DB Volvo V60 T8 Plugin Hybrid

As outras 2 x que reparei, foram à saída do escritório de bateria cheia. Normalmente, havendo bateria, qd o carro pára, fica logo em modo elétrico a consumir zero. Está última vez, o carro tinha feito 37 km, mas não tinha arrancado com o motor de combustão (sim, o motor estava frio). Mas nestes 2 meses, com utilização diária, só aconteceu as 3x subir tanto.
Já aconteceu sair de casa com zero graus, algumas vezes sem bateria nenhuma, e o consumo não sobe assim ... vou perguntar na Volvo e partilharei a resposta

Partilho com vocês a minha desilusão com os postos de carregamento... 😩
Sendo o carro híbrido, parar numa bomba para carregar, mesmo sendo a bateria ‘pequena’ (10, qq coisa kWh), ainda não é viável : é muito tempo... sem nada para fazer. Parei na AS Palmela para carregar num posto de 43 kVA .
O resultado é:
F00AC152-ABA7-4485-8E37-B404F8A801D9.jpeg
1 kWh por cada 15 min, para esta bateria são pelo menos 2 h 30 min...
Provavelmente todos vocês já sabem disso há anos, mas confesso que tinha a expectativa de ser muito menos tempo ☹. Em casa, na tomada normal, carrega em 4h15min (cronometrados hoje)
E os custos, comparados com o carregamento em casa (período do vazio, e para quem tem condições para isso), não têm nada a ver!

Última edição:

Carlos Costa

Active member
O teu carro não aceita carga rápida e está limitado aos 3,7kW do on board chargher. A capacidade total da bateria do V60 PHEV é de 11,6 kWh, mas apenas 9,9 kWh são utilizáveis. No melhor cenário serão precisas sempre 2,5 horas para carregar a bateria (carga completa, a 16A). Em casa demoras mais tempo pois não terás os 16A disponíveis.

São valores muito modestos, mas ajustados ao tipo de viatura. PHEV e BEV são coisas diferentes. Se me permites uma opinião pessoal, com essa autonomia EV só equacionaria um V60 PHEV se fizesse metade dos quilómetros diários que fazes, ou se pudesse carregar em casa e no trabalho. Deste modo a velocidade de carregamento nem sequer seria problema. A questão é que, no teu caso, finda a autonomia eléctrica, são muitos os cavalos para alimentar, e aí não há milagres. Apesar de ser PHEV, não é propriamente uma viatura com baixos consumos.

Última edição por um moderador:

Joao Ferreira

Moderator
Staff
o único PHEV com carga rapida (ou pelo menos acelarada) é o Outlander.
Quanto te custou essa sessão de carregamento? - já simulei, deve ter custado perto de 1eur....

Última edição:

Joao Ferreira

Moderator
Staff
o carregamento deverá ter custadk cerca de 1,5€.

já agora é meramente para informação nesses 30min o outlander teria carregado a bateria bem acima dos 90% :)

O teu carro não aceita carga rápida e está limitado aos 3,7kW do on board chargher. A capacidade total da bateria do V60 PHEV é de 11,6 kWh, mas apenas 9,9 kWh são utilizáveis. No melhor cenário serão precisas sempre 2,5 horas para carregar a bateria (carga completa, a 16A). Em casa demoras mais tempo pois não terás os 16A disponíveis.

São valores muito modestos, mas ajustados ao tipo de viatura. PHEV e BEV são coisas diferentes. Se me permites uma opinião pessoal, com essa autonomia EV só equacionaria um V60 PHEV se fizesse metade dos quilómetros diários que fazes, ou se pudesse carregar em casa e no trabalho. Deste modo a velocidade de carregamento nem sequer seria problema. A questão é que, no teu caso, finda a autonomia eléctrica, são muitos os cavalos para alimentar, e aí não há milagres. Apesar de ser PHEV, não é propriamente uma viatura com baixos consumos.
quem sabe, sabe! Obrigado pela informação!

