DB do "Canivete Suiço"

Telmo Salgado

Moderator
Espero que seja eletrificado... (y)

Telmo o que posso dizer é que das dezenas largas de viaturas em que andei, é talvez a seguir ao Prius 2G a que me está a dar mais gozo.

Saliento que básicamente no passado (recente tambem), essencialmente viaturas só com ICE ou HEV e muito marginalmente PHEV ou EV.

Assim foi a minha experiência como utilizador.

Por ex. o Niro era bom mas aqueles pneus largos de 18" com perfil baixo, o ruído rolamento, a insonorização, não me convenceram muito. Com as jantes de 16" já teria sido diferente pelo que experimentei depois num Plug-In que me emprestaram.

Tenho realmente tambem uma grande objecção / aversão completa a pneus largos e perfis baixos.

Por ex. estive num Tucson HEV e tem de série para Portugal jantes de 19".

Está tudo louco???

Última edição:
Caro João Ferreira.,

Posso adiantar que por ex. o motor eléctrico dum HEV Niro ou dum Ionic tem 44Cv de potência, o Corolla 72 Cv, e esta viatura tem 2.5X mais potência que os coreanos e 1.5X mais que o Corolla

Telmo Salgado

Moderator
Ok, então o mistério adensa-se.
Mas é eletrificado a bordo?

Na mouche João.

É realmente um Jazz 1.5 HEV i-MMD versão Executive.

O Telmo tambem andava perto.

É apelidado de canivete suiço devido à polivalência interior imbatível (em função das dimensões exteriores). Não tem nenhum concorrente nem directo nem indirecto alem do Honda HRV.

É uma viatura espectacular. Já tinha tido em 2018 outro Jazz Elegance 1.3 CVT e tinha ficado fan.

Precisava um carro pequeno versátil com tecnologia de ponta e não tinha alternativa.

Com os bancos "mágicos" pode transportar uma ou duas bicicletas no interior o que para um carro de 4 metro é impressionante.

Fiz uma viagem de 300Km com ele e posso dizer da qualidade de rolamento, conforto que tem (pneus 185/55 R16 com optimização rolamento).

Outra coisa é a qualidade dos bancos. Tem pele artificial na lateral mas o tecido central de que são forrados é indicado como do melhor na Industria Automóvel a nível igual ou superior a um Volvo com o qual é comparado.

Se tiverem oportunidade vejam que vale a pena.

O consumo que fiz nesta viagem foi de 3.3L no CB.

É muito fácil em cidade ficar abaixo de 3.5L ou mesmo 3.0L.

Tem um equipamento de segurança ultra completo com 10 airbag (os normais, joelho, laterais traseiros e central frente como o Yaris), angulo morto, ACC com função stop&go, etc.

Tem uma bateria de iões de lítio com sómente 0.86 Kw/h, mas o motor eléctrico é dos mais potentes com 109 Cv e 253 Nm de binário (binário muito superior ao Niro com 170 Nm ou ao Corolla com 163 Nm). Vejam acima as respectivas potências.

Não tem caixa de velocidades, só uma transmissão de engrenagem fixa com 1 velocidade, mas simula electrónicamente as passagens de caixa.

A bateria carrega com uma velocidade incrível e passa muito tempo em modo eléctrico.

Tem 3 modos condução que simplificadamente indico.

EV Drive quando a bateria tem carga a velocidades até +- 50 Km/h

Hybrid Drive em que o ICE alimenta o motor gerador que por sua vez alimenta o motor de tracção que movimenta as rodas. Até cerca de 85Km/h

Quem conhece locomotivas é "semelhante" às Diesel.

Finalmente o Engine Drive a velocidades superiores no qual uma embraiagem se acopla e só agora neste modo o ICE finalmente se liga directamente às rodas, as move e ainda carrega a bateria.

Isto origina uma eficiência notável, um ambiente super Zen, calmo e relaxado muito bem sentado.

Por exemplo na semana andei num Corolla novo com jantes de 17" baixo perfil normais e tinha andado numa Suzuki Swace (que é igual com outro badge) no mês passado que só tem jantes de 16" e perfil 55". A diferença é notória no rolamento, conforto, consumo, custo pneus, etc). Experimentem ver para crer.

