DB Auris HSD TS Exclusive 2014 - Hugo Pardal

Hugo Pardal

New member
Posted: 18 Jul 2017 14:09

Boas,
Já há algum tempo que tenho vindo a ter uma crescente preocupação ambiental... por isso em agosto do ano passado acabei por vender o segundo carro (Peugeot 206 1.4 HDI Black&Silver de 2005 que gostava bastante) e comprei um Nissan LEAF MK1 de 2013 importado de frança com a ajuda do conhecido Orlando. foi barateco e dentro das minhas possibilidades.
Eu gostava de passar a ter só carros elétricos... mas a minha mulher é enfermeira e trabalha num serviço de cardiologia de intervenção em que 3 a 5 vezes por mês está de prevenção e, caso seja chamada, tem de ir o mais rápido possível para o hospital (em menos de 30min) para salvar a vida de pessoas... por isso não pode estar dependente se o carro tem carga suficiente ou não e mete-se no AE a velocidades altas (140-150km/h). moramos a cerca de 35km do hospital em que ela trabalha e houve um dia que ela foi chamada 4 vezes em 24h... isto só dava com carros elétricos que a nossa carteira não pode sustentar! Por tudo isto a ideia estava posta de parte a marinar à espera que houvesse soluções mais adequadas às nossas necessidades e carteiras e mantinha a carrinha Chevrolet Cruze 1.7 VCDI LTZ de 12/12 (comprei nova)...
No dia 4 de Julho fui a Torres Vedras e como estava a decorrer a Feira de S. Pedro em que as empresas de Torres Vedras costumam ter condições especiais para celebrar o padroeiro da cidade, ia a passar em frente à Toitorres e bateu-me na cabeça parar para ver se tinham algum Prius usado para venda... Não tinham e o vendedor tentou impingir-me uma carrinha Auris nova que disse ter em muito bom preço por ser a feira... fazia a carrinha por 28000€ uma versão qualquer especial com duas cores (talvez a square). como o meu sobrinho de 17 anos acabou no inicio do ano o curso de mecatrónica e está a trabalhar há uns 6 meses na Salvador Caetano do Prior Velho pensei em ir lá dar um salto a ver se eles vendiam os carros por um valor superior ou inferior... mais para ver se o preço de feira era um bom preço ou o valor normal de tabela.
Quando cheguei lá vi esta carrinha Toyota Auris Touring Sports HSD Exclusive à venda por 19990€ e com 11725km... estava absolutamente nova! com garantia ainda de 5 anos, o anterior proprietário tinha adquirido a carrinha com contrato de manutenção de 5 anos e por isso as próximas duas revisões ainda são grátis... em Torres Vedras pela minha Chevrolet Cruze ofereceram 10000€ e no Prior Velho ofereceram 11000€... ou seja, pela nova em Torres Vedras tinha de dar a minha carrinha mais 18000€ e por esta que comprei tive de dar a minha carrinha mais 8990€...
A vendedora disse que tinha já várias pessoas interessadas, em particular um senhor que tinha ficado de lá ir com a esposa e filhos ver a carrinha... talvez fosse conversa de vendedora, mas a verdade é que eu engoli a conversa e no dia 5 de Julho estava lá outra vez a fechar negócio.
Foto de quando a fui levantar no dia 07-07-2017

Hoje (18/07/2017)

à porta de casa a garagem 75% eléctrica

Link para o spritmonitor - http://www.spritmonitor.de/en/detail/851818.html

replied on 13 Jul 2018 16:02

só para dizer que tenho a carrinha há 1 ano sem problemas.

como previa os consumos são mais baixos do que tinha na carrinha a gasóleo (baixei de 5.5L/100km na Chevrolet Cruze para 4.8L/100km na Toyota Auris HSD) o que, a nível de dinheiro a sair da carteira, se revelou uma diferença próxima de zero porque a gasolina paga mais impostos que o gasóleo.

baixei bastante a poluição emitida... o que já é bom!

mas não se compreende saber que o gasóleo é mais poluente e a gasolina é que paga mais imposto. os impostos da gasolina deveriam ser iguais aos impostos do gasóleo.

replied on 27 Aug 2018 10:52

só para dizer que também quero o meu selo dos 1000km só com um depósito!

os últimos 20km fiz às voltinhas perto da bomba de combustível com medo de ficar a pé e só para ultrapassar a marca! (coeficiente de ***ço - 100%)

replied on 19 Feb 2019 12:31

só para dizer que na passada quinta-feira, com 41 mil e qualquer coisa kms, a carrinha foi à revisão dos 5 anos. Revisão feita no Prior Velho, ainda dentro do programa de manutenção dos 5 anos (era a última), por isso preço 0€. Tudo OK.

Hugo Pardal

New member
Posts mais importantes do diário de bordo do Prius-PT copiados para o primeiro post deste dário de bordo.

a acrescentar que o carro actualmente tem pouco mais de 48000km e continua a portar-se lindamente.

em relação ao inicio de vida da Auris nas minhas mãos há que assinalar que trocou de companheiro de um LEAF para um Citroen C5 Aircross com a chegada de mais um membro da família. precisávamos de mais espaço e foi essa a opção neste mês de Agosto.

Hugo Pardal

New member
ontem era esta a vista da janela da minha casa...

porque um invejoso de um ford fiesta decidiu fazer isto à minha carrinha...

