A eletrificação - troca do tradicional pelo híbrido - e o seu papel na redução de emissões

Nuno Cardoso

Active member
Corolla PHEV nem que fosse só na versão carrinha e/ou sedan era espetacular.

João Prates

Archie Bunker
O que mais me surpreendeu foi ler que a marca que é a raínha dos híbridos vende apenas cerca de metade de viaturas HSD na Europa, ou 65% se contarmos apenas com o Oeste.

Não me parece que seja grande feito, e como referes e bem sem maior oferta PHV e BEV não vão sobreviver neste mercado, tiveram mais de 20 anos e não passam disto.

Telmo Salgado

Moderator
As "apostas" e objetivos da Kia foram apresentados, e não deixam para dúvidas que na sua ótica estão previstos os carros puros térmicos como a maioria das vendas da Kia mesmo em 2030:

cito:

2030: 4.052 million
  • BEVs: 877,000 (21.6% share)
  • PHEVs: 48,000 (1.2% share)
  • HEVs: 676,000 (16.7% share)
  • ICEs: 2,451,000 (60% share)

Não entendo como, depois de estarem com produtos híbridos e plug-in na sua gama, se continua a investir na produção de puros térmicos sabendo que serão sempre a opção com maior impacto ambiental.

Carlos Costa

Moderator
Não entendo como, depois de estarem com produtos híbridos e plug-in na sua gama, se continua a investir na produção de puros térmicos sabendo que serão sempre a opção com maior impacto ambiental.
Segundo as previsões da Kia, somente em 2026 atingirão o patamar do meio milhão de BEV's vendidos, patamar esse que a Tesla atingiu em 2020. Só não vendem mais BEV's porque não querem ou não conseguem produzir. Em 2026 a VW é bem capaz de vender meio milhão de unidades em poucas semanas...

Luis Neves

Moderator
Em 2020, foi um bom resultado cumprirem os limites de emissões praticamente sem oferta PHV e nenhuma EV. Mas os limites não vão demorar 10 anos a baixar de novo, e a margem para baixar apenas com HV´s já é pequena.

É um pouco o que temos comentado aqui, o passado é muito bom mas o futuro já está a ficar atrasado.

João Prates

Archie Bunker
Desconfio que não leste bem o que o @Telmo Salgado escreveu:
2030: 4.052 million
  • BEVs: 877,000 (21.6% share)
  • PHEVs: 48,000 (1.2% share)
  • HEVs: 676,000 (16.7% share)
  • ICEs: 2,451,000 (60% share)

Repara, ninguém está a dizer que 60% são carros com ICE, porque isso era incluir as últimas 3 linhas... e isso vão ser quase 80%!!!
O que está na tabela acima é que 60% nem sequer híbridos são!

Isto para mim é inadmissível hoje, quanto mais em 2030.

Telmo Salgado

Moderator
Talvez a Toyota tenha vindo à baila, porque tendencialmente lidera a progressão de HV a nível mundial.
De facto, não deve chegar a 20%, mas está perto desse valor, em 2020. Aguardemos.

Edit: 22%.

O caso da Hyundai/Kia é importante observar pois compreende uma boa fatia de vendas, é um grande grupo. No caso em apreço, foi só a Kia que se soube, mas todos os modelos são "gemelizados".

Em teoria, e se calhar na prática, todos os MCI puros deveriam ser substituídos por HV, e eu acharia que seria o objetivo dos grupos automóveis. Estou totalmente errado, ao que vou vendo. A vw e a Stellantis focam BEV como futuro, mas pouco falam dos MCI, temo que sejam como a Kia/Hyundai.

Última edição:

João Prates

Archie Bunker
Ainda não vi os números totais de 2020, mas as vendas dos HVs Toyota não devem chegar a 20% do total de vendas.
E isto só mostra o quão díspare são os universos auto dos vários mercados.
Andamos nós aqui a fazer força pelos BEV e alternativas similares, e ainda nem 20% de HVs temos numa tecnologia com mais de 20 anos, quanto mais tech mais recente... :cry:

João Prates

Archie Bunker
Referia-me à Europa, onde deve ter andado por 50% se não mais.

Já tinha respondido a isto aqui mesmo nesta thread:

O que mais me surpreendeu foi ler que a marca que é a raínha dos híbridos vende apenas cerca de metade de viaturas HSD na Europa, ou 65% se contarmos apenas com o Oeste.

Não me parece que seja grande feito, e como referes e bem sem maior oferta PHV e BEV não vão sobreviver neste mercado, tiveram mais de 20 anos e não passam disto.

Com base neste post também deste tópico:

Telmo Salgado

Moderator
Nos EUA o estado atual ainda merece atenção em termos de transição tradicional->híbrido:

Além do Model 3, os híbridos Toyota Prius, Corolla e Camry mereceram escolha "Green Choice Label".

Telmo Salgado

Moderator
Mais um construtor que admite continuar os MCI:

A questão que eu levanto é sempre a mesma. Se não forem melhorados os seus consumos e emissões, temos aqui um pé na poça.

Top Inferior