Decisions, decisions...

João Brazão

New member
Olá pessoal!

Já em tempos estive para regressar ao mundo dos hibridos, mas acabei por comprar um gasolina poupadinho (excelente negócio, um Ford Tourneo Courier 1.0, pequeno chassis mas por dentro um autentico salão). No entanto este malandro resolveu começar a dar chatices 61 meses depois de o ter comprado. Que é como quem diz, 1 mês depois de ter terminado a garantia. Devem ter um timer qualquer...

Ou seja, irritado com carros novos, andei a circular por essa net fora à procura de boas alternativas que não me rebentassem com o orçamento. Neste momento tenho dois candidatos, que pouco têm a ver um com o outro.

O primeiro, é um carro que nunca me tinha despertado a atenção. Um Kia Niro PHEV de 2019 com 50.000km. Pareceu-me interessante mas fiquei um pouco desiludido com as dimensões do carro. O PHEV é interessante para mim, pois normalmente não faço mais de 50km por dia e, quando saio, é para ir ao Alentejo profundo onde pode ser complicado carregar (e, devido a isso, coloco para já um EV de parte).

O segundo, depois de desiludido com o tamanho do Kia Niro, surgiu-me por acaso. E com a vantagem de que simplesmente posso trocar o Ford sem praticamente ter que por dinheiro. Espaço não lhe falta e dura uma vida. Um Lexus RX 400h de 2008, muito estimado e com 180.000km. Consome o mesmo que o Ford, mas não é o mesmo que ter um PHEV.

Num caso trata-se duma escolha racional. No outro, o coração manda o cérebro calar-se. No entanto, financeiramente, invertem-se os papéis. O Kia ainda requer algum investimento mas o Lexus é troca directa.

O que acham destas alternativas? E, claro está, estou aberto a outras sugestões!

Abraços eco!

Telmo Salgado

Moderator
O Lexus paga um IUC elevadíssimo, e os consumos são ainda elevados também (viste o Spritmonitor para confirmar?).
Continuo a achar o 3G/3GPHV como ótimas opções, mesmo que com este último faças somente 15 a 20km e EV.

(E bem vindo a esta casa eheheh)

João Brazão

New member
Boa, não me tinha lembrado do IUC... São 600€/ano! :D

Pois, eu bem queria um Prius PHV, mas os que encontro andam todos na casa dos 30.000. O meu orçamento são, no máximo, 20.000.

Na carnext tens kia niro PHV perto do teu budget.
De facto o Pirus PHV é o Rei dos PHV mas o preço.... o mais barato que anda pelo stand virtual fica pelos 23.750€ provavelmente negociaveis.
(nota que a mala do Prius sai a perder quando comparada com a do Niro)

João Brazão

New member
Sim, foi justamente aí que vi o Kia. Achas que sai a perder? A do Niro tem a vantagem dos bancos rebatidos, mas, sem isso são 380 litros ou algo assim. Não é um bom exemplo mas, por comparação, o meu Ford tem mais de 800 litros (1800 com os banco rebatidos :))

Telmo Salgado

Moderator
Boa, não me tinha lembrado do IUC... São 600€/ano! :D

Pois, eu bem queria um Prius PHV, mas os que encontro andam todos na casa dos 30.000. O meu orçamento são, no máximo, 20.000.

Quando falei do Prius PHV era do 3G, que facilmente encontras abaixo de 15K.
O 4G PHV existem a partir de 23K. Mas são 4 lugares, somente. Os km em EV são um espanto, podes ir acima dos 50km.
Sim, foi justamente aí que vi o Kia. Achas que sai a perder? A do Niro tem a vantagem dos bancos rebatidos, mas, sem isso são 380 litros ou algo assim. Não é um bom exemplo mas, por comparação, o meu Ford tem mais de 800 litros (1800 com os banco rebatidos :))

Quando faltar espaço, é só colocar as barras e uma bagageira de tejadilho (y)

João Brazão

New member
Ah! Tens razão. Um 3G PHV seria uma excelente alternativa. Não encontro é nenhum à venda... Mas vou procurar. Os 20km em EV servem perfeitamente para as minhas voltas, com um bocadinho de gasolina de vez em quando.