A senhora disse que ia devagar (numa rua residencial sem saída) mas pelo estrago que fez no meu carro, que travado e engatado foi embater no passeio do lado oposto e até lascou o lancil... eu até acreditei na senhora!

com uma roda a apontar para cada lado não lhe mexi e foi assim que ele foi para a Toyota do Prior Velho...

Telmo Salgado

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
Chiça, Hugo, que grande azar... :cry:

Hugo Pardal

New member
só me vão dar carro de substituição depois do processo passar a definitivo. e vai ser a caetano auto a ceder a viatura... vamos ver o que vai sair...

fiz o seguro toyota/tranquilidade na caetano auto e, pelo que estou a ver, foi o pior que eu fiz.

quando fiz o seguro disseram-me que tinha direito a carro de substituição e agora afinal não tenho... só em caso de avaria, furto ou vandalismo. em acidente não. Não tenho culpa nenhuma (e o outro seguro já assumiu a culpa) e mesmo assim não tenho direito a carro de substituição até que o processo passe a definitivo...

João Prates

Moderator
Staff
Irra que estupidez, da outra condutora e do seguro! Isso não faz sentido algum!
Na hora de pagar a malta só olha para os preços mais baixos, mas depois o barato sai caro... lamento que tenhas descoberto da pior forma possível... 🥺

Se for perda total que te entreguem valor suficiente para comprar outra, porque senão... ficas sem carro e o dinheiro não chega para nada...
Vamos todos fazer figas...

Filipe Silva

New member
Que grande azar. Independentemente do teu seguro devia a seguradora da outra sinistrada e assegurar que tivesses viatura de substituição mas julgo que eles tem 30 dias para decidir o caso.
Off-topic - Isto das seguradoras às vezes é de loucos. No ano passado uns amigos em Mira tiveram um acidente com vitimas mortais a registar ( não tiveram culpa, levaram com um carro de frente em contra-mão) e tiveram meses sem carro (o deles ficou destruído) e sem qualquer apoio para as cirurgias que tiveram de realizar posteriormente!

Hugo Pardal

New member
quanto ao seguro sinto-me um bocado enganado porque eu disse que queria seguro com essas coberturas e, na altura, a Sra. Verónica Carmo vendedora dos usados da Caetano Auto garantiu-me que tinha... enviou-me uma simulação do seguro Toyota/Tranquilidade cuja designação é TOP e, culpa minha, não vi todas as letrinhas com atenção.... e o seguro tem carro de substituição em todas as situações (avaria, fenómenos da natureza, vandalismo, etc...) menos acidentes! (vi agora depois disto na simulação)

por outro lado a informação que me deram na altura (espero que esteja correcta) é a de que, durante 3 anos, o valor do carro não desvaloriza.... espero que pelo menos mantenha isso. Na simulação que me apresentaram está escrito "Caso o veículo seguro tenha menos de 5 anos de matricula à data de celebração do contrato de seguro, nas 3 primeiras anuidades do contrato o capital seguro não será sujeito às desvalorizações aplicáveis."

William Esteves

Active member
por outro lado a informação que me deram na altura (espero que esteja correcta) é a de que, durante 3 anos, o valor do carro não desvaloriza.... espero que pelo menos mantenha isso. Na simulação que me apresentaram está escrito "Caso o veículo seguro tenha menos de 5 anos de matricula à data de celebração do contrato de seguro, nas 3 primeiras anuidades do contrato o capital seguro não será sujeito às desvalorizações aplicáveis."
Em caso de perda total, "dão" o valor da fatura paga aquando da compra, foi algo similar que fizemos ao Auris cá de casa.

Quanto ao carro de substituição, não é o seu seguro que tem de dar, é o seguro de quem lhe bateu... Se já assumiram a culpa, entre em contacto com os mesmos para lhe darem o carro de substituição (ver: https://www.asf.com.pt/NR/exeres/E8DE63B0-F5B3-46E4-8B0A-FDE3DA07F474.htm ), o que pode acontecer é darem um carro de características semelhantes não da Caetano (é a única diferença), mas aí, à falta de vontade que parecem estar... Só era bem empregue...

Espero que tudo se resolva pelo melhor!

Hugo Pardal

New member
já fui buscar hoje o carro de cortesia...
é uma carrinha Toyota Auris também, só que a gasóleo, com menos equipamento extra e mais recente.
mas é a mesma categoria de veículo... não posso reclamar.
para o arranjo estão a prever 2 semanas e meia.

Joao Ferreira

Moderator
Staff
Cliente Ecowatt
duas semanas e meia a conduzir um veiculo que mais parece um fóssil. Escreve o que te digo, vais ter muitas mas muitas saudades da tua Auris...

Hugo Pardal

New member
também acho João...

mas estou a ver isto pelo lado positivo...

se me emprestassem um carro melhor que o meu ficava com a pulga atrás da orelha com a vontade de trocar... assim fico a pensar que a minha Auris é muito melhor que aquilo.

a Salvador Caetano é um bocado burra nisto. se me emprestassem um prius plugin (por exemplo) ou até um prius 4 eu podia estar a experimentar uma tecnologia superior à que tenho e ficar tentado a trocar. Assim fico como estou que estou muito bem comparado com a maioria!

Top Inferior