário atual já ultrapassou os limites do bom senso e a incerteza do futuro torna a solução, de cortesia, apresentada inviável e inaceitável.
O cliente tem um carro com determinadas características de performance, economia, conforto e segurança, por culpa da Marca encontra-se impedido de usufruir da mesma há praticamente 2 meses.

Assim sendo solicito que me seja indicada uma data prevista para a reparação da minha viatura, bem como a substituição da viatura de cortesia cedida por uma viatura equivalente elétrica ou híbrida plugin.

Sinceramente espero que este meu email tenha resposta, na sua ausência por via oficial serei forçado a recorrer aos canais públicos como redes sociais para expor a situação

NB: coloco a oficina em CC para que eles também recebam resposta da vossa parte aos pedidos que lhes tenho dirigido e segundo sei têm sido encaminhados para vocês (hyundai portugal).

João Ferreira
Telm 96XXXXXXX

A segunda, 22 de nov de 2021, 16:44, Apoio ao Cliente Hyundai <apoioaocliente@hyundai.pt> escreveu:
Exmo(a). Senhor(a) João Manuel Monteiro Ferreira,
Desde já agradecemos o seu contacto e preferência pela Hyundai.
Confirmamos a receção da sua mensagem a qual foi devidamente considerada, desta forma, informamos que iniciámos o contacto com o Concessionário Autorizado Hyundai, Automóveis do Mondego - Guarda, no sentido de analisarmos a situação que nos reportou, para em conjunto determinarmos as ações mais adequadas.
Agradecemos a sua compreensão, com o compromisso que faremos os possíveis para o contactar brevemente.
Estamos sempre disponíveis para quaisquer esclarecimentos.
Melhores cumprimentos,

Apoio ao Cliente Hyundai
www.hyundai.pt
Hyundai Portugal S.A.

Última edição:
regressa à Toyota... já estás perdoado... boa sorte!
Deixa que a toyota ainda foi pior.
A hyundai agora tem a desculpa da crise de spares, a toyota tinha um cliente a reclamar com evidências e eles teimavam que era normal.

Rui Amaral

Active member
Ainda bem que tens guardado todos os talões do combustível para seres ressarcido.

Telmo Salgado

Moderator
Deixa que a toyota ainda foi pior.
A hyundai agora tem a desculpa da crise de spares, a toyota tinha um cliente a reclamar com evidências e eles teimavam que era normal.
Sim e não. O problema da bateria não era impeditivo de circular, e foi notificada por ti uma avaria aos 9 anos de vida da máquina. Ou seja, no Prius foram 9 anos de teu bom usufruto, e merecido.

João Prates

Archie Bunker
Mas por outro lado a bateria estava claramente nas coves e o teste da Toyota dava sempre OK.
O teste às baterias HSD dos Toyota deixa muitíssimo a desejar, e disso o @Joao Ferreira (e quem mais tiver o mesmo problema) tem toda a razão em se sentir enganado.

Na Hyundai a assunção da responsabilidade foi imediata, mas a reparação tarda.
Na Toyota a assunção da responsabilidade foi um martírio, mas a reparação foi imediata.

Venha o diabo e escolha.

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Embora ambas as situações sejam chatas mas prefiro o assumir da culpa imediata mas a reparação tardia do que o contrário.
Porque a luta que tens de ter com a marca para eles assumirem a responsabilidade dá muito mais trabalho e dores de cabeça.

No caso do Kona, é somente por não poder usufruir do carro e por não ter sido fornecido um carro de cortesia equivalente tendo em conta o tempo de espera. Uma coisa são meia dúzia de dias, a pessoa ainda tolera, outra coisa são semanas, meses sem resposta e a ter de ter gastos adicionais com combustível.
Ou assumem essa despesa ou fornecem viatura equivalente de substituição até resolução do caso.o

Boa sorte João.

José Rosado

Well-known member
Isto calhou numa altura muito, mas muito chata. Há falta de tudo em todo o lado.

Na questão da bateria, ainda não tinha colocado aqui, mas sei por fontes bem colocadas que o tempo de espera é de um ano. Pena é que ele não possa ir fazendo kms para ir desgastando esta :censored:

E eis que à 5ª semana de imobilização recebo a informação que o carro está em preparação para entrega tendo ficado a mesma agendada para amanha.

Motor e caixa redutora nova.
Sei também que foi substituído o liquido e refrigeração, bem com o gás do AC (supostamente como tiveram que desmontar tudo foi necessário purgar esses depósitos).

Foi uma longa novela, agravada pela falta de peças, pois a reparação em si não durou mais de 2 dias.

William Esteves

Not Shakespeare
Mas por outro lado a bateria estava claramente nas coves e o teste da Toyota dava sempre OK.
O teste às baterias HSD dos Toyota deixa muitíssimo a desejar, e disso o @Joao Ferreira (e quem mais tiver o mesmo problema) tem toda a razão em se sentir enganado.