Nestes dias tenho carregado no trabalho (Onde tenho carregador) e em casa (onde estico extensão).
Tirando as viagens longas, que nos últimos dias não têm acontecido, o ponteiro do combustível não mexe (estou a gastar por volta de 1L por dia)

Na passada quarta-feira fiz uma viagem longa (730km) e o consumo la disparou outra vez (média da viagem 7,4L/100km).
A viagem foi Palmela / vila franca/ Oliveira de Azeméis/ Ermesinde/ Palmela. A ida com velocidades em autoestrada entre os 120/130km/h,
e o regresso na ordem dos 130/140km/h.
Tenho plena consciência que com um andamento mais moderado, a média seria bastante melhor...
Aqui ficam os dados da viagem C0E25455-A5EB-4A6E-90D0-F9642F3A9055.jpeg7D0803D9-E3CA-4FD3-95CA-2DC6BE89A866.jpeg9C4B1AEA-229B-4662-90B1-A400E0C12B0F.jpeg
A média global dos quase 7000km, subiu para 6,1L/100km.

Última edição:
o pré aquecimento é mandatorio no inverno. o meu outlander aquece todos os dias 20min antes de sair de casa
Uma pergunta: és tu que ligas e desligas manualmente (calculo que via App) o aquecimento do carro ou programas o agendamento desse aquecimento?
Estava agora a programar o aquecimento para antes de sair de casa (os tais 20 min antes, durante 10 min, para ainda carregar a bateria), e só me dá opção de hora de ligar... não há opção de definir a duração!??
AC5683ED-FD2D-46E0-916D-A006961B1E6E.jpeg
alguem tem experiência nesta programação da App?
Abraços!

boas!
Após ter instalado forma de carregar o carro em casa, estou os fazer 2 carregamentos diários (casa + escritório) que permitem fazer a viagem pendular em modo elétrico. Tirando um ou outro arranque mais agressivo que ativa o motor de combustão, dá perfeitamente para a fazer as viagens diárias a uma velocidade “decente” (na AE acho que ultrapasso mais carros do que aqueles que me ultrapassam), e no trânsito ter o conforto do silêncio que este modo propicía.
Aqui ficam os dados de uma das viagens:06BB079D-27E5-4BD7-8E11-D85107862B6F.jpegBF969FC9-F89D-4B35-B2CE-C0452CD39367.jpegEA4CB193-3CB9-4747-A120-64131A36188F.jpeg

Boas!

Estive a ver/ ler o tópico do fórum relativo ao modo B do prius e deixo-vos aqui o que acontece no Volvo.
Deixo-vos um vídeo filmado na descida do túnel do Marquês:

A regeneração do modo B em descida (neste caso bastante acentuada), acreditando no ponteiro, é praticamente o dobro do modo D.
Nesta descida até se torna confortável usar o modo B tendo em conta os radares (em B da para descer sem travar com o pedal, mantendo a velocidade quase constante). A regeneração é visível: neste caso ganhou 1 km de autonomia.

deixo ainda nota do que diz o manual de instruções do carro239180AF-E5BB-47EC-933C-50691DA94C71.jpeg

Olá,

Ainda na ‘onda’ dos filmes, deixo-vos mais este, relativo à utilização do AppleWatch com a App Volvo OnCall.
Considero um detalhe delicioso e bastante útil!

Com um simples toque, dá a possibilidade de através do ‘relógio’, controlar:
- arranque da climatizacao (importante para quem estaciona na rua, conforme já aqui discutido em posts anteriores e alternativa à programação prévia)
- arranque remoto
- trancar e destrancar portas (óptimo para quem frequentemente têm dúvidas se trancou ou não as postas, independentemente da distância a que se encontra do carro)
- ligar e desligar luzes ou luzes + buzina (para ajudar a localizar o carro num estacionamento)
- controlo de autonomia e ponto de situação do carregamento da bateria
- localização do utilizador e do carro no googlemaps (e possibilidade de indicar melhor caminho para o encontrar)

É apenas mais um gadget, mas ‘muito à frente’!

Top Inferior