Confirmado - Lexus UX300e com CHAdeMO na Europa

João Prates

Archie Bunker
Estou em troca de emails com a Lexus Europe e obtive agora mesmo a confirmação do que temíamos:

O Lexus UX300e vem com tomada CHAdeMO para todos os mercados mundiais, incluindo a Europa, onde toda a gente esperava/desejava ver o CCS Combo Type 2.

:(

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Errr... foi o que eu pensei também inicialmente, mas os dados que a Lexus Europe me deu agora mesmo deixam outra ideia:

Lexus Europe disse:
Our assessment is that there is a wide network of charging points in Europe which are compatible with CHAdeMO.
As of today, the number of charging points in Europe is 14,400, which is quite significant.

Depois fui ver quantos postos há CCS Combo e... surpresa das surpresas... no início do ano fizeram festa porque atingiram as 8.000 unidades!

Portanto se calhar a escolha CHAdeMO não foi assim tão errada, têm quase o dobro dos postos das CCS! (y)

Claro que o facto dos fabricantes europeus estarem todos a fugir para a CCS Combo vai ter os seus impactos nas estações existentes e principalmente nas futuras.
Não sei se não vão começar a aparecer cada vez mais estações que nem suportam a CHAdeMO, e esse é o meu receio. :unsure:

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Mas pergunto: Alguém daqui tinha a noção que havia quase o dobro dos postos de carregamento com CHAdeMO na Europa face aos CCS Combo?

Nunca na vida eu pensei que houvesse mais de 14k estações CHAdeMO para apenas 8k estações CCS, isso eu confesso sem vergonha, que admitir erros e aprender com eles faz bem à alma!

Pedro Lopes

Well-known member
Depois fui ver quantos postos há CCS Combo e... surpresa das surpresas... no início do ano fizeram festa porque atingiram as 8.000 unidades!
É realmente surpreendente, não tinha noção.
fugir para a CCS Combo vai ter os seus impactos nas estações existentes e principalmente nas futuras.
Isto é que é o problema. Por exemplo a Ionity, é só CCS...

Luis Neves

Moderator
Em Portugal temos paridade, pois todos os PCR usam as duas normas. Mas as estações de carga rápida que serão o futuro descomplicaram claramente, adotando apenas CCS. Como o Lexus vai apenas carregar a 50 kW pode não ser problema para já, até os novos PCR começarem a prescindir do Chademo...

Para antecipar o futuro basta ver como a Tesla já prescindiu das sua própria em favor do CCS nos superchargers V3 na europa....

Esses dados significam que há bastantes postos por essa europa fora que usam Chademo e não têm opção CCS. Isso sim, surpreende-me.

Agora vou ser mauzinho outra vez: desses 14.000 quantos estão a funcionar corrtamente? Os problemas com as fichas Chademo são conhecidas, o desenho não tem nada a ver com a simplicidade do CCS, e a percentagem de avarias por mau contacto muito elevada....

João Prates

Archie Bunker
as estações de carga rápida que serão o futuro descomplicaram claramente
Serão do futuro e já descomplicaram (passado)?
E quem me diz que o que se vê em Portugal é o que se passa por essa Europa fora?
Eu estava completamente ignorante que havia quase 15k CHAdeMO por essa Europa, contra bem menos de 10k (8k!) de CCS por exemplo.

Para antecipar o futuro basta ver como a Tesla já prescindiu das sua própria em favor do CCS nos superchargers V3 na europa....
Mesmo tratando-se da Tesla, não a tenho como empresa que defina standards, sejam eles quais forem.

Agora vou ser mauzinho outra vez: desses 14.000 quantos estão a funcionar corrtamente? Os problemas com as fichas Chademo são conhecidas
Sim, estás a ser mauzinho, se calhar também devíamos contar com as CCS que estão avariadas... isso é procurar onde se agarrar numa discussão quando faltam argumentos, desculpa.
O novo desenho de ficha v3 da CHAdeMO veio simplificar bastante.

A vantagem do CHAdeMO é que é de raíz bi-direccional, enquanto o CCS ainda anda a tentar lá chegar ao que sei.
O que é certo é que termos 2 standards no mesmo mercado é estúpido, devia a CE tomar uma posição para facilitar a vida a toda a gente, digo eu.

William Esteves

Not Shakespeare
Acho que é mesmo uma meia desculpa para não justificar o CCS... O carro foi desenhado para a China, o resto penso ser demagogia...
Parece um argumento empregue na altura do automóvel dizer que havia mais palha para cavalos que postos de combustível... Ou o VHS/BETA... Ou o HD-DVD/BluRay... Alguém tem duvida que para a Europa será CCS até 350kW?

William Esteves

Not Shakespeare
Uma coisa não invalida a outra, o carro foi feito "à medida" do maior incentivo financeiro na China, sendo que na China é tipicamente à volta de 50kW DC...

O Corsa-e por exemplo (e restantes irmãos) têm uma bateria ligeiramente mais pequena, chegaram ao mercado antes do Lexus, custa menos que o Lexus... E carrega a 100kW

João Prates

Archie Bunker
Baterias de menor capacidade a carregar mais depressa = maior sofrimento (C) da bateria em carga = menor vida útil = interessa pouco.
Concordo que o UX300e devia carregar mais depressa, evidentemente que sim, mas o conservadorismo e a tradição pela longevidade Toyota/Lexus impedem-nos de o fazer.

Já os PSA carregarem a 100 kW a pequena bateria... tu não sabes quanto tempo, em que janela de SoC lá chegam... se calhar é como o Honda e que mal toca nos 100 kW e baixa logo...
Se mantiverem os 100 kW por muito tempo acho suicídio, mas pronto, cada um sabe de si, às vezes o marketing manda mais.

Se tiveres as curvas de carga de um e de outro por favor partilha, tenho muita curiosidade em vê-las.

Top Inferior