Calma... Que ainda não sabemos como os testes das baterias são feitos nas outras marcas... Aliás, há quantas semanas está a aguardar pela substituição da bateria com o pedido adicional de não carregar a 100% SOC? Ele, e mais umas quantas pessoas...

Há até Hyundai's/KIA's a reportar 100% SOH ao fim de mais de 100.000km...............

E eis que à 5ª semana de imobilização recebo a informação que o carro está em preparação para entrega tendo ficado a mesma agendada para amanha.

Motor e caixa redutora nova.
Sei também que foi substituído o liquido e refrigeração, bem com o gás do AC (supostamente como tiveram que desmontar tudo foi necessário purgar esses depósitos).

Foi uma longa novela, agravada pela falta de peças, pois a reparação em si não durou mais de 2 dias.

Não querendo defender ninguém, tem havido constrangimentos gigantes que não têm sido fáceis.

Felizmente, começas a ver o fim! (y)

João Prates

Archie Bunker
Calma... Que ainda não sabemos como os testes das baterias são feitos nas outras marcas... Aliás, há quantas semanas está a aguardar pela substituição da bateria com o pedido adicional de não carregar a 100% SOC?
Mas desde quando me defino pelas asneiras dos outros?
Eu não quero saber do que outras marcas fazem, haverá com muita probabilidade quem faça pior, assim como quem faça melhor provavelmente, mas isso muda o quê?

As asneiras/problemas dos outros ilibam os "nossos" problemas?
Eu disse, e mantenho, que na minha opinião o teste de bateria de tração da Toyota é no mínimo muito fraquinho, acusa bateria OK mesmo quando está "nas coves".

Não disse que os outros não metem baterias na rua que podem pegar fogo, que limitam o SoC com medo disso mesmo, ou outro qualquer problema, pois não?
Eu confiava a 100% no teste da bateria da Toyota, e depois do que sucedeu com o @Joao Ferreira deixei de confiar, é simples.

Aconteceu o mesmo com a BMW e o teste que faziam ao SoH da bateria da minha ex-C-Evo, que chegou a aumentar de SoH de uma revisão para outra.
A partir desse momento ficou claro para mim que o teste da BMW era uma tanga monumental só para os livrar da garantia. E então?

Ninguém está a fazer comparações, eu pelo menos não estava.
Estava sim a constatar um facto: O teste à bateria dos HSD é uma lástima, peca por ser demasiado optimista.

Não concordas? OK, seja.
Agora não digas que não posso achar o que acho só porque há marcas a fazer pior, acho isso um absurdo.

Entrada para registar o regresso do guerreiro.
O Kona Serrano foi devolvido ontem ao final do dia, com motor e caixa redutora a estrear.
Aos 37500km fico quase com um carro zero quilómetros, para tal fica apenas a faltar a troca da bateria, que deverá acontecer durante o próximo ano.

Agora é acumular quilometros e estar atento a eventuais ruidos.
Até ver o silencio regressou

No passado mês de Novembro a Hyundai lançou um update para o infotainment e mapas de vários modelos da sua frota, nomeadamente o Kona e o Ioniq.

O link oficial é este:
https://update.hyundai.com/EU/PT/navigationUpdate

Depois de instalada a funcionalidade basta selecionar o modelo e ano bem como o cartão de destino (nota este terá que ter pelo menos 32gb e vai ser formatado durante o update)
1639252928954.png

Para a atualização será necessário terem um cartão SD classe 10 com pelo menos 32gb (o download será de aprox. 22gb)

O novo sistema está muito mais "bonito" e com aspeto mais moderno
AM-JKLULvoTPsuhPgQbFqel604FeJEPU1xR3Mob96SBFHb1rLMgX-aX7mT3-0k3GOuVQpDnO27Iw_dY2HUz-3akLeJ0w0oSMeEcgehgDAAsLsCqfGS5UCH-nqb6ZkJxinjcDQiRBxyiUG2EDjtSaISOwUwro3g=w800-h600-no

A velocidade real passou a estar disponível na navegação bem como os logos das rádios nacionais
AM-JKLWmTZoSoQHnCYbE91rA0evoqrmJ7aFf2zZhy2FOwkPMH2LhkR7MZ-ywRP9V5E2Sxh2PjwrzW9gkkioJ_UvMAd1vka0w2X1xpS4dZ7aZkKw2XObqSMEuqQX42BX_UobFMvIwJW1qDxywXGEY486IhACUdA=w974-h730-no

A alteração foi bastante profunda tendo inclusive incidido em menus como o radio que passou a ter este aspeto
AM-JKLWZWXgGHIinv9j3DAOyo5DTVmrXaQ9S-gVODINuXvGbn6VpJQgImQ35vh7JvYQyEYIxONWWXG5EaU4kiK1-ka7yhQIWFfUsiVJSDy_OC9973DPHDlx6neuWvHXlgjISEw2xgqBP2zVjeGQQXW1yM95QQQ=w974-h730-no

