ABC da corrente elétrica

• Iniciador de Tópicos Deleted member 66
  • Data de início
D

Deleted member 66

Guest
Este vídeo é sobre as grandezas e unidades usadas na mobilidade elétrica, incluindo tensão, corrente, potência e energia.

AVISO DA MODERAÇÃO: Alertamos para a existência de erros técnicos graves no vídeo acima, da responsabilidade do autor/membro

Última edição por um moderador:

João Prates

Archie Bunker
@Pedro Lopes não vejo nada que não tenha sido já abordado em fórum próprio, e com muito maior detalhe, mas vou deixar ficar pese embora seja redundante.

O que não vou deixar ficar é o post no local onde foi deixado, uma vez que temos como referi área própria para debater este tema, onde por sinal não o tinhas feito até agora.

Agora, mais importante de tudo, não posso deixar de referir a falta de rigor técnico do vídeo, com um erro clamoroso que me deixou de queixo caído, o gráfico da corrente AC!!!

Desde quando a intensidade de corrente oscila na corrente alterna??? O que varia no tempo é a voltagem!!! Se não percebes de um tema não o queiras ensinar, é elementar!!!
Se por um lado é de louvar a iniciativa de querer partilhar e explicar, é por outro lado grave querer ensinar algo que claramente não se domina.

Tinhas posts neste fórum com todas as unidades de medida que tentaste abordar, alguns deles até com contributos muito válidos de terceiros, e nunca comentaste 1 que fosse, zero.
Agora vens com este vídeo tentar explicar (e mal) o que já estava explicado, fico sem palavras, parece que agora não sabes dialogar, não sabes participar nas discussões, seja o que for que faças tem de vir sempre com um vídeo!?!?

Já cansa sinceramente, a mim já cansa, a Ecomove não é uma plataforma de promoção do teu canal Youtube, desculpa lá, mas é o que estás a fazer.
Não participas, não discutes, não opinas, cada post teu aqui é sempre um post para promover um novo vídeo do teu canal.... epá chega, desculpa, chega.

Quem te quiser seguir no canal segue, faz subscribe, não precisa deste cross-posting.
Sorry, mas já é demais.

EDIT: Quando vi o gráfico da corrente AC caí da cadeira, e parei de ver, não sei se até ao fim aparecem mais barbaridades do mesmo calibre, fica o aviso aqui e no post original.

Última edição:
D

Deleted member 66

Guest
Desde quando a intensidade de corrente oscila na corrente alterna???
A intensidade de corrente oscila sim senhor, à medida que a tensão também oscila. Só que para efeitos práticos, se fala no valor eficaz, tanto de tensão como de intensidade de corrente.
Qualquer manual escolar sobre eletrotecnia tem estes princípios e a minha formação é em eletrotecnia.

Telmo Salgado

Moderator
Sim, oscila, em fase com a tensão, se a carga for resistiva. Se houver capacitância ou indutância, afasta-se da fase de um ângulo "fi". Do que me recordo.

João Prates

Archie Bunker
A intensidade de corrente oscila sim senhor, à medida que a tensão também oscila.
A corrente oscila porque a tensão oscila, e não o inverso, tens razão ao dizer que I oscila, e por consequência o gráfico acaba por ficar correto, embora deturpes a origem.
Nunca vi ninguém explicar que a temperatura é zero graus quando a água congela, normalmente explica-se que a água congela aos 0º (ao nível do mar bla bla bla).

O que me importa é que a corrente é gerada pela diferença de potencial, e não o oposto, portanto o que tem de ser mencionado como base ou fonte da AC é a tensão.
Todas as explicações teóricas elementares de corrente alterna explicam o funcionamento através da curva de tensão, e nunca pela corrente, é assim que faz sentido ser ensinado.

E sim, estava tão danado com mais uma publicidade tua a mais um vídeo teu que nem olhei como deve ser para o problema e nem considerei que o gráfico acabava por estar correto, tenho por hábito reconhecer os meus erros, e faço-o aqui publicamente e com a mesma medida, para que nada fique desequilibrado.

