Cuidado com as mudanças de contador! aka e-Redes strikes again!

João Prates

Archie Bunker
Venho aqui deixar um aviso a quem recebeu uma notificação da e-Redes a avisar que a alteração do seu contador para um modelo "inteligente" está para breve.

Tentem sempre agendar a mudança, e dê por onde dê estejam presentes no dia da alteração, e exijam ver a leitura final que o técnico tira do contador a substituir, e a leitura do novo contador!!!

Eu explico...

Há umas semanas recebi um email a avisar da substituição eminente do contador de consumo. Dizia no email que poderia agendar essa troca com eles se quisesse, e dava um intervalo de tempo para a troca, entre o dia "x" e "y". Devem receber email idêntico quando chegar a vossa altura.

Alguns dias depois dou pela presença de um indivíduo a rondar a casa, e a ficar estacionado mesmo junto ao muro onde estão os contadores.
Ao ver a cena, inquieto por ver um tipo junto ao meu muro sempre a espreitar para cá para dentro, fui lá fora para ver quem era e o que pretendia.

Era o técnico da e-Redes, já me tinha tirado a tampa da caixa do contador, e estava-se a preparar para o desligar. Assim, sem mais!

Não só não esperou a e-Redes pelo agendamento, como nem sequer se dignaram a tocar à campainha para saber se estava alguém em casa e avisar que iam cortar o fornecimento de energia. Comportamento ao estilo Ricardo Salgado, são os donos disto tudo, se calhar também fingem ter Alzheimer...

Impedi a troca do equipamento, indicando que iria agendar, até porque tenciono alterar a microprodução para MCP e isso vai obrigar a nova troca de contador para um com telecontagem. Por sinal só hoje reparei que o tipo pelos vistos também abriu a tampa da caixa do contador de produção, porque tenho os parafusos da mesma semi-desenroscados, deixando azo à entrada de água da chuva, uma coisa inacreditável.

Agora vem o motivo principal do meu alerta:

No mesmo dia à noite fui tirar a contagem do contador, porque estava a trocar de comercializador (contrato tinha terminado no dia anterior) e queria garantir que tinha a contagem certa de final de contrato, antes de mudarem o contador.

Comunico a contagem... e uns dias mais tarde verifico que a mesma foi considerada INVÁLIDA. Como!?!?
Vou ao site da e-Redes para ver se percebo o motivo, e dou de caras com este histórico de contagem:

1634826354956.png

Estão a ver bem estão... a e-Redes alega que a 15/Out o meu contador apresentava leituras que totalizavam mais de 1,2 MWh acima do que eu constatei ter no dia a seguir, i.e. dia 16/Out! Não é 1 ou 2 kWh a mais, reportaram 1,2 MWh a mais!!! Isto é burla à descarada!

Não tivesse eu impedido o técnico da e-Redes de trocar o contador, e nunca me teria apercebido desta roubalheira a céu aberto em plena luz do dia!!!
Por esta altura já não tinha o contador comigo e nunca teria dado por ela, teria sido lindo, mas não para mim, claro!

Claro está que entretanto veio a fatura de contagem final de contrato com o meu comercializador anterior, e claro que me está a cobrar com base nesta leitura falsa da e-Redes, disso eles (comercializador) não têm culpa nenhuma.

Já enviei processo de reclamação à e-Redes, mas dizem-me do atendimento telefónico que têm 15 dias para responder... para aguardar...
Esta gente faz mesmo o que quer, vou reclamar para a ERSE, mas já sei que vão meter o rabinho entre as pernas e não vão fazer nada, uma vergonha.

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Depois de ter efectuado queixa em sede própria no dia 16, de ter ficado semana sem resposta nos 5 dias seguintes, e de ter então apresentado reclamação na ERSE, eis que hoje através da câmara de segurança dou pela visita de um funcionário e-Redes junto do contador.

Consultado o histórico das leituras no site, passa a constar a seguinte info:

1635175628363.png

Comparando com o que estava antes e que podem ver no post original, verifico que corrigiram os valores alegadamente lidos (falso) no dia 15 para os valores que reportei a 16.

Agora resta esperar que o comercializador receba esta info e possa emitir a respectiva nota de crédito para acertar a fatura já emitida com base na falsa leitura anterior.

É uma tristeza não podermos confiar nestas empresas, e termos de andar sempre a olhar por cima do ombro, sempre atentos para não nos roubarem, parece do 4º mundo.

José Rosado

Well-known member
Situação igual é teres um contador inteligente que reporta as leituras todos os dias e a empresa comercializadora de energia emitir facturas com estimativas :mad: :mad:

E não estamos a falar de uma pequena empresa, porque essa emitia sempre bem. Estamos a falar de uma grande empresa que não é capaz de integrar tudo na mesma área de cliente (electricidade da casa com os cartões de carregamento) e emitir uma factura única. Suspeito que se fossem obrigados a emitir factura em papel, integravam logo tudo num ápice :mad:

Top Inferior