2022 Lexus NX (350h / 450h+)

William Esteves

Not Shakespeare
Devido a um "lapso" na empresa que criou a publicidade, ficou-se a saber como será o novo NX:


Entretanto e com alguma pesquisa ficamos a saber que tipo de motorização aí vem, e se o 2.5L HSD presente no RAV4 corresponde ao ES300h, que motorização será a do 350h? A resposta poderá estar no Highlander:

image.png


image.png


image.png


E as novidades são profundas! É expectável que apesar do aumento da tara do NX face ao RAV4, o Lexus provavelmente terá melhores prestações com o mesmo (ou menor) consumo!

Resumidamente:
  • Melhoramento na combustão do MCI gera mais 8kW e 16Nm, enquanto mantém 41% de eficiência térmica;
  • Face ao 300h do ES300h temos:
    • 22% mais binário;
    • 18% mais energia na bateria de tração.

Possivelmente a diferenciação Toyota vs Lexus vai levar a que enquanto o Highlander usa pack de NiMh com 288V, o NX irá usar LiOn possivelmente com 266V ou 296V.
Relembro que o ES já usa em alguns mercados o pack de LiOn.

Outro ponto de análise a esta nova motorização 350h é pelo binário no eixo do sistema (sem contar com as perdas na transmissão):

  • 350h, 4535Nm
  • RX350 (2GR-FKS), 6300Nm em 1a mudança e 3650Nm em 2a mudança
  • NX300 (8AR-FTS), 4750Nm em 1a mudança e 2740Nm em 2a mudança.

Como habitualmente a Lexus utiliza nos híbridos um fator de 70% face ao valor numérico, é expectável que o NX350h tenha cerca de 245cv.

Face ao NX450h+, deverá ser a linha motriz utilizada no RAV4 PHV... Ainda não detetei, para já, o que poderá diferir face ao Toyota.
 
Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
A questão do motor térmico importa porque é usado nas alturas que o PHV está fora de carga.
Já vimos aqui ao lado no Tucson, que o 1.6 turbo escolhido é mais guloso que um hipotético Atkinson como usaram no Ioniq.
 
Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Última edição:

Telmo Salgado

Moderator
Bom dia!

Finalmente o primeiro PHEV da Lexus, o NX já terá esta motorização na gama!

004.jpg


PLUG-IN HYBRID SYSTEM

The plug-in hybrid system used in the PHEV version of the NX is equipped with a thermally-efficient 2.5-liter inline-four engine, a high-capacity, high-output lithium-ion battery, and front and rear motors. The lithium-ion battery has an impressive power output of 18.1 kilowatt-hour (kWh), providing a class-leading EV range and power for daily driving.


Eis as motorizações eletrificadas:

  • 2.5-liter PHEV e-FOUR (A25A-FXS + THS II Plug-in + Rear motor)
  • 2.5-liter PHEV FF (A25A-FXS +THS II Plug-in)*1
Lexus' first PHEV features AWD (E-FOUR) with constantly variable front-to-rear torque distribution between 100:0 and 20:80 percent modes. The high-capacity lithium-ion battery is placed under the floor to lower the center of gravity and help enhance handling and the overall driving experience.

  • 2.5-liter HEV e-FOUR (A25A-FXS + THS II + Rear motor)
  • 2.5-liter HEV FF (A25A-FXS +THS II)

*1China only

002.jpg



Aparentemente são as especificações que já conhecemos do Toyota RAV4 PHV, bem como a plataforma, o que são boas notícias em termos de autonomia EV e consumo da motorização.

Na apresentação também se referiram a um novo modelo que (tudo indica!) seja a novidade mais esperada, um elétrico de raiz. A eletrificação é imparável, com a redução do impacto ambiental necessária.
 

João Prates

Archie Bunker
Fonte:

Finalmente o raio do touch pad para navegar no infotainment desapareceu!!!
Um touch screen minimamente decente finalmente! Hurray!!!!!

downloadfile.php
 

William Esteves

Not Shakespeare
Esse é o superior, extra, mas mesmo o novo standard é diferente, com cerca de 10 polegadas.

Este novo sistema tem um CPU 3.6x superior, tem ligação à Cloud, permite Car Play sem fios (finalmente) e o ecrã tem um processo de produção diferente e é aplicado diretamente ao ecrã para diminuir os reflexos do sol.

É possível aceder de forma nativa ao Google Maps e Spotify.

A ligação à Cloud é importante para a eletrificação total, para conseguir fornecer um sistema de navegação similar à Tesla mas com postos públicos.
Este futuro software, aliado ao cartão de carregamento Lexus (com aplicabilidade a nível Europeu) que já aqui foi falado, ajudará a melhorar e a retirar preocupações.
Isto vai em linha com a experiência que a Lexus pretende oferecer.

Esta nova versão do NX deverá equipar com estratégia híbrida baseada em GPS, ou seja, conforme o carro reconhece os percursos e estilo de condução habituais, irá “forçar” o uso do MCI ou do modo EV (se por exemplo houver, de seguida, uma descida) para melhorar o consumo... Um género de hipermiling “automático”.
 

William Esteves

Not Shakespeare
Possivelmente a diferenciação Toyota vs Lexus vai levar a que enquanto o Highlander usa pack de NiMh com 288V, o NX irá usar LiOn possivelmente com 266V ou 296V.

Confirma :)

image.png


O Lexus NX350h utiliza LiOn em 70s1p, ao contrário do Highlander que utiliza NiMh em 240s1p.

Desta forma, a potência do sistema fica entre o RAV4 HV e o Highlander HV, e apesar da maior dimensão face ao RAV4, deverá conseguir o mesmo ou melhor consumo.
 

Telmo Salgado

Moderator
Apresentação oficial do 450+, o primeiro PHEV da Lexus para breve, a nível mundial aqui está:

 
O rx450h sempre foi um carro que me agradou :love:... ainda mais depois de certas e determinadas pessoas terem aparecido no encontro do Prius PT na Lourinhã com um...
Como castigo esse individuo perdeu a prova de consumos e aqui o Serrano trouxe o trofeu para casa :)
 

William Esteves

Not Shakespeare
Mais detalhes no Dynamic Press Launch:

PressKit English - Lexus NX 450h+ and 350h

Fonte:
 
Top Inferior