Bem vindo Novo Yaris

Certamente falo por todos quando refiro que já chega de 2020 e que estamos fartos de más noticias.
O raio do ano ainda não tinha chegado a meio e já estávamos fartos de desgraças, Covid19, incêndios descontrolados na Austrália, explosões gigantes, cheias, vulcões, pragas... enfim será que 2020 não nos iria trazer nada de bom...

Pois bem, nada temam o NOVO Yaris chegou.

1604273732736.png



Perguntam-se porque raios está o Serrano a usar CAPS? Pois bem amigos estamos verdadeiramente perante um carro novo e não um simples restyle.

O Novo Yaris está “crescido” mais musculado e com visual mais agressivo.

1604273747885.png


1604273763343.png


1604273767883.png



É verdade que gostos não se discutem, mas Gosto do look!

O Novo Yaris é na verdade a primeira aplicação da nova plataforma GA-B desenvolvida pela Toyota para um novo conceito de design compacto, versatilidade e tudo isto sem perder o prazer de condução ou colocar em risco a segurança dos seus ocupantes.

1604273777487.png


O interior também sofreu mudanças, e é notório que o Condutor é o centro de tudo nesta nova geração.

A nova plataforma permite uma excelente visibilidade e uma posição de condução pensada não só no conforto, mas também na ergonomia. É o chamado 'mãos no volante, olhos na estrada'.

1604273789387.png


1604273808715.png



Entre outros “goodies” o Novo Yaris vem equipado com um Heads Up Display, certamente não é conhecido por todos, mas quem tem reconhece a enorme mais valia desta feature.

1604273820597.png


E não podia deixar de referir isto, finalmente a Toyota decidiu equipar o seu sistema de infotenimento de 10’’ com a funcionalidade Android Auto.

1604273842967.png




O novo chassis ficaria incompleto se não recebesse uma nova mecânica, e também aqui a Toyota não desiludiu.

A Toyota dotou o Novo Yaris de uma Nova motorização híbrida (4ª geração), embora mantendo a mesma cilindrada do modelo anterior (1.5cc) o novo sistema debita 116 cavalos de potência combinada (incremento de 15% quando comparado com a potência combinada do modelo anterior).

Calma, não parem de ler o tópico aqui, por favor não tomem conclusões precipitadas!

Este novo modelo teve direito a um aumento de potência (certamente irá deixar muitos fumarentos para trás nos semáforos da vossa cidade) mas este aumento não acarretou aumento de consumo ou de emissões.

A Toyota anuncia um consumo médio homologado (em ciclo WLTP) de 3.8 lt/100
e 87 g/km
de emissões de CO2.

Ou seja em termos globais o novo Yaris é pelo menos 20% mais eficiente que o seu antecessor.

1604273894105.png



A título de curiosidade a Toyota anuncia que este novo bloco atinge 40% de eficiência térmica igualando o seu irmão mais velho Prius. Muito bem Toyota Parabéns…

Claro que para se atingirem estes valores este “pequenote” teve que crescer e recebeu alguns upgrades, como por exemplo:

- Nova caixa (“de velocidades” híbrida 9% mais compacta e mais eficiente
- Nova da bateria de tração com tecnologia de iões de lítio, 27% mais leve e mais potente que a de Nimh usada na geração anterior.


Entrando no capítulo da segurança uma vez mais a Toyota surpreende e projeta o Novo Yaris como o carro compacto mais seguro do mundo, instalando para tal uma serie de sistemas de segurança ativa e passiva pouco usuais no segmento.

Equipado com a segunda geração do já conhecido sistema Toyota Safety Sense (TSS) este Novo Yaris inclui de serie entre outros os seguintes sistemas de segurança ativa:

- Sistema de Pré-colisão com funções alargadas
- deteção diurna e noturna de peões;
- deteção diurna de ciclistas;
- assistência de intersecção na mudança de direção;
- assistência de intersecção na aproximação de peões.
- Luzes máximos com controlo automático;
- Reconhecimento de sinais de transito;
- Cruise Control Adaptativo Inteligente
- Aviso de saída de Faixa de Rodagem com assistência na direção…



Outro destaque para o pioneiro sistema de airbags central dianteiro que ajuda na proteção dos ocupantes em caso de embate lateral.




Em suma, estamos perante um carro que recebeu um merecido upgrade, trazendo uma lufada de ar fresco ao segmento dos carros compactos.

Looking forward to see it live...

 
As restrições impostas pelo Covid19 limitaram o contacto direito (para já) com o Novo Yaris.
No entanto, e enquanto aguardamos pela possibilidade de test drive vamos fazendo gosto com o que a internet nos vai providenciando..

 

Ricardo Pereira

THE Bus Driver
Para quem ainda não viu um review em português ao novo Toyota Yaris aqui fica um.
Foi a primeira vez que vi um vídeo deste canal.
O profissionalismo e conhecimentos do apresentador vale o que vale, cada um que opine.
Eu acho que tanto as revistas como os programas de automóveis dão mais importância à dinâmica e à velocidade do que ao consumo e conforto por exemplo mas isto é a minha opinião.
Gostei muito de ver o interior do novo Yaris. Espero que tenha muito sucesso.
 
Última edição:

Luis Neves

Moderator
Eu acho que tanto as revistas como os programas de automóveis dão mais importância à dinâmica e à velocidade do que ao consumu e conforto por exemplo mas isto é a minha opinião.

Não é opinião, é um facto...os carros são ensaiados como se se destinasses a andar em pistas de corrida, e os aspetos práticos, conforto e consumos em uso normal são praticamente ignorados.
 
Top Inferior