Diário de bordo Dacia Sandero Stepway 0.9 TCE Bi-Fuel (GPL)

Rui Tavares

New member
O motivo da aquisição de um carro foi um acidente do outro carro que após 350000km e 22anos finalmente foi substituído, isto em 2017. Aproveitei uma campanha da Dacia na entrega de um carro e acabei por optar pela Dacia. Como foi uma decisão tomada em família acabou por ser o Sandero Stepway, apesar de eu ter preferido o "normal" porque dava para ter menos equipamento e tinha melhor aerodinâmica. Então vamos à apresentação do carro, é um Dacia Sandero II SL Bi-Fuel, SL significa Serie limitada basicamente é um pequeno pack de equipamento. Tem um motor com 898cc, 3 cilindros, turbo, 90cv às 5000rpm e binário 140 às 2250 e usa gasolina ou GPL, caixa de 5 velocidades. Tem stop&start (raramente o uso), modo ECO e tem sistema multimédia. A versão Stepway é mais alta 4 cm, apesar de parecer não é um carro de fora de estrada.

Vídeo sobre o Motor 0.9 TCE

No teste do alce fez melhor que o Golf GTI...
Teste do Alce (km77)

Rui Tavares

New member
A foto do Sandero.

Sand1.jpg

Rui Tavares

New member
Na versão a gpl, na lista do equipamento não está disponível o computador de bordo, mas está nas versões que não usam gpl. Pesquisei...
Com um telemóvel e um adaptador OBD, passei a ter computador de bordo no carro. Só contabiliza o consumo de gasolina.

Rui Tavares

New member
O gpl está mais caro e nesta zona ainda está mais, um abastecimento foi feito sem desconto. 50%Auto estrada(+-120km/h) 50% estradas típicas da zona 7.89, 40%Auto estrada(nas longas descidas +-100km/h) 60% estradas típicas da zona 7.1. O ultimo praticamente auto estrada(50%>120km/h e 50% +-110km/h) com uns pequenos desvios em transito citadino, 8.95. Eu uso o AC nas descidas e quando é necessário abrandar.

Telmo Salgado

Moderator
...Potencial mecânica nas descidas... (y)

Pedro Oliveira

Well-known member
Bom registo para o tipo de carro existente.

Ainda me lembro dos dias em que abastecia o prius serrano a menos de 0,5€ o litro.
Não vai muito longe em Agosto de 2020 era o valor que também abastecia, agora anda na casa dos 0,70€.

O ultimo praticamente auto estrada(50%>120km/h e 50% +-110km/h) com uns pequenos desvios em transito citadino, 8.95. Eu uso o AC nas descidas e quando é necessário abrandar.
Boa forma de reduzir o consumo, porque se assim não for facilmente ultrapassa os 10 litros, o meu irmão tem um igual e em AE a 120km/h os consumos são um pouco altos.

João Prates

Archie Bunker

Rui Tavares

New member
Eu abasteço na galp, talão 0.14€ de desconto por litro +0.04€ com o cartão em que tenho de gastar 0.50€, portanto desconto de 0.18€ por litro e pago 0.50€. Normalmente costumo abastecer dois carros. Há uns tempos atrás era fácil andar na casa dos 4€/100km, quando tinha a sorte de ter um talão de 0.16, uma boa média e abastecer 2 carros poderia rondar os 3.6€/100km. O ultimo abastecimento o preço por litro ficou 0.614 com o preço na bomba de 0.784.
Aproveitando o tema do GPL mostro uma alteração que fiz no sistema de navegação, com um ficheiro de localizações de postos de abastecimento de gpl, desdobrei o ficheiro em vários de forma a ter um por marca de posto e respectivo símbolo.
DSC_0512.jpg

Última edição:
Top Inferior