Confirmada Lexus Charging Network, inclui Portugal

João Prates

Archie Bunker
News release:

Tal como eu já tinha referido noutro post, a experiência Lexus vai ser muito semelhante ao que o @William Esteves tinha referido para a Mercedes:
O proprietário do carro apenas tem conta Mercedes me Charge, e a marca é que se encarrega de criar compatibilidade com os diferentes operadores dos vários países.

A lista de países abrangidos por esta rede do parceiro Digital Charging Solutions é de facto vasta:

1601293500124.png

No entanto eu ficava mais descansado, e certamente muito melhor informado, se soubesse que fornecedores/operadores/redes locais estão disponíveis em cada país.
Se em Portugal é por demais óbvio que será a Mobi-e pelo menos, já nos outros países a multitude de redes e operadores é tal que convém saber de antemão onde se pode ir.

Já sei que a App no telemóvel vai dizer isso tudo, mas... informação aberta e partilhada para permitir avaliar a oferta nunca fez mal a ninguém.

Engraçado que no mapa aparecem os postos da mobi e e nao da futura rede da lexus... ou será que estou a ver mal?!?
pagar para ter um cartao bonito da lexus, e depois pagar os carregamentos como o comum dos mortais... acho que algo ficou mal explicado no comunicado da lexus...

William Esteves

Not Shakespeare
A Lexus nunca disse que teria uma rede própria, o intuito do cartão sempre foi a facilidade de integração/utilização a nível da Europa.

A ideia é ir para qualquer lado e viajar à vontade sem qualquer dificuldade de procurar carregadores ou procurar perceber como pagar...

Pedro Lopes

Well-known member
Parece-me um passo em frente por parte da Lexus, melhor do que outras marcas. Pena que a rede não esteja disponível no ecrã de navegação. Tendo de usar o smartphone, torna-se tudo pouco prático.

melhor do que outras marcas
Criar um cartão PAGO com uma mensalidade associada para usar nas redes já existentes... desculpem mas é uma mão cheia de nada!!!
A BMW e Mercedes oferecem o mesmo serviço em cartão (salvo erro gratuito).

Não irão tardar os fornecedores europeus, a MIIO está bem lançada, bem como a Electromaps, e ambas são pay as you go, e não paga todos os meses quer uses ou não!!!

William Esteves

Not Shakespeare
Parece-me um passo em frente por parte da Lexus, melhor do que outras marcas. Pena que a rede não esteja disponível no ecrã de navegação. Tendo de usar o smartphone, torna-se tudo pouco prático.

Existe alguma interação dos pontos de carregamento na navegação do carro quando sincronizado com o telemóvel, o quê ao certo ainda desconheço...

O infotainment do UX pertence a uma geração anterior face à concorrência, sendo que (tanto quanto sei) ainda não tem ligação de dados de forma nativa como alguma concorrência.

Criar um cartão PAGO com uma mensalidade associada para usar nas redes já existentes... desculpem mas é uma mão cheia de nada!!!
A BMW e Mercedes oferecem o mesmo serviço em cartão (salvo erro gratuito).

Não irão tardar os fornecedores europeus, a MIIO está bem lançada, bem como a Electromaps, e ambas são pay as you go, e não paga todos os meses quer uses ou não!!!

A questão é, já viste a lista de operadores que estão associados ao cartão? (Estão à data de hoje, 627 operadores associados ao Lexus Charging Network)
É exactamente esse o valor acrescentado do cartão... É ter acesso a uma panóplia de fornecedores sem haver preocupação de como carregar ou como pagar. Vais fazer uma viagem pela Europa sem qualquer problema.
Até a Ionity é contemplada pelo que um futuro Lexus com CCS também pode usar o mesmo serviço.

Quanto ao custo do mesmo, o mesmo continuar só vai depender do mercado e se a Mercedes o faz sem custo acrescido, será mais um entrave à venda pela Lexus que vai ter de resolver.
Também não se sabe qual o preço associado, e se há algum desconto face à utilização de outros operadores o que também influência.

Cada marca com a sua rede própria não faz qualquer sentido, assim como também não faz sentido ter de levar uma caixa de cartões diferentes para poder circular “à vontade”.

A melhor rede de carregamentos que existe é a Tesla, tanto em uso como em integração nos carros, e só agora é que as marcas estão a começar a oferecer algo aproximado aos SUC (como é o caso da Mercedes e da Lexus), para mim é de louvar!
Infelizmente as redes públicas ainda têm dificuldades de comunicação, como por exemplo em Portugal que por exemplo se o CCS estiver ocupado, vai mostrar as outras como livre e bem sabemos que mais ninguém pode carregar... E muitos destes erros que têm limitado a evolução e aproximação à Tesla só mesmo com pressão dos grandes fabricantes em apostas como estas.

Última edição:
Top Inferior