Aumento de SoC após estacionamento

João Prates

Moderator
CKL
Ora bem, venho aqui a propósito de alguns posts do @Léo Grova no diário de bordo do seu Prius 4G PHV como este, para solicitar mais dados.

Pergunto portanto quais os parâmetros do teste que devo ter em atenção para tentar repetir a ocorrência.

Entre eles gostava de saber:
O carro acabou de descer da autonomia EV para HV imediatamente antes de ser estacionado ou gastou mais SoC após transição?
Quando a viatura foi desligada o A/C estava ON ou OFF?
O circuito de refrigeração do MCI e catalizador já estavam quentes quando foi desligado, i.e. o carro já circulava novamente em EV mesmo estando em modo HV?
Quanto tempo decorreu até a viatura ser novamente ligada?

Se te lembrares de mais algum dado importante avisa e reporta-o por favor.

Gostava de tentar reproduzir o cenário reportado, gravando o status do carro com o meu OBDLink LX e HybridAssistant.

Léo Grova

Active member
Ora então vamos lá:

A primeira vez que detectei isto, esta a terminar o estacionamento; tinha esgotado o SoC; tinha o ac ligado ( sempre, em modo eco, apenas condutor e temperaturas semlre sem grande variação para o exterior - por exemplo - se "lá fora" estiver 28 graus, o meu ac estará entre os 23/24graus ) e o carro ligou o mci. Eu esperei pelo fim do ciclo para desligar o carro.
Por sistema, imediatamente antes de desligar o carro, desligo o ac.
Tinha acabado uma viagem completamente em modo ev.

Esta ocorrência de fim de semana foi ainda mais estranha - circulava há aproximadamente 10kms em modo ev, após mais de 240km hv; o SoC esgotou e o carro entrou em modo híbrido, mas, como circulava devagar, dentro da localidade, plano, noite e calor, o carro manteve-se sem ligar o mci; ou seja, estava em modo HV mas a circular em ev. E assim o desliguei à noite.
De manhã,ao ligar o carro, tinha 3% de SoC. Fui em modo EV até ao PCN carregar - a 600m de casa aproximadamente. Não tinha levado o EVSE, queria experimentar o PCN e o seu pagamento.

Poderia a bateria de tração estar quente, originando a ativação do ventilador, sendo que o CB iria indicar menor autonomia?
Depois por uma descida da temperatura exterior ou sombreamento o ventilador ter desligado antecipadamente e o CB ter recalculado ao voltar a ligar o carro?

Léo Grova

Active member
Pode ser.
Eu não tenho conhecimentos para aprofundar esta questão.
Tenho uma ideia , mas que poderá estar completamente errada - desconfio que a temperatura per si condiciona a leitura de SoC.

Top Inferior