DB "ironia de quem tem um prius 2G"

Paulo Lapa

Active member
Pois é de volta aqui á nova casa e que bem que ficou, (y)
A máquina continua em banho maria até ao final do ano, faz cerca de 500kms por mês, até lá vou ter que mudar o óleo e o filtro, a garantia da bateria de tração já terminou, por isso nada de especial "há que rolar para não constipar".

Agora surgiu uma dúvida que não devia acontecer mas deixou-me baralhado, queria desligar o airbag do passageiro mas não dá, pois não tem a slot da chave mecânica para passar a off, no 3G tem no tablier de lado da porta do pendura, mas no 2G apenas um autocolante a mostrar para não colocar cadeirinhas, por baixo do volante também nada.
Posto isto tenho que andar com a babycock no banco de trás com berros pelos meioo_O.A Bárbara quando dá-lhe os 5min...:devilish:.

Abraço,

PL

João Prates

Moderator
Staff
A adição do interruptor de chave para desligar o aribag do passageiro foi uma das inovações do 3G, não vale a pena procurar, não existia no 2G.

Sem estar 100% seguro que dê, creio que se pode desligar via comando OBD, o que significa que tens de ir à oficina para eles o desligarem.

Claro que ficas com o inconveniente de depois andar desligado até voltares a lá ir pedir para voltar a ligar... não é prático, daí terem posto o interruptor no 3G.

Paulo Lapa

Active member
Tinha a certeza que não dava, o simbolo no tablier já dizia tudo, mas não custa nada perguntar.
O Peugeot 206 já trazia esse canhão por baixo do volante e era de 2001!!!!
Aqui a Toyota falhou.
PL

Paulo Lapa

Active member
Durante esta semana irei fazer uma limpeza do interior da máquina, aquilo de andar com carrinho de bebé na mala está a matar-meo_O, não é que faça uso mas tem que andar lá, e quando não está até doí a alma, até ao natal vai ter que ser...no entanto vou experimentar a minha formula ultra eficaz.(y)(y)(y), depois mostro as fotos.
PL

Paulo Lapa

Active member
Boa tarde,
A limpeza interior da máquina está feita demorei cerca de 35min. o quite de limpeza foi " á lapa" e ficou um es-pe-tá-cu-lo.:eek:
Então foi 2 tampas de Ajax Fabuloso e uma tampa de lixívia delicada do pingo doce, o cheirinho é sempre do agrado do freguês 😂

:coffee:

Finalmente a edição está porreira.

PL

Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Paulo, estes post são motivadores e de grande ajuda!!!
Sou um desleixado nestas coisas da limpeza das viaturas e acho que eu deveria ir por tirar proveito da paz interior nesses momentos... :coffee:

Realmente 35 minutos para limpeza interior é um rápido. Só eu perdi hora e meia a aspirar o carro e passar um pano de microfibras pelos plasticos :p
Mas como faz a limpeza todas as semanas faz sentido que seja muito menos sujidade a remover ;)

Paulo Lapa

Active member
Até eu fiquei surpreso apenas gênica nos braços e ter tempo para estas coisas.
Esqueci-me do pano era da tupperware mas a minha mulher não sabe, xiuuuuu.
Não deixa pêlo, as tantas foi por isso que me despasxei.;);););)
PL

Paulo Lapa

Active member
Esta semana tive a oportunidade de conduzir as 2 máquinas e a conclusão é que o 2G ganhou em consumos, já me tinha apercebido daí que tenho preferência por usar o 2G em cidade ou curtas distâncias, é super económico.
O 3G é para um gajo gozar um pouco desta vida :cool:

Foi a viagem de ida para o trabalho de 10.5kms de 18min.
Para lá sobe um pouco, de regresso é generoso.
médias de 3.3l a 4.6l , no cb do 3G marca 4.2 mas é mentira é mais 3décimas.

PL

João Prates

Moderator
Staff
Não sei o que se passou nesse mini-teste em particular, mas contradiz a minha experiência e a racionalidade.
Ainda por cima em trajectos curtos, o 2G não tem hipótese face a um 3G, se todas as variáveis forem as mesmas.

Por isso é que para aferir consumos temos sempre de fazer muitos kms, em pouco tempo de condução mesmo a mais pequena coisa pode influenciar enormemente o resultado.

Eu por acaso já fiz o mesmo trajecto com um 2G e um 3G de cerca de 70km e consegui melhor consumo no 2G. As temperaturas ambiente eram similares. Estou em crer que a jante de 16" ajuda muito a descer o consumo..

Paulo Lapa

Active member
Já tinha notado esta diferença a olho nu, pondo 10euros de gasolina, no 2G dura e dura e dura, no 3G nem por isso dura mas não é a mesma coisa é outra fruta.
Talvez seja a jante 16" no 2G como disse bem o Rosado pois a pressão é igual em ambos, 2.4 bar, nota-se claramente o 3G mais "amarrado ao chão com a típica jante 17", talvez peca por isso, mas também quando o mci funciona como gerador, lá vai 15l de instantâneo, a ditas barras azuis, é que rola mais tempo em EV daí as vezes distraio e lá vai pimba mais mci.
A condução foi igual notei claramente que o 2G entrava mais o mci por volta dos 23kms/h daí a bt não ir tão abaixo, enquanto no 3G uma boa parte do percurso rola em EV.
Conclusão:
2G
Com 278000kms ainda gasta entre 4.3L e 5.1L.
Citadino por excelência
Manutenção baixa
Familiar generoso
Normal condutor: sexo feminino
Rodagem estado maduro
3G
Com 132000kms gasta entre 4.1l e 5.4l
Vertente mais de auto estrada e inter cidades
Manutenção média
Familiar acessivel
Semi desportivo, quando é preciso PWR é outra emoção
Normal condutor : sexo masculino
Rodagem ainda é um menino, está a aquecer

PL

Paulo Lapa

Active member
Não sei o que se passou nesse mini-teste em particular, mas contradiz a minha experiência e a racionalidade.
Ainda por cima em trajectos curtos, o 2G não tem hipótese face a um 3G, se todas as variáveis forem as mesmas.

Por isso é que para aferir consumos temos sempre de fazer muitos kms, em pouco tempo de condução mesmo a mais pequena coisa pode influenciar enormemente o resultado.
Pela tua lógica é verdade no registo dos litros aos 100kms é verdade o 3G ganha, mas nesta viagem casa/trabalho o 2G superou.

Paulo Lapa

Active member
A revisão dos 278000kms está feita.
Óleo e filtro do óleo e já está NADA MAIS DE ESPECIAL....:cool::cool::cool::cool::cool:.
Apenas uma chamada de atenção para os calços que duram mais 7k e a bomba de água a chegar ao fim, tenho que vigiar o nível do depósito, está a começar a babar pela junta, mesmo assim ESPETACULAR OH PÁ É UM PRIUS....:LOL::ROFLMAO::LOL::ROFLMAO:.
Como habitual vai haver foto.
PL

Top Inferior