Diário de Bordo de um Serrano a Pilhas - J.Ferreira

Eis que feita a despedida do meu querido e fiel Prius Serrano está na hora de levantar o véu e acabar com o mistério.

O regresso aos BEV era inevitável, o Fluence com todos os defeitos e virtudes foi uma óptima escola e deixou saudades.

Com um PHV multi-tasking em casa (Outlander) não fazia sentido apostar noutro phv mesmo que fosse mais eficiente. No fundo acabaria por andar a passear dois mci e a suportar manutenções desnecessárias.

Depois de muito ler, ver e ouvir acabei por optar por um Hyundai Kona 64kWh, o negócio ainda não está finalizado pelo que partilho mais detalhes assim que tenha a chave na mão.

Adicionalmente também irei partilhar os prós e contras e o que me levou a optar pelo Kona, mas isso fica para outr hora com mais disponibilidade...

Largada a bomba tenho que ir, mantenham-se sintonizados e não percam o próximo episódio porque Eu também não :)

Telmo Salgado

Moderator
Bom dia, amigo gélido!

Espero que o teu coração empedernido, capaz de deitar borda fora o valor 3G, consiga amar esta bateria sobre rodas...

:cool:

Felicidades, e dá notícias da máquina eleita! E fotos do nome do modelo, que ainda hoje é tabu falar :sneaky:

Rui Amaral

Active member
Espero que o Kona te de muito prazer....de conduzir :LOL:

João Prates

Archie Bunker
Mau maria... agora que tem um kona mais apertadinha lá por casa (é certo que tem menos espaço que o Prius!) já não quer saber da malta... bandido... :devilish:

Ainda vai aqui aparecer que é quentinha para além de apertada, só porque tem bomba de calor, para gozar com os Kauai de Portugal que nem isso trazem... tsss... tsss... :ROFLMAO:

Aqui vamos nós.

O Serrano a Pilhas foi entregue ontem ao final do dia. O Jasmim (Eletricar) teve a amabilidade de me receber fora de horas para me entregar o Konuai (hehehe é um kona tranformado em Kauai).
Recomendo o Jasmim vivamente a quem procure adquirir um veiculo eléctrico, durante todo o processo demonstrou um profissionalismo e capacidade de comunicação acima da média, não demonstrando em momento algum a arrogancia que por vezes muitos vendedores têm quando se consideram os maiores.

O carro em questão é um Hyundai Kona (kauai) importado de Espanha no final de 2020 com 19800km, a primeira matricula do carro é de julho de 2019.
Na sua versão ultimate o carro possui todos os extras possíveis não os vou listar aqui caso contrario teríamos paginas e paginas de texto...

ACtC-3e5MhsgeOBAUBil6a1g7ZMH9TE5WIeDkLEyCbPZVwp0oe3VY9QsZ8T3i-cNZLHDegwEFJIgJOmO-YMQknqG1apBYRMTpbu7S61dhoiQFybktqtYpG5c79lq1TqCoHu02dG8S20PpCLRCqNlZ5cFw7IpHg=w1168-h657-no

Primeiras impressões:

Menos espaçoso que o Prius, mas mais confortável. O nível das ajudas à condução é tal que o carro quase se auto conduz :) bom para os mais distraidos.
Ao nível de ruido a rolar, e apesar de alguns registos negativos neste ponto, nao considero mais ruidoso do que o Prius, muito pelo contrario.

Vista do cockpit, bancos em pele aquecidos e ventilados.
ACtC-3e0SaFZu4PGMiHu0DXwAjfg6EoaL2ftmWJXca_XsDwMt6X6xFwHZhhwYZtSKdUqCDVn5MCK9kR157lUIeuGRk2Z4X98TU2Q2q26VVl7i6xWlvuWWumcY3f9FARIPSL0UYxbb-b6l8KPrnln2YqSIeOBSw=w876-h657-no

