CCVEI - O EVSE Inteligente

José Rosado

Well-known member
O CCVEI (Controlador de Carregamento de Veículos Eléctricos Inteligente) é o resultado de um projecto em desenvolvimento por mim e mais 2 colegas. Trata-se de um EVSE inteligente capaz de ajustar a potência de carga em função do consumo da casa, de modo a evitar o disparo do quadro principal. É desenvolvido em cima de um ESP32 e esta é a primeira placa que via ser já instalada amanhã:

image.png


A placa será depois construída de forma mais "profissional". Eis aqui a mesma montada numa caixa e pronto para ser instalado amanhã:

image.png

image.png



Está prevista a opção de ter ecrã LCD com informações sobre o estado e também pode ser adicionado um PZEM para medir a potência e energia consumida. Todo o sistema dispõe de uma página web, onde é possível consultar informação e configurar os vários parâmetros:
image.png

Nesta imagem é possível ver o estado do CCVEI (corrente de carga, consumo da casa, se está ligado ao wi-fi, estado do carregador, modo de funcionamento, estado do temporizador de carga e endereço IP).

image.png


Neste separador e possível escolher a potência contratada.

image.png


Neste separador é possível escolher o modo de funcionamento (Inteligente ou Manual, com possibilidade de ajustar a corrente de carga de 1A em 1A)

image.png

Neste separador é possível configurar os parâmetros do serviço MQTT, onde o CCVEI vai buscar a informação sobre o consumo da casa.

image.png


Neste separador é possível configurar a rede wi-fi ao qual o CCVEI se pode ligar.

image.png


Neste separador é possível verificar se existem updates e efectuar os mesmos.

Existe também uma pequena aplicação Android que se permite ligar ao CCVEI e ajustar alguns destes parâmetros. A aplicação ainda está em desenvolvimento, com melhorias a serem introduzidas e versão IOS também a ser desenvolvida. O CCVEI irá ter também uma opção para aproveitamento da energia dos painéis solares para redereccionar a mesma para o carregamento do veículo, em vez de ir para a rede e evitar o consumo de energia da rede.

Novas funcionalidades irão surgir com o tempo.
 

José Rosado

Well-known member
o MQTT é um protocolo de troca de mensagens. Não usa sensores. Agora se estás a perguntar quais os sensores que publicam a informação sobre o consumo da casa, pode ser o sistema com os pzem como o que tens montado em tua casa, colocando um broker mqtt no raspberry pi onde tens o emoncms, podem ser daqueles medidores da shelby que também tem opções para publicar os valores por mqtt, etc..
 

João Prates

Archie Bunker
@Joao Ferreira imagina um servidor MQQT como um apartado dos CTT, mas com ordenação nas mensagens, FIFO (first in first out).
Serve como intermediário quando o emissor das mensagens e o receptor das mensagens não foram feitos a pensar um no outro, e por isso não há integração possível.

Com o MQQT o emissor envia as mensagens para o servidor MQQT sem se preocupar com quem as vai ler ou o que vai fazer com a informação.
"Alguém" depois vai ao MQQT com o identificador do apartado (para identificar a fila de mensagens que lhe interessa) e lê as mensagens lá existentes.

Há muitas coisas simples sem grandes preocupações de formas de comunicação mais avançadas que são simplesmente desenvolvidas já a pensar em se apoiarem no MQQT.

No Home Assistant também tens MQQT, para algumas das coisas que não sabem comunicar de outra forma.
Por exemplo eu podia ter o Z-Wave a funcionar via MQQT, mas uma vez que temos uma integração nativa excelente com o Z-Wave e device controlador utilizado, não o utilizo.
 

José Rosado

Well-known member
Boas. Já estão a comercializar?

Muito em breve, sim. Estamos a afinar algumas coisas, ainda vamos fazer uma placa "protótipo" para testar na próxima semana. Se tudo correr bem com esta placa, ela passará a ser a base da versão final para mandar fazer os PCB de forma mais "profissional" e para construir para quem quiser.
 

José Rosado

Well-known member
Não, embora possa ser uma opção a adicionar. Nesta fase, também não é algo muito critico. Dentro da caixa, não existem componentes que aqueçam assim tanto. Nas fichas, só vamos colocar ficha CEE32 que também não vai aquecer assim, ou ligado directamente ao quadro.
 
Top Inferior