DB do NIRO Pérola (HV VERSÃO TECH 2020)

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Caros amigos,

Após vários anos com híbridos da Toyota com total satisfação, fui ""obrigado" a mudar de marca.

Tanto o CH-R como o Corolla são exíguos, com pouco espaço interior, pouca visibilidade, mala pequena, sem pneu sobresselente, pelo que não me motivaram.

A única alternativa HEV (alem do Lexus UX 250 que ainda era pior e muito mais caro) era a Hyundai ou a Kia.

Optei no final de Julho pelo Kia NIRO HEV que me parece ser a melhor e única alternativa em termos de espaço interior (impressionante), visibilidade, equipamento (condução autónoma nível 2), qualidade e preço.

É a versão topo de gama Tech na côr lacada Snow White Pearl.

Tem um novo écran TFT totalmente digital de 7" muito mais fácil de usar e intuitivo que o da Toyota, também novo display multimédia de 10,25" e todo um equipamento ultra completo de série.

Tem um motor 1.6 de 105 Cv e um motor eléctrico de 44 Cv com uma potência combinada de 141 Cv.

A bateria tem uma capacidade de 1.56 Kwh.

Usufruí de 8 anos de garantia (1 ano adicional para encomendas ém Julho).

Tem neste momento um pouco mais de 700 Km e o CB marca um consumo médio de 3.5L.

Consumo feito em rodagem da viatura , a velocidade baixa e com percursos favoráveis.

Isto porque há duas hipóteses de medidas de pneus. 205/60R16 ou 225/45R18 que é a medida destas versões mais equipadas.

Como totalmente de acordo com o Telmo é um absurdo pneus na medida que mencionei, Michelin Pilot Sport 4 ZR (pneus quase de Ferrari…). Pior consumo e ruído.

A única vantagem em relação às jantes de 16" é a diminuição da distância de travagem de 100 a 0 Km/h em mais de 7m.

Em relação aos HEV Toyota, é um pouco mais ruidoso nomeadamente ruídos de rolamento e insonorização, o motor é mais "rugoso" e o consumo será mais alto. O rolar da Toyota e o pisar da estrada são mais suaves.

No entanto estou convencido que com jantes de 16" conseguiria fazer quase sempre pelo menos 1000 Km por depósito (45L). Neste 1º depósito irei fazer mais de 1100 Km se quiser.

A fiabilidade da Toyota também será em teoria superior.

Onde é superior o NIRO é na visibilidade, espaço, facilidade manuseio dos vários écrans / equipamentos e o equipamento em si.

Para já são as impressões iniciais muito positivas apesar de saudades da Toyota.

Grato.
 
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João Prates

Archie Bunker
OK, então no contexto de moderação pedia-te 2 coisas:
  1. Se tiveres para aí virado baptiza o carro, é mais fácil referir-mo-nos a ele em posts consequentes pelo nome, se te sentires bem com isso evidentemente;
  2. Altera o título do tópico para DB do xxxxxx onde xxxxx representa o nome de baptismo do carro, ou em alternativa se não deres nome mete pelo menos o teu nome para se distinguir.
Sobre o DB em si, posso perguntar porque motivo optaste por um HV em vez do PHV? Ou não há Niro PHV?
 
OK João.

Como não há mais nenhum Niro HEV e a côr é Snow White Pearl pode ficar "Niro Pérola"

Tive de optar pelo HV pela dificuldade no carregamento.

Ainda pensei no PHV e carregar só de vez em quando, mas era 7000 EURO mais caro e tambem não me pareceu correcto.

O motor é o mesmo, a potência também e a bateria tinha 8,9 Kwh de capacidade.

O Niro foi desenhado com plataforma só de versões electrificadas, e é o único crossover com versões HEV, PHEV e EV

João podes por favor então mudar o título para "DB do NIRO PÉROLA

Grato.
 

Telmo Salgado

Moderator
Apesar do C-HR e Corolla terem já o trem novo (sim, muito mais apelativo que o 1.8 anterior), não consideraste o espaço da Prius+, e a facilidade dos 7 lugares? Também tem pneu sobressalente...
A jante 16" está disponível na versão menos cara.
Como contra, o preço carote, em ambas as versões...e os consumos que não são tão frugais como aquele que indicas. No Spritmonitor a média é de 5,56 enquanto nesse Niro é 5,13.
Por outro lado o próprio Prius 4G HV também tem espaço e uma condução fabulosa...
Parabéns e vai-nos alimentando a curiosidade, com os votos de tudo a correr bem.
 