A minha resposta ao teu post pode ter sido também ela uma barbaridade em si mesma, mas tal é consequência direta do teu comportamento recente (últimos meses) nesta comunidade, tenho de o referir, porque tudo tem um motivo, uma origem.

Se olharmos para o histórico dos teus posts desde que criaste o teu canal no YouTube não se tem visto participação alguma, apenas referências umas atrás de outras aos teus vídeos, e isso tem-nos desgastado. É raro escreveres mais de uma linha, é raro participares de um debate, é raro contribuíres seja com o que for, excepto com vídeos do teu canal.

A primeira coisa que me ocorreu foi "oh não, lá vem ele com mais um vídeo", e a partir daí já ia de mente (des)feita, e acabei eu por fazer figura, acontece, há que aprender com isso.

Curiosamente temos visto e até alguns de nós acompanhado a forma apaixonada com que escreves e levantas questões noutras redes sociais, sobre temas que tinham todo o sentido em ser também discutidas aqui na Ecomove. Tu tens todo o direito do mundo, como temos todos, a escolher as redes sociais onde participas e quais aquelas a que dedicas o teu tempo e onde escreves, nota bem! Apenas não sabemos porque motivo optas por não o fazer aqui - aqui optas por fazer da Ecomove uma espécie de mural de vídeos do teu canal.

Portanto em resumo, peço desculpas por ter reagido sem pensar duas vezes que embora o gráfico fugisse do tradicional, acabava por estar correto, mas mantenho que não podemos continuar a aceitar que os teus posts se resumam a posts de vídeos do teu canal uns atrás dos outros, lamento.

Quanto ao teu pedido de saída do fórum com a eliminação do utilizador e dos teus posts, tenho a informar que de acordo com as regras da casa, que estão disponíveis desde sempre para consulta, os teus dados pessoais como a conta de utilizador serão prontamente eliminados, mas os conteúdos não. Os conteúdos são anonimizados, mas ficam, não se apagam conteúdos do site.

Estas regras para info estão de acordo com o RGPD e foram sancionadas pela CNPD em pedidos de esclarecimentos anteriores por parte de outros membros a essa Comissão.

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Certíssimo, o que define a corrente contínua é esta fluir sempre no mesmo sentido, não é ser corrente constante.

Aliás as famosas e tão importantes "curvas de carregamento" dos BEV em carregamentos rápidos DC reflectem precisamente isso, a variação da corrente ao longo do carregamento.

Nuno Cardoso

Well-known member
Não querendo bater mais no ceguinho, mas frequentei recentemente um Ciclo de formação de Eletricidade e Automação Industrial no Cenfim do Porto e tive um formador que se ouvisse a maneira como eram ditas as unidades estava logo a cair em cima. Afirmava sempre "As unidades não têm plural, são 5 ampere e não 5 amperes".

João Prates

Archie Bunker
É melhor deixar-mos cair o tema, porque a pedido do próprio a sua conta foi eliminada, e portanto já cá não está para se poder defender ou argumentar.

FIca a nota de pesar pelo sucedido, porque era um membro já veterano, do tempo do Prius-PT.com, com muita participação e imensos posts do maior interesse, que não se sabe bem porquê foram desaparecendo, especialmente a partir do momento em que comprou um Tesla, e para muita pena nossa desde que começou o canal do YouTube algo fez ali click e de repente deixou de ser o membro que tanto valorizávamos, e passou a ser alguém que só aparecia para postar vídeos do seu canal.

Lamentamos todos o rumo deste percurso, especialmente na equipa de moderação que já o conhecíamos há imensos anos, e muito especialmente lamentamos este final infeliz.
Saiu por vontade própria, da mesma foram que entrou por vontade própria. Resta-nos desejar-lhe sucesso e muitos e felizes kms feitos a bordo do seu Model 3.

Peço que deixem de criticar ou tecer comentários sobre o seu último vídeo, que sinceramente, depois de tudo, é o que menos importância tem no meio de tudo o resto. 😢

Top Inferior