Comparativo de vários EV

Luis Neves

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Ora aqui um interessante comparativo entre uma grande diversidade de EVs....não tive tempo de pesquisar além do que é dito no artigo (sob temperaturas negativas, possivelmente com climatização ligada, misto de estradas nacionais e autoestradas). Para além da autonomia foram medidos os tempo de recarga entre os 5-10% e cerca de 80%.

Pensei em tratar os dados com detalhe, embelezá-los e colocar aqui, mas no fim de semana o trabalho não deu tréguas e terá de ficar para diante. Ficam apenas alguns resultados para abrir o apetite.

Maiores autonomias. Model S LR (469 km), Model X LR (419 km) e ex-aequo Model 3 LR DM e Hyundai Kauai (404 km)

Maiores eficiências: Hyundai Ioniq (13,6 kWh/100 km), VW e-Up (14,2 kWh/100 km) e BMW i3 120 Ah (15,5 kWh/100 km).

Maiores potências médias de carregamento: Audi e-Tron 55 (138 kW), Audi e-Tron 50 (99 kW) e Model 3 LR DM (98 kW).

Maiores velocidades médias de carregamento*: Model 3 LR DM (547 km/h), Audi e-Tron 55 (546 km/h) e Audi e-Tron 50 (394 km/h).

* Km percorridos com um carregamento de 1h face ao consumo médio do carro.
 

Luis Neves

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O Ioniq continua a mostrar que é o rei da eficiência, apesar de no papel o model 3 rivalizar com ele. As condições do teste não devem ter ajudado o Tesla (não tem bomba de calor). A diferença para a concorrência é enorme e curiosamente apenas o novo VW e-Up se aproxima. De entre os glutões da categoria SUV o Audi e-Tron consegue um bom desempenho em potência de carregamento, o que lhe permite suprir a falta de eficiência. Houvesse uma rede de recarga como a da Tesla e seria uma opção a ter em conta (para quem tenha uma carteira recheada). Tendo em conta a sua eficiência, o Model 3 LR DM leva a palma da melhor relação entre potência de carregamento eficiência, conseguindo 547 km numa hora ou 274 km em 30 minutos.
 

Luis Neves

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No papel sim (rating EPA), mas desconfio que em ambiente real e mesmo em condições de temperatura ótima o ioniq seja um pouco melhor. Digo isto com base nos valores que são reportados pelos utilizadores.
 

Luis Neves

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Aqui vai um quadro mais completo. Está ordenado por eficiência (kWh/100 km):

mapa.jpg


Salienta-se a boa performance do Ioniq, com o e-Up muito perto (é de longe o carro mais pequeno e leve do conjunto). Logo a seguir o i3 a par do Kauai é algo supreendente, qiue apenas se compreende caso a componente de autoestrada tenha sido reduzida. O model 3 está longe de brilhar, o que pode ter resultado das baixas temperaturas - quiçá vários dos EV em teste possam ter bomba de calor e o m3 não tem nem como opção. É assustador olhar para a parte de baixo da tabela: como é possível um e-Tron, i-Pace ou um EQC gastarem simplesmente o DOBRO do Ioniq?
 

Luis Neves

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E agora ordenado pela autonomia (km):

mapa2.jpg


Aqui temos as baterias maiores da Tesla a mandar, embora o grupo i-Pace, e-Tron e EQC muito abaixo do que deveria. O ioniq com 38 kWh à frente do e-Tron 50 de 65 kWh....e pouco atrás do Leaf+ de 56 kWh.

A surpresa de o Kauai (64 kWh) dar luta ao model 3 LR (74 kWh).

Pena não terem testado também o model 3 SR+ como fizeram com as duas variantes do e-Tron.
 
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