Noto este sistema da Honda mais eficiente e agradável que o da Kia / Hyundai ou Toyota. A potência do motor eléctrico, o binário ajudam muito ao conjunto geral do Jazz.

Vamos a ver a fiabilidade, mas a Honda tem muito boa reputação.

O unico óbice é o preço esticado comparativamentea outras propostas ditas "ICE normais" mas a tecnologia paga-se.

Na mouche João.
tenho um amigo que nao se cala com essa do canivete suiço... pelo que com essa dica foi imediato...

O unico óbice é o preço esticado comparativamentea outras propostas ditas "ICE normais" mas a tecnologia paga-se.
Yep, e de que maneira. A meu ver é demasiado caro para o que oferece, no entanto posso estar enganado.

Abre o merecido DB, tenho curiosidade em conhecer melhor a maquina

João é verdade se analisarmos o preço per si.

No entanto se ajustarmos preço / qualidade / tecnologia / equipamento vemos que está mais equilibrado. Só lhe falta a pintura como opção para quem quiser.

Mas a Honda estica-se.

PS - Pedia o favor de um de vós Administradores / Moderadores passarem tudo para o DB na Honda. Grato.

João Prates

Archie Bunker
Não pode ser PHEV ou EV dado não ter instalação na garagem
Segundo algumas almas do ciber espaço não devias ter essa opção disponível (comprar HV), terias de comprar um PHV no mínimo dos mínimos.

Votos de bons e económicos kms feitos a bordo do Canivete, boa sorte e que o gozes em pleno.

P.S. - Avisa se pretendes manter o logo da Kia ou se o vendeste e devemos trocar pelo da Honda.

João não conseguiria mesmo o PHEV embora compreenda o que dizes. Na minha garagem o condomínio não iria autorizar e a instalação seria quase impossível devido à localização do parqueamento.

SFF anula o logo Kia que já foi entregue, troca pelo da Honda e move todo este texto para o DB novo --- Honda "Canivete Suiço"

Grato pela ajuda.

João Prates

Archie Bunker
Não disse que estou de acordo com quem diz que só devia haver BEV e PHVs à venda, até porque não estou.
Nos casos em que a pessoa não tem como carregar é totalmente impraticável (para não dizer de preço obsceno) carregar um PHV nos postos públicos, fizeste uma boa escolha.

Quanto ao tópico, ele já tinha sido movido para o novo fórum acabado de criar, e já tinha alterado o título do mesmo, como podes constatar.
Vou agora tratar de te alterar o logo.

Telmo Salgado

Moderator
Em termos técnicos a solução de caixa de uma relação com embraiagem é similar à da Mitsubishi (Outlander PHEV) e dentro da Honda, do Accord hybrid.
Tem vantagens e limitações, como tudo.
Na prática, consegue fazer próximo de um HSD Toyota, honrando os pergaminhos da Honda na matéria.
Vai preenchendo o spritmonitor para fazeres parte da estatística do Jazz hybrid, que aqui no Ecomove é novidade! (y)

Telmo, obrigado e à semelhança de todas as viaturas que tenho já está no SM (embora só ainda o first fuel).

Tem sido curioso que com este calor tenho feito alguns percursos citadinos de até 10 Km com consumos no CB de menos de 2.0L até 2.6L (com mais de 50% de bateria)

Num percurso atípico por EN por ex. a bateria carregou a 100% com muita facilidade.

A autonomia teórica no CB está na casa dos 1150 Km com 500 Km feitos, para um depósito de 40L de capacidade.

Espero depósitos na casa dos 1000 Km embora não faço questão de os fazer pois normalmente atesto a 1/4.

Última edição:

Rui Santos

Saturn_Guardian
Tive um Civic de 2007 com os "bancos mágicos" e o espaço chegava perto de algumas carrinhas.
Não contava que os consumos do Jazz fossem assim tão bons.
A única queixa que tenho da Honda é o preço das peças.

Top Inferior