Diário de Bordo - Auris - Pedro Oliveira

Pedro Oliveira

New member
Boa noite,
Chegou a minha vez, tem uma semana nas minhas mãos, na altura da compra vinha com 65765 Km Nacional, matricula de Abril de 2015, mas o modelo é o de 2014 com com jante de 17" Pneu 225*45, actualmente fez 500 Km.

Em relação á carrinha, muito porreira, confortável, silenciosa, mas diferente, ou seja como a minha mulher diz, não é nervosa, ou seja anteriormente tinha-mos uma Ford Focus SW Diesel de 2000 com 90 CV, muito boa carrinha, muito fiável, sem problemas de maior, efectuámos a troca tinha ela 361000 km.
Dps de ponderar durante algum tempo, de várias leitura e opiniões no Forum decidiu-se decidi-se trocar de carro, existiam outros modelos outras marcas, no entanto tomamos a opção por esta.

Ainda não consegui atingir consumos como cheguei a ver no fórum Prius de 4 ou 4,5, o melhor que se conseguiu nestes 500 km que efetuei foram 5,4 no C.b.
Mas abaixo de 5 já ficava contente.

Obrigado

Filipe Silva

New member
Ainda não consegui atingir consumos como cheguei a ver no fórum Prius de 4 ou 4,5, o melhor que se conseguiu nestes 500 km que efetuei foram 5,4 no C.b.
Mas abaixo de 5 já ficava contente.
Um passo de cada vez como foi dito. Requer que te habitues ao carro primeiro e à forma de conduzir. Consumos na cada dos 5l ? Se eu consigo fazer depósitos completos com um Rav4, com um Auris tb é possível. Desde que tenha cuidado com o acelerador e faça viagens +- longas consigo.

Pedro Oliveira

New member
Correto, todos os dias é uma aprendizagem.

Somente uma outra questão, Na quinta feira passada atestei o depósito, no entanto hoje decidi ver qual foi o consumo dos 130 km que efetuei após atestar Coloquei 4,45 lts no entanto o C.B não atualizou os Km disponíveis até ao próximo abastecimento, manteve os mesmos Km, é normal, ou posteriormente vai efetuar atualização?

Obrigado mais uma vez.

João Prates

Moderator
Staff
Muito possivelmente ele foi tão cheio no abastecimento nem se apercebeu dos 4,45 litros que gastou, logo não alterou a estimativa quando os repuseste.

O sensor de combustível no depósito tem um limite máximo de leitura, que se colocarmos combustível até aparecer no bocal é muito ultrapassado.

Até passarmos do limite superior do sensor para baixo, ele não faz a mais pequena ideia se tem mais meio litro ou mais 5 litros em acima do máximo.

Regra geral tens de ver o indicador de combustível começar a descer para ter a certeza que já estás a trabalhar dentro da janela de operação do sensor.

O mesmo sucede em baixo na reserva. De um ponto para baixo ele não consegue ler, por isso tanto podes ter ainda 5 litros disponíveis como podes estar a vapores.

Tipicamente há sempre um "maluco" entre cada um de nós faz uma experiência controlada (com jerrican a bordo) para cada modelo, para aferir precisamente o tamanho da reserva.

Depois quando a reserva acende, fazemos reset a um trip, e começamos a fazer contas. Dá literalmente para realizar centenas de kms depois do carro indicar autonomia zero.

Mas é preciso SABER o que se está a fazer, ou podem-se dar mal e ficar apeados.

Filipe Silva

New member
Off-topic mas a assinatura do Pedro está (estava) como a minha. Como colocamos o icon do Spritmonitor na assinatura ?

João Prates

Moderator
Staff
Na página da spritmonitor copiem o código BBCode em vez de copiar o HTML.

Este novo software funciona em BBCode, e vocês estão a usar código html, por isso é que não funciona.

É um bom resultado para um Auris, que média apresenta atualmente no CB? Confiando que as medidas que o mostrador mostra estão corretas, 1/4 de depósito será à volta de 11,25 litros, já que o Auris vem equipado com um depósito de 45 litros. Se chegar vai ser se calhar um bocadinho à tangente.

Pedro Oliveira

New member
Olá,

A média no C.B tem indicado 4,6 a 4,7 . O Ar Condicionado é ligado grande parte do tempo.

Mas se for assim já se advinha-se uma poupança em relação á Ford Focus diesel que tinha, uma vez que os consumos rondavam os 6,5. .

Sendo assim aos 1000 kms acho que já não será possível chegar, ora façamos as contas: média 4,7 l/100km; depósito 45 litros; (45/4,7)*100=957 km. A não ser que tenha conseguido meter mais uns litritos no depósito pela matemática não será possível. No Auris com facelift, só a partir da média a partir dos 4,3 é que é possível chegar aos 1000 kms, uma vez que existe um desfazamento entre o que o CB diz e o que é real em cerca de 0,3 l/100km.

Mas mesmo assim consegue ser um bom consumo para uma carrinha, comparando com a Focus que tinha. Não esquecer que a Auris é provavelmente mais pesada do que a Focus

Pedro Tiago

Active member
Cliente Ecowatt
A média no C.B tem indicado 4,6 a 4,7 . O Ar Condicionado é ligado grande parte do tempo.
Pedro conta sempre com um erro de +/-6% para o consumo indicado pelo CB. Para esses consumo que indicas ten um consumo real de 4,9 a 5,0.

Com valores de CB superiores a 4,2 eu não arriscaria...

Pedro Oliveira

New member
Boa noite,

Ao fim do dia, a carrinha acendeu a reserva aos 800 km , assim peguei e fui atestar novamente , foram colocados 41,44 lts, não está nada mal, conssgui-se efetuar mais 80 km que o antigo carro e menos 7 litros de gasóleo, para o primeiro depósito não está mal, acho eu , no C.B indicou 4,9 no entanto no spritmonitor indicou 5,17.

Pedro Tiago

Active member
Cliente Ecowatt
Ao fim do dia, a carrinha acendeu a reserva aos 800 km , assim peguei e fui atestar novamente , foram colocados 41,44 lts, não está nada mal
Pois, acho que fizeste bem. Pela minha experiência no Auris 1G, seria difícil chegar aos 1000kms com a reserva a acender antes dos 850kms.
foram colocados 41,44 lts, não está nada mal, conssgui-se efetuar mais 80 km que o antigo carro e menos 7 litros de gasóleo, para o primeiro depósito não está mal, acho eu , no C.B indicou 4,9 no entanto no spritmonitor indicou 5,17.
Ainda terias cerca de 3,5 Litros no deposito, mais alguma coisa nas tubagens...era complicado! O desvio do spritmonitor parece-me coerente.

Top Inferior