Alteração de química da bateria de tração em viaturas com NiMH

Nuno Cardoso

Well-known member
Boas tardes,

Ontem deparei-me com este vídeo:

Fiquei em parte surpreso por nos EUA uma empresa estar a começar a criar módulos com química LiFePO4 para substituir os módulos de NiMH nos modelos híbridos da Toyota. A ideia parece-me boa na medida em que seria um upgrade para viaturas que ainda têm muito para andar mas as suas baterias de tração estão nas lonas. Aparentemente clamam que conseguem aumentar a autonomia em modo EV (para cerca de 3 milhas quase 5km), reduzindo ainda mais desta forma o consumo. Pelo site já verifiquei que comercializam para Prius 1G, 2G, 3G e 4G, Auris, Lexus CT 200h, C-HR, entre outros.

Por outro lado fico a pensar se será boa ideia. Será que os componentes elétricos (inversor e motores) não irão sofrer mais desgaste uma vez que poderão estar em maior esforço devido a estarem a funcionar mais tempo? Imagino que cada módulo tenha uma BMS para equalizar as cargas mas não consegui encontrar informação, caso contrário a degradação dos módulos vão ser rápidos. E a necessidade de arrefecimento e aquecimento da bateria passa a ser completamente diferente, ou estarei errado?

Outra coisa que me preocupou foi a maneira como o sujeito tratou a bateria durante o processo de montagem e desmontagem. Tanto facilitanço sujeito a dar mau resultado, uma eletrocussãozinha...

De qualquer das formas chamou a atenção a ideia.

Telmo Salgado

Moderator
Quando puder vejo o vídeo, agora estou fora de casa...
A utilização de bateria de Li em vez da original deveria permitir o carregamento externo, isso era de valor.

os componentes elétricos (inversor e motores) não irão sofrer mais desgaste uma vez que poderão estar em maior esforço devido a estarem a funcionar mais tempo

Eles funcionam sempre, mesmo quando não temos uso de bateria. E de notar que o MCI irá entrar muitas vezes no dia-a-dia, porque o desenho da lógica da ECU principal irá fazer uso dele para complementar a bateria. Nunca andará em modo EV acima de 20kw, digo eu.

João Prates

Archie Bunker
Nunca em carro algum de marca alguma eu fazia uma substituição de algo tão fulcral como a bateria de tração por algo que não fosse de origem, mas cada um sabe de si.

Gosto sempre de ver a engenhosidade destes tipos, com o descanso de saber que não estão a mexer no meu carro! :LOL:

Top Inferior