Consola central, ao estilo Prius, mas com mais botões para os que gostam de mexer em muita coisa
ACtC-3d8MjGGqUYDlD_xfRqLbfqqbLyoQZAd7jSv58d9i7Zjjoku1MPh9_Iycgr-tyRZu7HAJQeYz41pI07S7IaCoCnOvCtADM5Dx8jXc7J28nXdbosXj5t3Jzwn66U9N11SFzRxmuyyg1Izkl1YNdViRTLXDA=w876-h657-no

tablier, onde se destaca o grande ecra de 9'' do sistema multimédia, (inclui já android auto)

O volante é aquecido forrado em pele e com bom grip, com todos os comandos facilmente acessíveis, possuindo por trás patilhas que permitem alterar o nível de regen, entre Zero e 3 (traduzindo, entre roda livre ou potencia de regen suficiente para parar o carro)
ACtC-3dZ0aAaChh-YWYW3nURuGp2CfaHmqrYBVMg8ZoNX8s4xOJACo-PBogJl6WJjvTsHVmMwkAGKXXvh-0bglO--vg_vg69o2ARhFIYo9BRD9F32yksgvu97EqmJdSKzBndUkwQ9kprSUoWzf2r4_Z5x613_g=w876-h657-no

foto da mala, suficiente para o dia a dia, possuindo um alçapão generoso que lhe permite aumentar significativamente a capacidade
ACtC-3fLQp43NyalemWMK_rZTmLB0dLK3EU7jc4BgRPxx_yG7G4T0SnR28az2PkXvrqybYjMH6NSQRTyNTZbPP1WYKD6kgVnr-0xovic6cTiIFmXba7bMK8BtX6Gz9w2S74Q7aUf8nkFdEupCS5OI5LAiuduqg=w876-h657-no

A habitabilidade dos bancos traseiros não é a melhor, no entanto nao podemos esquecer que se trata de um carro do segmento dos BSUV Baby SUV.
ACtC-3cKUM3VwKRq1OyabPFRfYNCsLgCTgr3zo-JyE2Y4BvV8GUZexWNcIGYrBQpDrwP9EXUo60vydS138ghlHlojzuDfuNE_pmLoTdqDot116ZaUJl8_wTRX61VjWfwcp2tnlwGj_5TaB0xk-Y9_Uql_drgOg=w790-h592-no

O compartimento do motor destaca de imediato a existência da bomba de calor do lado esquerdo. Este componente é a meu ver "OBRIGATORIO" em qualquer EV.
A eficiência de funcionamento é algo que me deixou abismado, durante a viagem de regresso à Guarda o termómetro nunca passou dos 3graus no entanto para manter a cabine nos 21 graus o carro apenas precisava de uns míseros 700watt

ACtC-3fH4pdv1RWut9lA_Sy9dtl1iwepp-ruiQ7hT3SXI-74giAjrQl1C44A4Fgaxjhw4KuG39408PQvct0sYCdOedJ_7SacGIsI5JmloXws2Y5AjiaCe2Ed58NVKU3Orj3wFLpZ9XstSzCirDImOb1OSf3vZg=w876-h657-no

Um pequeno vídeo com as primeiras impressoes sobre a bomba de calor...

Com o carro veio um cabo menekes para os postos publicos, e um EVSE com 3 niveis de potencia 8amp 10amp 12amp.
A carregar a 12a puxa da ficha 2700watt, o investimento numa wallbox ou evse até 32a é algo que já tenho em mente.

ACtC-3d4GwR3liuv13Viz5gdetOAnex1LPNQ0pC_q0qsROrgafKOy3wQDNl8Z3iZnvFupGdsoQ3EY06PAumVhQ7R7K9qsuQ8KpA41trCJg_18QHfogB7XJkVIwLf7S84Oj4-jtdA0RoqAXhznHST16mkrlpknA=w493-h657-no

Dou oficialmente por aberto o diário de bordo do Serrano a Pilhas

faltou o registo do primeiro dia de sobe e desce aqui pela Guarda. o parcial totalizou 60km rolados com um consumo médio de 14,8kWh/100 escusado será dizer que o aquecimento esteve sempre ligado tendo a temperatura máxima hoje atingido um simpático grau...
que grande batismo, as telas para a neve já andam na mala, o tempo está instavel e é possível que neve bem nos próximos dias...

Top Inferior