DB Transformer - BMW i3 94Ah BEV do Hugo Pardal

Hugo Pardal

Active member
Geekices...

dados da viagem de Maia até casa...

l3Bgr1k.jpeg

depois de ficar a carregar durante a noite...

x5mQPUA.jpg

depois de sair da garagem e lembrar-me de colocar no modo ECO PRO

aINMNOM.jpeg

Dá para ver que para fazer 200km com estes carros só com uma carga não são necessárias grandes ginásticas!

Pedro Tiago

Knight that says "Ni"
Já se rolares em AE no limite de velocidade legal deves poder contar com uns 120 km de autonomia, não esperes muito mais, a aerodinâmica pesa muito a essas velocidades.
foi a grande razão que me fez escolher o ioniq em detrimento do i3, estava à espera que houvesse diferença, mas fiquei abismado com o consumo que consegui fazer logo com o carro de demonstração no meu percurso pendular casa-trabalho-casa. Como faço uns 50% de AE, não dá qualquer hipótese

Hugo Pardal

Active member
@João Prates

o carro estava na Maia e eu na Póvoa da Galega...

Eu pedi e o rapaz enviou-me uma fotografia desse menu escondido... mas com as tecnologias de hoje em dia só não sou enganado se o vendedor não quiser. Eu confiei. na foto que ele enviou dizia 29.2kWh... eu ainda não consultei para confirmar.

Já agora, uma dúvida que me podem ajudar neste fórum....

Quando eu tinha o LEAF tinha a eletricidade em tarifário bi-horário... agora já há quase um ano que tenho simples. A minha esposa habituou-se a não ter de pôr as máquinas a lavar de noite, poder passar a ferro à vontade, aspirar e ligar aquecedores/ar condicionado sem estar a olhar para as horas, etc...
Quando agora lhe falei que ia voltar a passar o tarifário para bi-horário ela pediu-me para não o fazer porque para ela é mais confortável desta forma, principalmente pelo tratamento da roupa.
O que dizem? perco muito se não passar a bi-horário? ou posso passar a bi-horário e ela continuar a usar a máquina da roupa e passar a ferro indescriminadamente que mesmo assim ganho em passar a bi-horário por o consumo do carro ser muito superior?

já agora... o meu fornecedor actual é a Endesa (tarifário E-luz). Actualmente há algum mais económico? Gold Energy, Cashback power? o que aconselham? é que ir para comparadores colocar o meu consumo actual de nada serve porque vai mudar muito!

Carlos Costa

Moderator
Fui cliente Endesa muitos anos, mas mudei para a Galp. Aderi ao plano casa + mobilidade elétrica, com 20% de desconto sobre a tarifa em vazio (0,0738 eur/ kWh + IVA) e 16% de desconto nos postos públicos. O preço fora do vazio é 0,1982 eur / kWh + IVA, ou seja, mais do dobro. Do meu ponto de vista, o bi-horário compensa bastante para quem tem um EV, independentemente do operador. E quanto mais consumo puderes incluir no vazio menor será a fatura. Se, por uma questão de conforto, a tua esposa não se adaptar ao bi-horário, pois aí terás que procurar o operador com preço mais vantajoso... e instalar um sistema fotovoltaico para auto consumo! ;) Passar a ferro depois das 22h é uma seca. Para tudo o resto há temporizadores.

Hugo Pardal

Active member
se conheceres os teu hábitos de consumo tens aqui um simulador para te ajudar: https://poupaenergia.pt/simulador-avancado/#/

tinha acabado agora de simular e sugerem a YLCE (da qual nunca tinha ouvido falar)...

mas os preços do simulador não coincidem com a tabela de preços do site!

------------------simulador-------------site
Termo Potência 0,3297 €/dia-------- 0,3121
Energia
Fora do Vazio- 0,1559 €/kWh------- 0,1868
Vazio---------- 0,0839 €/kWh------- 0,0980

uma diferença ainda substancial

EDIT:

@Carlos Costa os carregamentos fora de casa serão muito ocasionais... não vale a pena contar com esse desconto!

edit 2

as próprias máquinas têm temporizador integrado... esse não é o problema... ir estender roupa às 3 da manhã é que também não é prático! (e se não tira logo da máquina quando acaba de lavar fica com vincos e blá blá blá.... conversa de gaja que já não ouvi toda!)

Última edição:

Hugo Pardal

Active member
Bom dia.

Ontem quando fui pôr o carro a carregar vi que a esposa no seu trajecto diário tinha feito 72km e tinha ainda 142km de autonomia. ela vai mudar de trabalho mas a distância não será muito diferente. Trabalha em Carnaxide e vai passar para a zona da Infante Santo. Percebe-se que o carro fará 200km sem grandes cuidados.

ebdfvXP.jpg

Depois, a pedido de várias famílias, fui ver o estado da bateria que o carro apresenta nos menus escondidos...

zUw6wr3.jpeg

29.5kWh

Luis Neves

Moderator
O i3 é o carro no mercado com a melhor gestão de baterias. Por aqui anda um já com 4 anos e continua com a capacidade útil acima dos 29 kWh, sendo que a marca até apenas declara 28 kWh. E carrega na potência máxima em PCR até aos 90%. É uma compra segura em segunda mão, sem dúvidas.

Em AE a 120 km/h será de contar com 150 km, a menor veloicidade ou com misto de estradas secundárias e percursos urbanos vai aos 200 sem problemas.

Léo Grova

Well-known member
Luis, sem querer ser desmancha prazeres, 150km a 120km/h... acho altamente improvável. Lá perto, sem dúvida, mas 150km a 120km/h ... acho muito. E nem falo de AE com perfis desafiantes.

João Prates

Archie Bunker
A rolar a 120 km/h o i3 faz por volta dos 22 kWh/100 km na A1 no troço entre Coimbra e Lisboa, pelo que 150 km é de facto puxado, e por isso referi 120 km, para jogar pelo seguro.

Lembro-me de em 2017 quando tive oportunidade de testar os i3 todos da altura (60 Ah, 94 Ah, e 94 Ah REx), numa das saídas de Coimbra para baixo vi-me grego para chegar a Santarém.

Nas últimas colinas antes da bomba tive de reduzir para os 90 km/h, e já me acendia o aviso de bateria a ficar a zeros, foi mesmo à pele (isto com o 94 Ah).

Hugo Pardal

Active member
O tipo de utilização que o carro vai ter é um misto de nacional, AE e cidade... e cerca de 70-80km diários. Para o uso serve perfeitamente. Para nós é mais importante ser um carro mais adaptado à cidade do que à AE. A troca fez-se mesmo por o local de trabalho passar a ser no centro da cidade. Daí a escolha incidir sobre o i3.

Léo Grova

Well-known member
Claro que sim Hugo!
Eu só escrevi para alertar - não fossem vocês arriscar os tais 150km a 120km/h.

O carro é espetacular - o i3 esteve na minha lista de opções.

Top Inferior