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Léo Grova

Well-known member
Tem muito bom aspecto este Niro.
Excelente opção.

Já estive sentado num, e de facto sente-se muito mais espaçoso e luminoso que o Chr ( que também gosto muito).

Parabéns, e muita saúde para gozar a máquina!
 
Obrigado a todos.

Telmo não considerei o Prius+ pois não preciso dos 7 lugares, é mais caro, dimensões exteriores maiores, muito menos equipamento, logo não foi opção.

Também questionei sobre as jantes de 16" mas nesta versão topo de gama não estão disponíveis.

Os consumos estão a ser feitos como disse em percursos muito favoráveis por razões pessoais (marginal Lisboa Estoril e vice versa) e a baixa velocidade (< 70 Km/h)

Esqueci-me de mencionar uma funcionalidade fabulosa que são as patilhas no volante.

Em modo Sport funcionam como caixa manual para subir ou descer relações da caixa DCT6.

No modo ECO, aí sim, funcionam para actuar até 3 níveis de retenção. Jogando com antecipação quase não é preciso travar. No nível 1 já se sente bem e no nível 2 e 3 o carro práticamente para sózinho.
 

João Prates

Archie Bunker

Telmo Salgado

Moderator
Julgo que em termos de segurança a Toyota não está mal, o resto, nomeadamente o infotainment, desconheço.
Alguns gadgets, do tipo as patilhas de regeneração, de facto não tem.
 
Obrigado João.

Não está tão ultrapassado mas é uns vários milhares de EURO mais caro, maior e quanto ao equipamento vou citar algumas diferenças para versão mais cara a Premium com PVP > 42300 EURO (se fôr a mais básica Luxury então a diferença é muito maior, continuando mais cara);

Écran multimédia 10.25"
Cruise control adaptativo com função stop & go
Cruise control adaptativo preditivo (com navegação activa tem a função coasting que trava por ex ao aproximar-se duma rotunda e volta a acelerar depois)
Sensor de angulo morto
Assistente fila de transito (mantem o carro centrado no meio da faixa de rodagem)
Faróis full Led
Banco com regulação eléctrica
Alarme
Sensores activos pressão pneus
Carregador wireless smarphone
Patilhas volante
Antena shark

João o tempo não perdoa. O Prius+ tem alguns anos e este Niro é muito mais recente e foi actualizado no final de 2019.

Também a Toyota sempre se esticou nos preços em Portugal
 
Caros amigos,

Aproveitando os 22 Cêntimo de desconto na GALP que tive hoje, abasteci pela 1ª vez para conseguir média (A anterior foi atestar à saída do Concessionário com 21 Km e logo sem média)

Com 711 Km dos quais 690 Km com este depósito, abasteci 25.05L dando uma média real de 3.63L contra 3.5L indicado no CB.

Por curiosidade fiz depois cerca de 20 Km do Estoril para Lisboa e o CB indicou 2.7L.
 
Hoje novo abastecimento.

Fiz 883 Km média CB 3.6 L e real 3.69 L.

Acumulado 1594 Km CB 3.6 L e real 3.66 L

Gostaria de partilhar mais 2 coisas

A 1ª é a gestão da bateria que a viatura faz. É muito interessante pois logo que baixa uma barra ou no máximo duas da meia carga, o motor funciona um pouco e novamente pelo menos atinge meia carga. Muito superior ao que tinha no Prius ou no Auris que descarregavam mais rápido até mínimo (2 barras) e demoravam mais a carregar.

Atenção que em percursos até agora práticamente planos.

A 2ª é viagens com o CCA activo e a viatura sempre no meio da faixa e travando e acelerando sózinha. Fim das correcções de direcção no volante e muito mais relaxante e descansado. Mas sempre com concentração no que se está a fazer.
 

Léo Grova

Well-known member
Excelentes consumos!
Essa ajuda à condução, tenho ideia que ainda é melhor que na Hyundai. Sem dúvida que torna a condução menos cansativa.
 
Outra funcionalidade que depois de se começar a usar não se prescinde é o "Auto Hold"

Nalguns Toyota também existe, e mantem o carro imobilizado após paragem sem necessitar estar a pressionar o pedal do travão.

Específico do Niro é que se tiver outro carro à frente, logo que ele se afaste aparece uma mensagem e um sinal sonoro a avisar para arrancarmos.
 
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