COVID-19

Rui Amaral

Active member
Ou entao visto que as nossas falésias estao em risco de derrocada era cavar um buraco no meio de Africa e......
PS: E abriram-se as fronteiras entre Portugal e Espanha....vamos ver no que isto vai dar.....medo, muito medo.

João Prates

Moderator
Já há algum tempo que ninguém aqui escreve nada, mas hoje passei por uma situação que me deixou estupefacto, e que faço questão de relatar:

Estava numa loja de ferragens já servido e na caixa para pagar, acompanhado das minhas filhas, quando olho para o lado (a fila era lateral à caixa) e vejo que já não era o único na fila.
Estavam já mais 3 pessoas atrás, mas o que me irritou foi estarem todas literalmente coladas umas às outras, e coladas às miúdas.

Mandei as miúdas sair para fora que não estavam ali a fazer nada, e já estava a ficar tudo ao monte, com o consequente risco de contágio.
Assim que as miúdas passam por mim e saem, o sujeito que estava atrás delas avança direito a mim, que ainda estava à espera de saber quanto tinha a pagar, fiquei parvo.

Instintivamente estiquei o meu braço direito, vamos dizer que "com alguma velocidade", com a palma da mão virada para o peito do sujeito, e disse "o senhor se não se importa fica onde está".
Eu estava danado com a irresponsabilidade das pessoas, e o meu tom de voz deve-o ter transparecido, porque a que se seguiu foi isto:

sujeito: "tenha calma, não é preciso ficar zangado".
eu: "Zangado, eu? Não."
sujeito: "mas parece, da forma como respondeu".
eu, olhando para os olhos do tipo: "acredite, isto não é estar zangado".

O tipo deu dois passos atrás e empurrou a fila de mais 2 pessoas para trás, e lá começaram a medir melhor as distâncias entre si.
Não fosse eu a intervir quando senti o meu espaço violado e só faltava estarem todos ao colo ou às cavalitas uns dos outros!

Mas esta gente não se manca?
É preciso ter tudo marcado com um "X" e linhas no chão onde têm de parar e ter seguranças a reprimir como nos supermercados das grandes superfícies para se portarem civilizadamente?

Não me admira nada sinceramente que os contágios não parem, até me admiro é como não há mais contágios!

Telmo Salgado

Moderator
Ora bem, meus caros, estamos a abrir as escolas, agora é que o desafio se eleva. Não só porque as crianças têm muito pouca apetência para cumprir algumas regras que as impedem de conviver, mas porque também se iniciam transportes, ajuntamentos e muita circulação de pessoas.

Não me parece que vos vá trazer algo de novo, apenas um lembrete para reforçarem os hábitos de etiqueta.
E que instruam os pequenotes (até aos 10 anos não é obrigatório, mas é-o na Madeira e em Espanha) do correto uso de máscara, sem dramas e com uma serenidade que deverá ser transversal.

Bruno R. Almeida

Well-known member
@Telmo Salgado o facto de não ser obrigatório não impede que as crianças as usem.

Assim o digo pois cá por casa há 2 menores ( 4 e 9 Anos) e das poucas vezes que tem de ser exposta usam Sempre máscara, sem refilar nem contrariar. Estão informadas e são conscientes do risco que correm.

Pedro Oliveira

Active member
Correto, os meus de 7 e 12 anos, também usam a mascara sem problemas, já lhes incutimos que é importante, tanto para eles como para quem nos rodeia.

Agora acredito que vai ser complicado para as crianças na escola, cumprirem as regras todas, mas a ver vamos.

Mas como também já referi em conversas com colegas, o problema não está no local de trabalho ou certamente dentro da escola, em que toda a gente stá constantemente a ser alertada, mas sim, nas horas de almoço, o pós trabalho, em que existe mais liberdade.

Joao Ferreira

Moderator
Pois. aqui por casa, independentemente do que os Idiotas dos nossos governantes possam dizer, o uso de mascara tb é mandatório sempre que se esta em locais públicos ou com terceiros.
O Serrano é cuidadoso e segue o surto desde 2019 na china e fui-me preparando de antecipação. Chegaram a chamar-me maluco em janeiro e feveiro, mas... WHO IS THE BITCH NOW !!!!!!

Joao Ferreira

Moderator
NB: faltou referir que cá por casa todos os telemóveis têm a app do stayway covid ligada para monitorização.

Tive um familiar que já foi infectado, e não faz a mínima ideia onde terá sido, e quando se andou a tentar contactar as pessoas que tinham tido contacto com ele foi um pesadelo.

