BMW i4

João Prates

Archie Bunker
Parece-me que sim, é isto não é?

1623857159078.png
 

João Prates

Archie Bunker
LoL é isso mesmo!

Quando os BMW funcionam bem aquilo é um espectáculo.

O problema é que quando dá raia a BMW é das piores a assumir responsabilidades... o literal oposto da filosofia Japonesa nesse particular.
 
E cá vai uma review. Quem vai para um Tesla quando pode ter isto? Que luxo de interior. Mas atrás, a falta de apoio para as pernas é coisa séria para viagens longas, pelo menos para mim.

De notar também o baixo ruído de rolamento dos pneus, em reviews de outros EVs é bem mais notório mas a BMW é uma das marcas líder no isolamento da cabine. Uma coisa que reparei são os preços dos EV , mais mais caros em Portugal. Que palhaçada. Mas essa é uma conversa para escrever noutro lado.

 

Carlos Costa

Moderator
Quem vai para um Tesla quando pode ter isto?
A constante comparação de tudo o que é EV com o Model 3 é sintomática de que o carro da Tesla é mesmo o carro mais importante dos últimos anos! É um facto!

Mas vamos a este BMW. O i4 tem muitas qualidades para dar certo, a começar pelo formato certo, um liftback, e pela abordagem mais convencional no que diz respeito à estética interior e exterior! A qualidade dos interiores e montagem geral deverá estar uns furos acima da Tesla, a insonorização e qualidade de rolamento também são apontadas como superiores. Mas também é verdade que continua atrás do Model 3 em alguns aspetos. O preço é superior ao do Model 3 (quando comparadas as versões "equivalentes" M40 vs LR e M50 vs Performance), o habitáculo sofre alguns constrangimentos de espaço fruto de uma base não 100% EV, o peso do alemão é uma barbaridade e isso terá reflexos na eficiência (entre o M50 e o Performance há uma diferença superior a 300 kg!!), e o interface homem / máquina / rede de carregamento da Tesla continua uns bons anos à frente da concorrência (a rapidez e fluidez do infotainment ainda remete a concorrência para a idade da pedra). Curiosamente o Tesla tem um temperamento mais desportivo, o i4 mais confortável.

São ambos carros muito interessantes e estes, sim, concorrentes diretos! A diferença começa a estreitar-se, mas a referência ainda não foi deposta, do meu ponto de vista!
 
Não sei se o Model 3 será o carro mais importante dos últimos anos, para mim. É com certeza nos EV e uma referência e um game changer no mercado, por muitas das razões que mencionas .

No I4 qualidade está acima , os preços reflectem esse pormenor e a BMW nunca foi conhecida por preços baixos. O peso para mim não é um problema se a performance e qualidade de condução não sofrer com esse ponto e parece ser o caso no I4. Sim, há o ponto da eficiência que é um compromisso mas o Model 3 também os tem. Já foi mencionado que não é na qualidade de construção, materiais e no design interior que a Tesla se define. Para mim estas são áreas de compromissos. Duas das três são red lines, no meu caso. Por isto pede-se mais qualidade aqui pelo que se paga. É que penso.

Finalmente o infotaintment, a BMW é referência nesta área e o que é posto cá fora de outras marcas é na maioria dos exemplos comparado á BMW. É dar umas voltas pelas reviews e comparativos para se perceber isto muito rápidamente. Não é que esteja ao meu gosto, porque não está.Mas colocar o infotainment Alemão na idade da pedra em comparação com qualquer outro é manifestamente errado.

