Diário de Bordo Auris - Nuno Cardoso

William Esteves

Not Shakespeare
Olha que existem, por vezes os sites de Portugal têm é um delay ou omissão muito representativa... :)

CONTINENTAL_EcoContact%206_E2Image_562_4019238034776.png

Nota que a durabilidade é inferior às outras duas gamas, ser um bom pneu depende daquilo que procuras ;)

Nuno Cardoso

Well-known member
Conforme tinha prometido cá estão as novidades.

Seguindo o valor da gasolina que cada vez está mais cara decidi fazer como já vários membros do fórum fizeram, e agora o Auris é um hibrido bi-fuel. Finalmente gasta GPL! E atestar nunca foi tão barato.

Foi colocado o sistema GPL Vialle Liquid SI com lubrificação de válvulas V-lube e um depósito de GPL de 52 litros sendo que úteis são apenas 40 litros.

Primeiras impressões após 250km rodados:
  • O motor aparentemente parece-me mais suave no trabalhar (mas isto pode ser impressão minha);
  • Noto que tenho de carregar mais um pouco no pedal para manter a velocidade. Já comprovei esta situação ao subir a serra de Valongo, em que a gasolina conseguia manter o consumo do CB pouco acima de 10 l/100km e o ponteiro sempre na zona ECO e agora vai entre os 11/12 l/100km e tenho de ir por vezes à zona Power. Aqui creio que seja necessária mais uma pequena afinação do tempo de injeção do GPL que deverá ser feita na revisão dos 2000km;
  • Consigo forçar o carro a pegar a gás quando está frio (ligar pela primeira vez no dia) mas parece-me que o motor não gosta muito. Executando o processo normal de o ligar nem noto a passagem para GPL;
  • Perdi cerca de 2 a 3 cm de altura na mala, pois o depósito apesar de ser o mais baixo que há mesmo assim ainda é alto o suficiente para ficar acima dos tabuleiros de plástico;
  • A bomba do tanque de GPL faz-se ouvir ligeiramente no habitáculo, mas aqui culpo em parte o silêncio de termos muitas vezes o motor desligado :p
Agora tenho de dar mais umas voltas para perceber como se comporta tudo, mas tirando o que apontei parece-me que está ótimo. Deixo em baixo imagens do resultado final.

Pedro Oliveira

Well-known member
Porreiro, a instalação também está bastante arrumadinha como sempre.
Realmente na mala pensei sempre que ias conseguir colocar um depósito maior e não altear a mala, mas isso é o menos.
Com a média que tens a gasolina vais conseguir fazer sempre os 600 kms no máximo 650 km, já não está nada mau, com 30€ .
Consigo forçar o carro a pegar a gás quando está frio (ligar pela primeira vez no dia) mas parece-me que o motor não gosta muito.
Sim quando o ligas á primeira, por vezes pode-se notar um pequeno solavanco. Como a passagem para Gpl demorar aproximadamente 50 a 60 seg por vezes essa passagem de gasolina para Gpl surge no final do ciclo de aquecimento e aí nota-se alguma coisa.
Agora tenho de dar mais umas voltas para perceber como se comporta tudo, mas tirando o que apontei parece-me que está ótimo. Deixo em baixo imagens do resultado final.
Aí tens de ter um cuidado o carro a partir de agora vai começar a gastar mais pneu do que antes, acredito que não gaste tanto como os colegas com os EV, mas de certeza que vais mais vezes á padaria.😄😄

Rui Santos

Saturn_Guardian
Então e em quanto ficou essa brincadeira?
Sendo o HB eu tinha colocado um depósito que não roubasse espaço de bagageira.
Como ficou a garantia da Toyota? Há concessionários que aceitam o GPL outros não por isso levantar a questão.

Nuno Cardoso

Well-known member
mas de certeza que vais mais vezes á padaria.
Já foram 250 km neste fim de semana sem sair do distrito do Porto (Aeroporto, Paredes e Matosinhos) :p

Então e em quanto ficou essa brincadeira?
Sendo o HB eu tinha colocado um depósito que não roubasse espaço de bagageira.
Como ficou a garantia da Toyota? Há concessionários que aceitam o GPL outros não por isso levantar a questão.
A brincadeira ficou perto dos 1900€, se mantiver o meu ritmo e a diferença de preços entre a gasolina e o GPL, penso que em 3 anos a 3 anos e meio o investimento tá pago, já que faço cerca de 15000 km ao ano. Quanto ao depósito era o mais baixo que se poderia colocar no carro, não havia alternativa... A garantia do carro para todos os efeitos termina em janeiro quando faz os 5 anos, pelo que para mim já não era muito questão em cima da mesa.

Pedro Oliveira

Well-known member
Na altura que converti o meu em 2020, a Toyota indicou-me por email que só perdia a garantia dos componentes que fossem alterados.

1631607693330.png

Nos fim dos 5 anos perguntaram se pretendia comprar o extracare com mais dois anos e que não tinha implicação com o carro estar a GPL. A garantia das baterias tem sido renovada sempre nas revisões .

Rui Santos

Saturn_Guardian
Na altura que converti o meu em 2020, a Toyota indicou-me por email que só perdia a garantia dos componentes que fossem alterados.

Visualizar anexo 2169

Nos fim dos 5 anos perguntaram se pretendia comprar o extracare com mais dois anos e que não tinha implicação com o carro estar a GPL. A garantia das baterias tem sido renovada sempre nas revisões .
Fizeste bem em ter isso por escrito. Em caso de azar a concessão que respondeu tem de assumir.

Top Inferior