João Prates

Moderator
Era para escrever umas coisas sobre isto, mas pensando bem, vou apenas dizer "no comments", para não me acusarem de continuar a ser "uma besta":

:mad:

Carlos Costa

Moderator
Infelizmente o verão trouxe muito relaxamento e muita gente pensou que o SARS-CoV-2 também tinha ido de férias. De certa forma já estava à espera disso. As pessoas esquecem-se muito rapidamente das tragédias e baixam a guarda muito facilmente, não iria ser diferente com o coronavirus.

Isto foi o que foi quando chegou à Europa, com todos os países em elerta e com a população fechada em casa, imaginemos o que será agora com os países a funcionarem quase em pleno...

Última edição:

William Esteves

Moderator
Agora durante as férias, eu e a minha mais-que-tudo, temos feito umas incursões turistas dentro de Portugal e é incrível o pouco cuidado em aglomerados... Até parece que o vírus é porteiro já que só é normal ver a por as máscaras à porta de entrada dos edifícios!

Se já era difícil de compreender no início da pandemia que pouco se sabia, agora é inaceitável as pessoas não se resguardarem e terem o simples cuidado de lavar as mãos e usar máscara na rua.

Não compreendo também como ainda não existe obrigatoriedade de máscara na rua, mas mesmo não havendo a obrigatoriedade deveríamos ser capazes de pensar com a nossa própria cabeça e em sociedade!!!
Ou se o GPS nos enviar em contramão pela AE, vamos seguir o que o GPS diz?

Joao Ferreira

Moderator
Não compreendo também como ainda não existe obrigatoriedade de máscara na rua,
a regulamentação forçada não devia ser necessaria, o bom senso de cada um devia estar ligado, e o uso de máscara ser algo "natural", infelizmente existe muita gente cuja cabeça apenas faz lastro.

Aprender com a História era viver com consciência social os acontecimentos. Ora a consciência é volátil, como se provou nos regimes totalitários que seduziram as suas populações.
Passada a euforia acordaram. Tarde demais todavia, e nunca a tempo de reparar os estragos.
Aconteceu na Alemanha nazi, e ainda hoje a população que dessa época resta se nega a assumir o seu alheamento sobre os campos de extermínio.
Outros exemplos existem, e todos com a mesma conclusão.

Crisóstomo

Pedro Oliveira

Active member
Ainda agora abriram as escolas e já começa a ficar tudo alarmado.
Aqui no concelho de Santo Tirso, já temos 2 Colégios privados com casos, um deles está fechado.
E uma escola Pública com alunos de uma turma (1 dos aluno positivo) e professores em isolamento profilático - Resultado algumas turmas neste caso do 7 Ano, já não têm aulas.
Está a começar bem......😡

Rui Amaral

Active member
É oficial.
Desde o uso obrigatório de máscara em supermercados que desceu 99.99% o consumo de uvas no seu interior.

João Prates

Moderator
Atenção minha gente, máscara obrigatória na rua!

Já vem tarde a medida, e espero bem que haja mesmo multas a doer, tanto para quem anda sem máscara como quem anda com ela nos queixos ou abaixo do nariz.

Façam também download da app staywaycovid, e por favor REGISTEM A VOSSA INFECÇÃO NA APP caso venha a suceder por infelicidade!

Termos mais de 1 milhão de downloads da app e apenas cerca de 100 pessoas que lá registaram estar infectadas é de uma falta de civismo assustadora.

App para android:

App para iOS:

Rui Amaral

Active member
Estado de Emergencia eminente com possibilidade de recolher obrigatorio....
será q o vírus tem um horário profissional e só trabalha fora de horas?
Deve fazer noites como eu....
Ah e tal os jovens na moina e na borga a noite toda....E nos sítios e nas horas em que há maior concentração de pessoas? vulgo à hora de ponta, e nos transportes apinhados de gente.. mas aí parece estar tudo bem..
é de noite, quando há menos gente na rua que há maior risco de transmissão?
Se não há restrições para a confusão diurna, então o recolher obrigatório vai servir para quê?
Bem podem impor recolher obrigatório noturno que pouco ou nada vai adiantar IMHO
O SNS está a colapsar porque não está preparado, nem para o funcionamento normal quanto mais para um aumento de fluxo..
tiveram um ano inteiro para preparar o q era previsível, a segunda vaga.. e no Verão andaram com a treta de que estavam a controlar a situação e depois logo se veria lá mais para a frente..
isto de andar a oscilar entre o 8 e o 80 não vai dar bom resultado e se nao resultar vai ser o que? Confinamento outra vez?
Acho que fazem bem....se querem ver o colapso total da economia com empresas a deixarem de pagar salários. Porque ninguém aguenta segunda volta de tudo fechado mas a pagar tudo como se estivesse a ganhar.

Top Inferior