DB Kauaiona

Hugo Pardal

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Com o preço da gasolina a subir fiz contas à vida e cheguei à conclusão que já me sai mais barato andar elétrico mesmo tendo em conta que tinha de encontrar um carro que fizesse casa-algarve direto sem parar. o carro tinha de ser o mais barato possível e tinha de conseguir uma boa retoma pelo meu carro a gasolina.

Consegui cumprir as minhas premissas com a compra de um kauaiona 64kw importado de França. Já o adquiri a um stand cá em Portugal (EVline) e não tive qualquer influência na sua importação. É de dezembro de 2018 e tem cerca de 35000km.

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A partir do dia de hoje os carros lá de casa são os 2 100% elétricos. Junta-se o Kauaiona ao BMW i3 que a minha mulher usa no dia-a-dia.

Em relação ao Citroën C5 Aircross que veio substituir fico a perder em espaço e conforto. Mas penso que o que vou poupar em custos de utilização irá compensar. Para além da minha veia ambientalista ficar também satisfeita.

Vivo num apartamento com garagem fechada (box) que já preparei para carregar os dois carros durante a noite.

Agora é aprender a mexer no brinquedo novo... ontem já fui buscá-lo à noite e pouco tive tempo de fazer a não ser trocar as cadeiras dos miúdos de um carro para o outro.
 

Hugo Pardal

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obrigado Telmo.


Já agora alguma informação sobre a instalação elétrica para carregamento uma vez que sei que há aqui muitos entendidos na matéria...


eu moro no R/C e a box é logo por baixo do apartamento.
tem cabo unifilar de 2,5mm entre o quadro do apartamento e o quadro da box.
tinha um disjuntor de 16A para a box que troquei agora por um de 20A porque li que o cabo de 2,5mm aguenta bem os 20A.
no quadro da box tinha logo desde a construção uma tomada ligada a um disjuntor de 10A e quando comprei o LEAF já tinha instalado uma tomada de 16A com disjuntor de 16A ligado a essa tomada.
actualmente tenho 2 carregadores de 10A (um de LEAF que comprei online e o de origem do BMW i3) ligados a cada uma destas tomadas, cada uma com o seu disjuntor dedicado.
tenho o i3 programado para carregar todas as noites entre as 23h e as 8h com hora de arrancar às 7h. normalmente começa a carregar entre as 2 e as 3 da manhã para ficar pronto um bocadinho antes das 7h. o Hyundai vou programar para arrancar carregamento às 22h e lá para as 2-3 da manhã deve estar pronto (nos 80%). por isso os carros quase não irão coincidir a carregar em simultâneo.
 

Hugo Pardal

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Sim. É de 64.

No meu dia-a-dia faço cerca de 50km quando o miúdo não tem atividades, 75km quando tem atividades. Ao fim de semana é variável.
 
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