João Prates

Archie Bunker
Se tiveres 20k para dar + a tua ford transit travesti, deves conseguir chegar aos 4G PHV.

Em termos de espaço de mala esquece, é incomparável com um carro da mesma classe quanto mais com um monovolume, mas tens eficiência e prazer de condução imbatível.

O 3G PHV é uma opção válida mas como te alertaram por esta altura de 2012 devem andar a fazer na casa dos 15 km de range EV em média verão/inverno (16/13).

Continua a não ter nada a ver com um monovolume, terás menos espaço que no Kia, e tecnologia ultrapassada por comparação com o 4G PHV é o dia da noite.

Tenho os 2 em casa e sei que rolar no 3G depois de andar uns tempos no 4G faz-me parecer o Fred Flinstone, o salto na qualidade e na solidez do carro foi brutal do 3G para o 4G.

Prefiro não dar opinião sobre as 2 escolhas que referes, por não me identificar minimamente nem com um nem com outro, mas se tivesse de escolher ia para o Kia, por ser PHV.

João Brazão

New member
Obrigado. Vou ver o plug in esta semana e confirmar o modelo. Julgo que mesmo com 15km de autonomia seja um uma opção válida, mesmo não conseguindo fazer uma ida e regresso a Lisboa 100% eléctrico. E, segundo o anuncio, como as baterias e motor electrico ainda têm 2 anos de garantia dá alguma paz de espírito.

Depois de ter tido um 2G durante 4 anos e ter já conduzido vários 3G sei com o que conto.

Já agora, só por curiosidade porque não vi por aqui grandes conversas acerca do Niro. Qual é a parte menos boa do mesmo?

João Brazão

New member
Prefiro não dar opinião sobre as 2 escolhas que referes, por não me identificar minimamente nem
Ah, menos mal. Pensei que tinhas críticas ao Niro mas é mesmo só uma questão de gosto, já percebi.

Bem, vamos lá ver o que sai daqui. Devo ter uma ideia mais formada na próxima semana depois de experimentar as várias opções.

Acho que em relação ao espaço de bagageira estou mal habituado e a verdade é que já não me faz falta.

Como o João Prates disse muito bem o Niro HEV de 2020 é muito muito bom, com excepção das jantes de 18" em pneu 225/45 ZR 18 : Parece um pneu de Ferrari...

Em jante 16" pneu 205/60R16 é mais "macio" e confortável. Parece que só o Telmo e eu não gostamos mesmo nada de pneus largos e perfis baixos.

Já andei tambem com o Niro PHEV em jante 16" e gostei muito embora a condução seja um pouco diferente por causa do peso maior devido às baterias.

José Rosado

Active member
Também não sou grande fá de SUVs, mas sinceramente acho que o Niro nem chega bem a ser um SUV. Acho que encaixa mais no formato hatchback, ali entre os sedans e os SUV. Senão, o Leaf também pode ser um SUV (tem a mesma altura que o Niro).

João Prates

Archie Bunker
Ser SUV ou não ser SUV tem pouco a ver com a dimensão, e mais com o formato, penso eu.

Embora evidentemente os grandes mastodontes, ou bisontes, ou o que queiramos perjurativamente chamar aos de grandes dimensões só piorem as coisas.
Por exemplo o Mazda MX-30 também tem formato claramente SUV, bem como o Lexus UX300e e tantos outros, ainda são mais baixos que o Leaf...

Aliás essa é uma das críticas que teço ao formato, fazem os carros em formato SUV mas vai-se a ver e por dentro são mais apertados que um bom sedan, é absurdo.
O único SUV que conduzi que tinha claramente mais espaço que o Prius foi o RAV4, de resto foi só desilusões em espaço interior, do Kona ao UX300e, tudo claustrofóbico.

Mas pronto, estava só a justificar como o @João Brazão disse que o motivo era não gostar do formato e não do fabricante ou modelo em si.

Top Inferior