E o ecrã da climatização para além passar a estar animado, tem um look muito mais vanguardista.
AM-JKLW62EveOf5opZIXavJdmykzwgNAQTO20z3TK1WlY1FMKwAf73y7l91z6H4-AkP2peCyPnMQQGWCvg_5p_DzXTXrKdaki7bqxHsA128iDxXYqiss3hwqLsACV-8qC_z5J8bBW2aQAB35wh44VdQtvQaRRw=w974-h730-no

Os opções online permanecem as mesmas da versão anterior continuando a ser possível visualizar a ocupação dos postos de carregamento das redondezas
AM-JKLXwaZQufx5NZ8Hi6pjSH8whH3wKS-mryo2N1qGKKNnUw3BOBdfU8JeNh8DAUxH6RQnEWn3EMslNw3eQLZNknh0YRY-JZAYdFF86azpg-m4FtFPLZtsVWFGHjveDx-YcWYeZf30ajl7B0dTMwUjIq7973Q=w800-h600-no

Tal como o menu do range onde apenas mudaram as cores
AM-JKLWwJw7iuvcjczcl8f1QsPXrVXdUCP-N_ttV462DsUyBl0bEqUJ74TCfS7jgKC6Y7k7iXVm81C5lbPDuEuDcVTPuv1uz1GzBjaD93WkOVE7MoF2s0yIMUFJaAH6X7RGTPc72N3wrGAu0R432NpsL-1HKvQ=w800-h600-no

Hugo Pardal

Active member
No passado mês de Novembro a Hyundai lançou um update para o infotainment e mapas de vários modelos da sua frota, nomeadamente o Kona e o Ioniq.

O link oficial é este:
https://update.hyundai.com/EU/PT/navigationUpdate

Depois de instalada a funcionalidade basta selecionar o modelo e ano bem como o cartão de destino (nota este terá que ter pelo menos 32gb e vai ser formatado durante o update)
Visualizar anexo 2454

Para a atualização será necessário terem um cartão SD classe 10 com pelo menos 32gb (o download será de aprox. 22gb)

O novo sistema está muito mais "bonito" e com aspeto mais moderno
AM-JKLULvoTPsuhPgQbFqel604FeJEPU1xR3Mob96SBFHb1rLMgX-aX7mT3-0k3GOuVQpDnO27Iw_dY2HUz-3akLeJ0w0oSMeEcgehgDAAsLsCqfGS5UCH-nqb6ZkJxinjcDQiRBxyiUG2EDjtSaISOwUwro3g=w800-h600-no

A velocidade real passou a estar disponível na navegação bem como os logos das rádios nacionais
AM-JKLWmTZoSoQHnCYbE91rA0evoqrmJ7aFf2zZhy2FOwkPMH2LhkR7MZ-ywRP9V5E2Sxh2PjwrzW9gkkioJ_UvMAd1vka0w2X1xpS4dZ7aZkKw2XObqSMEuqQX42BX_UobFMvIwJW1qDxywXGEY486IhACUdA=w974-h730-no

A alteração foi bastante profunda tendo inclusive incidido em menus como o radio que passou a ter este aspeto
AM-JKLWZWXgGHIinv9j3DAOyo5DTVmrXaQ9S-gVODINuXvGbn6VpJQgImQ35vh7JvYQyEYIxONWWXG5EaU4kiK1-ka7yhQIWFfUsiVJSDy_OC9973DPHDlx6neuWvHXlgjISEw2xgqBP2zVjeGQQXW1yM95QQQ=w974-h730-no

E o ecrã da climatização para além passar a estar animado, tem um look muito mais vanguardista.
AM-JKLW62EveOf5opZIXavJdmykzwgNAQTO20z3TK1WlY1FMKwAf73y7l91z6H4-AkP2peCyPnMQQGWCvg_5p_DzXTXrKdaki7bqxHsA128iDxXYqiss3hwqLsACV-8qC_z5J8bBW2aQAB35wh44VdQtvQaRRw=w974-h730-no

Os opções online permanecem as mesmas da versão anterior continuando a ser possível visualizar a ocupação dos postos de carregamento das redondezas
AM-JKLXwaZQufx5NZ8Hi6pjSH8whH3wKS-mryo2N1qGKKNnUw3BOBdfU8JeNh8DAUxH6RQnEWn3EMslNw3eQLZNknh0YRY-JZAYdFF86azpg-m4FtFPLZtsVWFGHjveDx-YcWYeZf30ajl7B0dTMwUjIq7973Q=w800-h600-no

Tal como o menu do range onde apenas mudaram as cores
AM-JKLWwJw7iuvcjczcl8f1QsPXrVXdUCP-N_ttV462DsUyBl0bEqUJ74TCfS7jgKC6Y7k7iXVm81C5lbPDuEuDcVTPuv1uz1GzBjaD93WkOVE7MoF2s0yIMUFJaAH6X7RGTPc72N3wrGAu0R432NpsL-1HKvQ=w800-h600-no
Isso faz update só do sistema ou também dos mapas?

Top Inferior