DB Transformer - BMW i3 94Ah BEV do Hugo Pardal

João Prates

Archie Bunker
Idem.
Só optei pelo Prius PHV no final porque queria comprar novo, e o i3 mesmo com todo o equipamento em cima não chegava aos calcanhares do PHV em gadgets mas passava a ponta dos cabelos por larga margem em preço.

Agora a comprar usado... nem pensava duas vezes, BEV era certinho, até fica bem na minha garagem e tudo LoL.
Foto de um dos que testei na altura, aqui ao lado do Baby Blue, antes de comprar o Dare Devil naturalmente:

1601410250634.png

Luis Neves

Moderator
Num i3 94 ah REX em deslocações Coimbra-Porto fiz várias vezes médias de 18.x kWh/100, com andamentos na casa dos 120 km/h. É um percurso razoável para consumos e a média referida inclui uns 15% de percursos de ligação. Não me pareceu complicado chegar aos 150 km....agora como é evidente, ir num REX permite ignorar a reserva, sendo a versão BEV é preciso deixar pelo menos 10% de margem.

Hugo Pardal

Active member
Até agora estamos a gostar bastante do carro.

Hoje já fiz a actualização dos mapas (grátis por 4 anos até 2021) e já chegou o selo verde da emel.

Coisas a ver quando houver tempo (e €s)...

- 1 ruído parasita em estrada em mau estado/empedrado que me parece vir da grelha de ventilação do lado esquerdo;
- tenho de mandar o carro a um tipo do detalhe tirar umas pequenas marcas nas portas e junto à bagageira;
- adquirir um evse extra para andar no carro e um cabo de carregamento type 2 3x32A para usar nos postos lentos.

João Prates

Archie Bunker
Num i3 94 ah REX em deslocações Coimbra-Porto fiz várias vezes médias de 18.x kWh/100
Não foi em condução despreocupada com CC ligado pois não?
O meu consumo de 22 kWh/100km foi de inverno com CC.

Usar técnicas de redução de consumo como deixar embalar nas descidas e deixar reduzir nas subidas como é teu hábito fazer naturalmente conduz a consumos mais contidos.
Mas eu estava a falar de consumo típico com CC ligado, que é sempre superior ao consumo que se consegue manualmente se soubermos conduzir para baixo consumo.

Hugo Pardal

Active member
No sábado fui visitar os meus cunhados a Atalaia...

portanto fiz Póvoa da Galega - Atalaia (por volta das 12h30m). Estava calor e fui de AC ligado nos 20 ou 21 graus tendo feito a ponte Vasco da Gama com CC nos 105km/h. A volta foi já de noite (21h) sem AC ligado e a mesma velocidade na ponte.

total 91km e ainda sobrou 147km de autonomia.

nada mau!

MZLUuf6.jpeg

Esta noite não percebi porquê mas o carro não carregou como programado... não foi problema porque o carro tem autonomia para a minha mulher ir e vir do trabalho quase 3 vezes... mas tenho de tentar perceber o que é que aconteceu!

Telmo Salgado

Moderator
Bom testemunho, Hugo! (y)
Quando souberes o que se passou com o programado carregamento, partilha!

Hugo Pardal

Active member
Não tinha nenhuma mensagem, as luzes estavam normais... não percebi!

fui agora ver a aplicação e ao olhar para a programação vejo que tenho duas diferentes... uma de segunda a sexta e outra só para sábado e domingo...

será que entrou em conflito?

é que tenho ao domingo estar pronto às 8h e segunda às 7h. será que a programação de domingo dava para arrancar a carga já depois das 00h e por isso não arrancou e a programação de segunda dava para arrancar antes das 00h e por isso também não arrancou?

se calhar vou colocar igual todos os dias e só uma programação a ver se volta ou não a acontecer...

João Prates

Archie Bunker
é que tenho ao domingo estar pronto às 8h e segunda às 7h. será que a programação de domingo dava para arrancar a carga já depois das 00h e por isso não arrancou e a programação de segunda dava para arrancar antes das 00h e por isso também não arrancou?
Isso seria um motivo muito parvo, bug claro.

Mas tens assim uma velocidade de carregamento tão baixa que precisa de 7 ou 8 horas para carregar?
E tinhas o carro assim tão descarregado para precisar de tanto tempo?

Hugo Pardal

Active member
eu estou a usar o carregador de origem de 10A. o carro devia estar com cerca de 70% de carga...

deve ter havido ali um bug qualquer porque quando liguei o carregador as luzes do carro e do carregador estavam todas OK.

Bruno R. Almeida

Wellness Coach
@Hugo Pardal o que o @João Prates provavelmente te queria questionar era qual o motivo de carregares acima dos 80%? Dado que ainda terias autonomia para pelo menos 3 dias de viagens pendulares!

João Prates

Archie Bunker
Se a programação para terminar a determinada hora estiver a funcionar bem esses valores não justificam de todo começar a carga no dia anterior.
O 94Ah tem 27 kWh utilizáveis, pelo que se já estava a 70% só tinhas 8 kWh para carregar, 9 kWh que seja com margem de erro e perdas de carregamento...

A carregar a 10A isso faz-se em 9000/2300=4 horas de carregamento, nunca na vida para estar pronto às 7h da manhã precisava de começar antes da meia-noite.
E com isto não quero dizer que mesmo que tivesse de começar antes isso devesse ser algum problema, naturalmente, isso é controlado por software, não tem desculpa.

Agora também te digo, ou melhor, também não te recomendo, que tendo o carro nos 70% e gastando apenas 30% de carga por dia, faças uma carga total diária.
Porque não programas por exemplo para 2ªs 4ªs e 6ªas apenas? Ou 3ªs e 5ªs, saindo de fds com a carga total? Algo que não leve a bateria aos 100% todos os dias.

Num PHV onde gasto toda a autonomia todos os dias a cada viagem não consigo fazer isso, mas num BEV era certinho que o faria no teu cenário.

Hugo Pardal

Active member
que houve ali um bug qualquer isso é certinho... o quê não sei.

quanto ao carregar todos os dias vs dia sim dia não...

já pensei nessa possibilidade mas o carro é usado pela minha esposa e, se para mim isso não teria problema nenhum, para a minha mulher pode gerar algum problema... e eu pensei mesmo no caso de, por algum motivo, falhar o carregamento. imaginemos que estava a carregar dia sim, dia não, que o carro falhava o carregamento e ela só ficava com 30 e tal % de carga na bateria para ir e vir de Lisboa...

João Prates

Archie Bunker
por algum motivo, falhar o carregamento.
Sim sim, claro, só podes fazer isso quando conheceres bem o bicho e puderes ficar descansado que as cargas correm bem.
Nem no Baby Blue nem no Dare Devil alguma vez tive problemas de o carregamento programado não funcionar, por isso não sei bem que pensar ou como ajudar.

O que gosto é de ver a programação no carro, e não em app que pode não comunicar bem.
Já viste se no carro a programação está certa a bater bem com a app?

Top Inferior