A influência de pneus e rodas na autonomia dos BEV

Telmo Salgado

Moderator
Ok, aqui é o momento de fazer a reflexão das escolhas que os construtores fazem...

A recent Road & Track test showed that sticky performance tires reduced the range of a Volkswagen e-Golf by nearly 20%—leading one to wonder whether they're worth the handling improvement.

The magazine swapped the VW's stock 16-inch aero wheels and Bridgestone Ecopia EP422 tires for 18-inch wheels (with a less aerodynamic design) and Michelin Pilot Sport 4S tires.

Os resultados são uma redução muito notória da autonomia! Neste caso da ordem dos 20%!

William Esteves

Moderator
Acho o valor demasiado alto...

(assim, com umas jantes de 15", o Big Foot gastava menos que o Ioniq? :) )

Penso que não seria assim tão linear... A desmultiplicação do eGolf está calculada para 15", da mesma forma que a Tesla usa tipicamente valores mais elevados e ajusta com a maior jante...

O problema do teste não está tanto no pneu mas sim da jante, altera completamente os cálculos...

Posso procurar amanhã, mas assim de cabeça e se a memória não me falha (muito), alterar de pneu A para C são 5 ou 6% de perda de eficiência.

Telmo Salgado

Moderator
Recordem que a largura dos pneus faz também diferença, que penaliza resistência ao avanço de duas formas (rolling e aerodinâmica)...
Mas também o peso e momento de inércia das jantes, que absorvem maior energia nos ciclos de aceleração/travagem, logo maior dissipação, e neste caso com aerodinâmica piorada também.

Os cálculos de autonomia não podem ficar falseados pelo maior ou menor dîâmetro final das rodas empregues, isso seria um teste de conclusões erróneas.

Telmo Salgado

Moderator

João Prates

Archie Bunker
Isto no mundo dos EVs é só desgraças... no mundos (plural intencional) dos ICE, HV e PHV as coisas não são nada assim!

Ainda me lembro quando troquei uns pneus de plástico do meu Almera por uns super aderentes P7000 o consumo de gasolina até desceu e tudo... nos ICE nada disto acontece!

É de facto muito estranho, nunca visto, pneus de maior aderência fazerem aumentar consumos... só mesmo nos carros a pilhas...

:devilish:

Top Inferior