E eu é mais Porsche, imagina se não fosse 😁😁😁
 

João Prates

Archie Bunker
Estava eu a concordar alegremente com tudo o que tinhas escrito e de repente cabong... não posso discordar mais disto:

Finalmente o infotaintment, a BMW é referência nesta área e o que é posto cá fora de outras marcas é na maioria dos exemplos comparado á BMW. É dar umas voltas pelas reviews e comparativos para se perceber isto muito rápidamente.
Não é verdade, de todo, que o sistema multimédia da BMW chegue sequer aos calcanhares do que a Tesla utiliza, quanto mais que seja comparável, desculpa.
E quanto ao que as reviews e comparativos dizem... também dizem que os diesel alemães são o supra sumo há anos a fio, de uma fiabilidade e qualidade a toda a prova, e sabemos bem que é precisamente o oposto, mas as "quotas" pagas pelas marcas alemãs às revistas e media em geral assim ditam o conteúdo... isso é mais que conhecido.

Vai ver a conta da oficina de qualquer marca alemã, numa revisão qualquer ao calhas, sem que o carro tenha qualquer coisa avariada, uma de rotina, e ficas de queixo caído, e o mesmo em termos de componentes e fiabilidade, e na BMW em particular e falando pelo menos das motas que já tive uma, deixa muitíssimo a desejar, são Premium de nome e para te apresentar a factura (felizmente na EV que tive não era assim no que concerne à conta). De resto... Nissan, Mitsubishi e Toyota pelo menos que são as últimas que tive dão 10-0 à BMW, mas a milhas, em tudo, e no entanto metes um comparativo nos media onde entre um VW (ou outro do grupo), BMW ou Mercedes e é certinho que ganha.

Já do tempo do Prius-PT que de vez em quando nos dávamos ao trabalho de desmontar a santa ignorância dos jornalistas ditos "da especialidade" e fazia dó, depois cansá-mo-nos.
Se há argumento que não podes utilizar na Ecomove é o que os media apregoam como se fosse uma verdade absoluta - infelizmente os media são quase todos miseráveis, salvo honrosas e refrescantes excepções, faltam mais, os dinossauros têm de cair.

Experimenta mexer num ecrã de um Tesla, mas leva o babete e a fralda, porque te vais molhar todo, aquilo é de outro mundo.
Já se gosto de não ter quadrante no M3/MY e só ter o tablet no meio... não, detesto, abomino, prefiro o MS ou o tradicional BMW i4, mas no infotainment, não dá hipótese.
É só a minha opinião, mas julgo que quem conhece um pouco melhor o sistema dos Tesla ou já mexeu naquilo percebe muito bem, é o sonho molhado de qualquer um.

E eu é mais Porsche
😍😍😍😍😍 +1 :love::love::love::love::love:
 
Infotainment. Muito do que se oferece nestes sistemas até pode ser de gosto pessoal . Mas neste caso não sou eu que o digo, são os jornalistas. Não de uma só revista ou de um website. São praticamente todos por estes lados (UK) e de diferentes organizações , WhatCar, Auto Express Auto Car e por aí fora. Podia também mencionar a Which ou a JD survey , que não sendo especialistas, falam com quem compra os carros. As revistas que mencionei são de reputação inegável e as marcas de automóveis aqui prestam muita atenção ao que eles escrevem. Esse é um facto e por aqui eles não morrem de amores pelos alemães. Um ou outro errado ainda percebo mas quanto a vasta maioria o refere... Como disse, pessoalmente não gosto. Vamos estar de acordo em discordar?

Em relação a despesas de manutenção é o que é. Por isso é que o mercado de usados por estes lados é uma maravilha. Muita gente compra BMW, Mercedes e Audi pela marca, sem perceber no que se estão a meter. Isso não é novidade.
 

João Prates

Archie Bunker
Vamos estar de acordo em discordar?
Claro que sim, são opiniões!

Mas agora fiquei curioso, em qual dessas publicações é que é dito que o infotainment da BMW bate o sistema da Tesla? Ou percebi mal?
E finalmente, já mexeste num sistema da Tesla? Já alguém te fez uma demo daquilo?

Muita gente compra BMW, Mercedes e Audi pela marca
E a imagem de marca vem de onde?
90% do que a imprensa diz, ou estou a ver mal?
 
Top Inferior