Diário bordo Prius 2G do Teles

Fábio Teles

New member
Boa noite.
Este será o diário de bordo do meu Prius 2G.
É uma viatura que comprei no ano passado, sendo de Outubro de 2009. Vinha com 69500KM tendo neste momento 81500KM, passado um ano e meio.
Não é de momento um carro diário visto que estou perto do trabalho e não o uso para essa locomoção.

Até ao momento tem sido uma viatura impecável. É o modelo mais simples, em cinza, e sem os extras da versão mais premium, mas o valor que podia despender foram para este carro, um achado do qual não me arrependo.

Revisões foram 2 desde que o tenho sem problemas a assinalar.

Como extras adicionei os sensores traseiros de estacionamento e um adaptador USB e Bluetooth para MP3 já que o leitor era apenas de CDs e não queria alterar o rádio para aftermarket.

Consumos em cidade tem andado por volta dos 4.6l/100 com autoestrada no fim de semana e velocidades entre os 100-110 Km/h.

Espero poder aqui partilhar alegrias e aventuras deste modelo.

Bruno R. Almeida

Active member
Carro lindo!!
Também no passado tive um Prius 2G versão base.
Agora é treinar o pé direito pois esse menino pode chegar a fazer 3,7Lt/100km. E com 45 Lt no deposito consegues fazer +/- 1.300km!

Fábio Teles

New member
Quando vim para cima pela A23 cheguei aos 4.2, o mínimo que já fiz. Talvez num local com menos subidas mas mesmo os 4.5 já me deixam satisfeito :)

Bruno R. Almeida

Active member
Fábio Teles, está na hora de fazer umas férias no Algarve e fazer uns tantos km no EN125 e 3,7Lt/100km vai ser brincadeira de criança!

Fábio Teles

New member
Bem nos últimos dias muitos km percorridos por nacionais e com muito sobre e desce e com os consumos a manterem-se. Cheguei agora a meio do depósito com mais de 500km feitos.

Hoje pela primeira vez (que tenha notado) ouvi o ventilador das baterias a trabalhar. O calor no interior a aumentar deve ter ajudado.

De resto não me deixa mal em nenhum momento. A cara metade gosta imenso do carro e o espaço que tem.

A ver se coloco mais alguma informação/curiosidades e fotos do mesmo, aproveitando que o uso é diário nas férias e não só ao fim de semana.

Fábio Teles

New member
E mais um pequeno update :) após 760km aproximadamente e a chegar aos 3 traços de gasolina e média de 4.4l/100 acabei por atestar em Espanha que os 0.30€ mais barato são de aproveitar. Nestes km devo ter gasto cerca de 33 litros já que foi o que coloquei após ter atestado.

De facto a média marcada bate certo com as minhas contas. Apesar de poder fazer melhor não me queixo nada. Com tanta subida e descida estou bastante satisfeito. Por nacional ontem fiquei bem abaixo dos 4 no gráfico geral(y)

Hoje com a chuva/sol precisará de uma grande limpeza quando voltar, de resto tem sido um descanso.

João Prates

Moderator
Staff
Hoje pela primeira vez (que tenha notado) ouvi o ventilador das baterias a trabalhar. O calor no interior a aumentar deve ter ajudado.
Para a ventilação actuar, a bateria tem de estar numa zona de "desconforto" para ela, e o habitáculo tem de estar mais fresco, ou só iria aquecer ainda mais a bateria.
Deves SEMPRE optar por ter o habitáculo confortável para ti, porque o que é bom para ti é bom para a bateria, e ganham todos com isso.
De facto a média marcada bate certo com as minhas contas.
O Prius 2G tem uma precisão notável na média calculada pelo CB.
Já o Prius 3G também não falha... não falha no desvio, é sempre 3 décimas optimista... cheira a marketing over engineering...

Fábio Teles

New member
Bem quase 1300km depois, e com a média a manter-se nos 4.4 com A23, A1, etc., mais uma longa viagem terminou sem qualquer problema (y)

Aproveito e coloco uma questão. A borracha do "botão" de abertura da mala parece assim uma massa estranha, super pegajoso:

IMG_20190827_210900.jpg

Alguém teve um problema semelhante? Deve ser já da idade, calor, etc. Basta desapertar aqueles 2 parafusos e trocar? Se fosse fácil fazia eu mesmo, senão teria de pedir na Toyota.

Obrigado pela ajuda.

Fábio Teles

New member
Obrigado pelo video...é mais "complicado" do que pensava :) vou ver na Toyota quanto me levariam para trocar o mesmo!

Pedro Tiago

Active member
ele no video substitui o "switch" todo, no teu caso acho que o video é importante para perceberes onde estás a mexer, mas julgo que dá para substituir apenas a borracha tirando os 2 parafusos.

Pelo menos há isso à venda.

Olha aqui por ex: https://www.amazon.com/Release-SEQUOIA-4RUNNER-Liftgate-Replacement/dp/B01BMMXOMU

EDIT: Bom parece haver relatos que a coisa às vezes não é assim tão fácil, convém se calhar ler isto:

Última edição:

Bruno R. Almeida

Active member
Fábio, no ImBatível tive o mesmo problema.

A operação é facil se tiveres as ferramentas corretas.

Basta tirares os dois parafusos, limpares bem, tirar medidas, comprar borracha a medida, fazer uns pre-furos e colocar novamente.

da 1 olhadela no DB do Imbatível do Prius.pt

Tiago Gomes

Member
Viva. Tive o mesmo problema, quer dizer, a minha começou a ficar despedaçada e a soltar-se aos poucos. Acabei por retira-la por completo e confesso que nao voltei a colocar qualquer borracha depois disso.
A operação de abertura da mala continua tranquila, eventualmente com a borracha poderá proteger algo, mas tirando isso, está okay.

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Ouvi falar que uma área de câmara de ar de bicicleta poderia servir, mas no meu 3G não tenho ainda esse problema.

Rui Amaral

Member
Aproveito e coloco uma questão. A borracha do "botão" de abertura da mala parece assim uma massa estranha, super pegajoso:
Alguém teve um problema semelhante? Deve ser já da idade, calor, etc. Basta desapertar aqueles 2 parafusos e trocar? Se fosse fácil fazia eu mesmo, senão teria de pedir na Toyota.

Obrigado pela ajuda.
O meu 2G sofreu do mesmo problema e ficou (bem) resolvido com um pedaço de "duct tape" comprado numa qualquer loja de bricolage. Foi so cortar a medida.

Top Inferior