DB Transformer - BMW i3 94Ah BEV do Hugo Pardal

Hugo Pardal

Member
@William Esteves
O i3 não é carro para ir de férias porque não cabe as tralhas todas dos miúdos... só o carrinho do mais novo quase enche a bagageira (o carrinho é grande e eu até pensava que não ia caber!). Eu sozinho ia com ele a qualquer lado... com 3 burros do shreck a perguntar se já chegamos assim que saímos da rua de casa é mais complicado!
eu já tive um leaf MK1... isto é a mesma coisa só que com o dobro da autonomia!

@João Prates
A programação foi feita no carro... eu agora é que fui ver na app o que tinha programado no carro. Acabei por alterar a programação na APP e enviar para o carro... logo à noite confirmo se ficou ok. também achei estranho... não sei se foi bug carro ou do user....

Hugo Pardal

Member
Esta noite carregou sem problemas... mas continuo sem conseguir explicar o erro.

só notei que o carro é pessimista a fazer as contas.... inicia o carregamento muito cedo e fica pronto bem antes da hora de partida.

Bruno R. Almeida

Well-known member
No Leaf tb é assim!
No meu caso (Rei Zoom) posso utilizar a programação de inicio ou do fim e indicar a % da bateria que quero carregada.

No caso de selecionar a carga de fim ele também é muito pessimista e geralmente termina a carga 30 a 45 min antes da hora programada.

Hugo Pardal

Member
No Leaf tb é assim!
No meu caso (Rei Zoom) posso utilizar a programação de inicio ou do fim e indicar a % da bateria que quero carregada.

No caso de selecionar a carga de fim ele também é muito pessimista e geralmente termina a carga 30 a 45 min antes da hora programada.

Eu sei... também já tive um LEAF!

o interessante é que no BMW i3 só te deixa programar o horário de carregamento para as horas de vazio programando a hora de saída, pelo que carrega sempre tendo em conta a hora de final de carga... não permite como no LEAF programar para carregar a partir da hora de inicio. (não sei se me consegui explicar bem)

Hugo Pardal

Member
pergunta para queijinho...

No EVSE de origem da BMW pode-se mudar a ficha para uma CEE azul de 16A?

pergunto isto porque tenho ideia de que o evse do LEAF tinha um sensor qualquer na ficha e não se podia trocar a ficha. Este parece uma ficha normal...

e já agora... ainda não olhei com olhos de ver para o evse... será melhor trocar a ficha ou abrir o evse e trocar o cabo de entrada todo... também me dava jeito que o cabo fosse mais comprido!

Hugo Pardal

Member
Compra um adaptador de schuko para CEE 16A, encontras em qualquer loja de electricidade, não assassines o EVSE pelo amor da santa!

E sim, a ficha tem um sensor de temperatura dentro, não consegues ver isso por fora, o formato não demonstra, mas tem.

Assassinada já vem a ficha!

eu acho é que devo substituir por uma em bom estado.... e a substituir substituia por uma das azuis porque tenho tomada montada na garagem.

Telmo Salgado

Moderator
Todos os componentes têm de ser de bom fabrico e bem apertados os terminais, é um DIY fácil mas de exigência de bom trabalho.
Estes cabos e fichas têm serviço à noite, com alguma solicitação de intensidade, e ligados a um carro...ou seja é para confiar a 100%!

Hugo Pardal

Member
A minha ideia é que o uso principal vai ser em casa e como tenho a tomada 16A azul seria mais seguro do que ter adaptadores... Mas por outro lado dependendo da posição do carro na garagem posso ter de usar uma pequena extensão de 3 metros. Por isso se calhar mais vale pôr a ficha schuko e fazer uma extensão de 3 metros schuko fêmea para cee 16A azul macho.

Hugo Pardal

Member
ontem (Domingo) foi dia de ir ao Pingo Doce aproveitar o dia sem IVA...

cheguei ao pé do carro com o carrinho de compras assim...

Pensei...

Será que isto cabe tudo no carro?

coube tudo e ainda cabia mais qualquer coisita. A bagageira é pequena mas não tanto como parece. ainda tem um espaço útil muito aproveitável!

No sábado decidi ir a Fátima... da Póvoa da Galega até Fátima foram 121km por estradas nacionais/regionais (tentei fazer um percurso próximo do que faço nas peregrinações) e cheguei com 55% de bateria. Ainda andei um bocado perdido por ter apanhado umas obras mas fez-se bem. eu gosto mais de viajar pelas nacionais para ir a ver as paisagens e as aldeias pelas quais vamos passando. Mas os meus companheiros de viagem querem é chegar ao destino o mais rapidamente possível. À volta optei por vir por AE e carregar na AS de Santarém 14 minutos para vir mais descansado. total de pouco mais de 250km feitos e chegámos a casa... mas tinha dado para fazer o mesmo percurso de volta e fazer 240km só com uma carga (nestas condições de condução em estrada nacional).

Muito porreiro o carro para o uso que lhe damos... apenas me parece que AE a grandes velocidades não é o habitat dele. É um carro urbano e sub-urbano... pode fazer outros trajetos? sim, pode. mas não foi para isso que foi desenhado.

Top Inferior