Diário de Bordo de um PHV Emprestado

Joao Ferreira

Moderator
Abro este diário de bordo para documentar as experiências que vou tendo com um Prius 4G PHV versão de 5 lugares que me foi cedido pela Toyota na sequência da grande novela que tem sido a reparação do Prius Serrano.

O carro foi-me entregue ontem pelo que ainda estou a absorver conceitos pois a maquina tem muitos botões e novos modos de condução que não tinha no Serrano.

Chegado a casa surge a primeira questão... distribuição de pontos de carga dentro da garagem.

O Outlander já tem a sua ficha dedicada e carrega todos os dias durante a madrugada terminando sempre por volta das 7h, por precaução optei por não ligar o PHV no mesmo disjuntor nem programar o mesmo para carregar à mesma hora.
Assim sendo o PHV carregou das 22h até à 1h e o Outlander começou a carga duas horas depois. tudo correu perfeitamente e sem atropelos ;)

Por agora poucos detalhes tenho a acrescentar. O carro tem uma condução muito suave e nota-se a qualidade de construção do mesmo, comparado com o Serrano já não tenho a sensação casca de ovo.

Handling
Comparando com o Outlander nota-se que se trata de um carro um pouco mais leve 1855 kg vs 1920 kg contudo sinto uma concentração de peso nas traseira do carro coisa que no Outlander não acontece pois o pack está debaixo da carroçaria.

Posição de condução
Sinto o carro muito baixo, tão baixo quanto o Serrano. Mesmo comparado com os loaners que tive nos ultimos 20 dias (bwmw serie 2, fiat tipo, renault megane) eu pessoalmente gosto mas creio que poderá ser incomodo para pessoas com reduzida mobilidade entrar e sair do carro.

Interactividade
Quem anda de Prius sabe que não andamos de carro, andamos de nave espacial. Neste ponto o PHV tb não desilude, muitas funções e funcionalidades e todas elas muito intuitivas.
Ainda ando às aranhas com a ligação à net, consegui ligar o carro ao hotspot que tenho contudo não experimentei a appstore do carro.
Sinto que o ecrã podia ter um pouco mais de definição ou então terem optado por um visual (principalmente na navegação) diferente. Está muito parecido ao do Prius 3G.

Conforto
Nada a assinalar, o carro é muito confortável e com um rolar que nos faz pensar estar ao lado do Songoku na sua nuvem magica. Eu apenas acrescentava o volante e o parabrisas aquecido como tem o Outlander, pode não fazer sentido para a malta de Lisboa mas aqui agradece-se

Mala
Prefiro não comentar por agora, vou tentar fazer um ensaio de modo férias com 4 malas ...

Consumo
ainda não tenho feedback para dar sobre este tema

Só ainda fiz 20km com o carro pelo que vou desenvolvendo este tópico aos poucos. Duvidas que tenham digam...

Telmo Salgado

Moderator
Bom tópico, é um alargado teste que merece o foco de quem lê. Mantém-nos ilustrados nesta matéria do PHV de 5 lugares. :coffee:

Joao Ferreira

Moderator
Peço desculpa por nao ir alimentando este quando calha de bordo.
O PHV tem surpreendido aqui no sobe e desce da Guarda.
A melhor marca de consumo até ao momento é de 10,3kwh/100km

Nitidamente o carro não é tão agressivo ao abordar as curvas como o Serrano, o peso no eixo traseiro faz-se sentir quando se tem um andamento mais "agressivo".
No entanto o carro no geral é muito dinâmico e confortável.
Ponto negativo a unidade em questão apresenta um ruido irritante vindo de dentro do tablier (lado direito) apenas notório em paralelos. A meu ver para o custo da viatura não se justifica este ruído. (O Serrano apresenta ruídos na chapeleira, mas não no tablier)

Top Inferior